Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Alimentação 24 V 6A para 12v e 5 V


Xsjado

Posts recomendados

Boas pessoal, 

 

Estou com um problema que não estou a ver como solucionar, tenho uma fonte de 24V DC 6A , e quero passar esses 24V para 12 V e para 5 V sem perder corrente , se usar um 7805 ou um 7812 fico limitado a 1A , ja pensei usar um 555 e um pwm mas também não pode ser porque vou ligar por exemplo um raspberry e ele precisa dos 5 V estáveis e não com os cortes que o PWM faz. Sei que vão dizer que não preciso de 6 A para o raspberry mas entre isso vou ligar outras coisas um lcd DSI e vou mesmo usar os 6 A talvez menos mas pouco menos. 

Tenho algumas limitaçoes a nivel de componentes pois estou em Angola e cá tudo e de difícil acesso .

Aguardo ideias obrigado.

 

Cumprimentos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Boa noite, eu já tentei com o pwm usando um 555 com um potenciómetro variando o dutycycle , e funciona, tenho é o problema da tensão ir a 0 que em alguns equipamentos os baralha, um motor DC uma lâmpada o pwm funciona bem , agora num equipamento electrónico tipo câmara IP ela não responde bem.pois cá só encontro lm317 que só aceita 1,5 A :(.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Xsjado disse:

 Boa noite, eu já tentei com o pwm usando um 555 com um potenciómetro variando o dutycycle , e funciona, tenho é o problema da tensão ir a 0 que em alguns equipamentos os baralha, um motor DC uma lâmpada o pwm funciona bem , agora num equipamento electrónico tipo câmara IP ela não responde bem.pois cá só encontro lm317 que só aceita 1,5 A :(.

Se tratando de circuitos lineares, você pode usar o LM317, 7805 ou 7812 + algum transistor de potência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Compense sua falta de recursos com alguma criatividade. P.ex. considere um regulador chaveado com transistor

Tipo este...

regulador.png

Pra maiores correntes, usa outros componentes

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2943.0

aponta pra este

http://www.romanblack.com/smps/smps.htm

abç

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada Isadora Ferraz e mesmo esse tipo de solução que estava atrás, não menosprezando o resto das pessoas que contribuíram Faller Sérgio Lembro e Mestre88 , percebi a vossa ajuda mas como referi a dificuldade de obtenção de componentes é imensa cá ao ponto de haver sítios que retiram componentes de placas avariadas para depois se vender rsrsrs.Claro Isabel terei de trocar esse transistor devido a corrente que quero usar mas sem problema .mais uma vez obrigado a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do circuito. 

Funciona perfeito: 

 

No gráfico azul esta os pulsos entre coletor e emissor. Quando os pulsos estão próximos a zero V é porque o transistor está ligado, conduzindo. Quando os pulsos estão em 30V é porque o transistor está desligado, sem conduzir.   

No gráfico verde é a tensão de saída: 

image.thumb.png.02b30fa5c1e7b9711a0ccc8b0577fee6.png

adicionado 51 minutos depois

Tem uma versão com mosfet:

https://hackaday.io/project/2145-smps-replacement-for-7805/log/36375-discrete-33v-buck-converter

 

A tensão de saída é determinada de V2 

O comparador pode ser usado um modelo mais comum do tipo LM393 ou similar. 

Dá até para usar Op-amp que seja rápido. 

Um mosfet de canal P muito comum é o IRF9540

Tem ainda o P15P12, o IRF9530N, e o IRF9640. 

 

O circuito ainda tem margem para modificações e melhorias.  

 

 

image.png.20be8606cf2897d7d368858d3eb14400.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boas estou mesmo com dificuldade em arranjar os componentes, 

 

me digam aonde estou a pensar mal, segundo os componentes que tenho , não posso usar um 555 para criar um PWM e a saída do pwm ligar a um mosfet e o mosfet e assim tenho uma redução da tensão e mantenho a corrente certo?

 

Cumprimentos 

adicionado 6 minutos depois

só que nesta solução quando ligo carga no mosfet , a tensão cai para 1V seja qual for a carga.Em vazio consigo por a sair 5,56V ligo a carga e desce para 1V .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não tiver realimentação pro sisteminha corrigir a tensão quando cai, ela cai mesmo pois fica semelhante a um simples resistor em série formando um divisor de tensão com a carga.

De fato (facto) um 555 não se presta muito bem a isso. Mas nada te impede de elaborar uma adaptaçãozinha qualquer... tipo com um optoacoplador ou algo do gênero. ...(foi só um vislumbre momentâneo)...

 

Publica teu circuito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar ajudar o amigo tentando desenvolver algo auto-oscilante com base neste artigo: 

http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2014/06/projeto-e-calculo-dos-indutores-de-uma.html

 

Mais simples não terá como ficar.

Vai ser praticamente um núcleo de ferrite e dois transistores. Resistores de sucata e coisas assim.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Xsjado disse:

Boas estou mesmo com dificuldade em arranjar os componentes, 

 

me digam aonde estou a pensar mal, segundo os componentes que tenho , não posso usar um 555 para criar um PWM e a saída do pwm ligar a um mosfet e o mosfet e assim tenho uma redução da tensão e mantenho a corrente certo?

 

Cumprimentos 

adicionado 6 minutos depois

só que nesta solução quando ligo carga no mosfet , a tensão cai para 1V seja qual for a carga.Em vazio consigo por a sair 5,56V ligo a carga e desce para 1V .

Logo se colocar um potenciômetro na saída e entregar o pino do meio ao pino 5 do 555 se consegue algum feedback para formar uma tensão de erro e manter a tensão de saída estável. 

adicionado 1 minuto depois

Foi outro vislumbre momentâneo que surgiu aqui, logo pode ser que fique invertido e tenha que inverter a saída do 555, agora de cabeça não consigo mentalizar se vai diminuir ou aumentar a tensão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

PWM%2520Controller-1.gif&key=488b3173429

Eu vislumbrei algo como um opto em série com o 10k. Mas acho que não dá muito certo.

 

Depois googlei imagens regulador chaveado com 555 e vi isso...

 

fonte.bmp

 

Num é lá grande coisa mas é algum norte...

 

Mas ainda acho que o circuito do França é bem bom...

 

Veja que só fica mais complicado.

Este trafo é tipo flyback. Tem que ser tipo flyback e isso só complica.

 

O outro conversor que você postou é realmente simples e funcional.

Talvez o criador do tópico tenha pensado que só funciona com aqueles transistores.

Funciona com uma variedade de transistores.

 

Esqueçam PWM puro sem passar por indutor, capacitor e diodo de roda livre.

Não funciona assim.

PWM não diminui a tensão. O multímetro pode até estar medindo 5v, mas os pulsos vão ser sempre de 24V. O multímetro mostra apenas o valor médio da tensão pulsante. Quando coloca lá no circuito a ser alimentado, o circuito terá capacitores que sempre se carregará com a amplitude máxima do pulso. 

 

Por Isso mesmo que o trafo tem que ser flyback. Pois trafos flyback funcionam da mesma forma que o indutor dos conversores buck. 

Ele armazena energia no núcleo na forma magnética. 

 

Trafos comuns, mais simples, não funcionam armazenando energia.

Se você fizer ele operar com armazenamento de energia, o núcleo satura e o transistor pode explodir, pois fica faltando o gap para evitar que o núcleo sature. 

Se usar ele como um trafo normal, pulsando o PWM, teria que ter uma bobina desmagnetizadora para não saturar.

Chamam estes trafos de Forward converter:

image.png.4e9f280e8dd0f6af4668c00045071684.png

 

 

D1 desmagnetiza..

Mas isso não resolve o problema completamente, pois se você não colocar L1 lá na saída, a tensão de saída seria apenas um PWM com amplitude máxima, sem muitas condições de estabilidade.  

adicionado 54 minutos depois

Vejam no link a seguir um exemplo de montagem.

Veja como ficou simples, barato e simples de fazer: 

https://github.com/WCP52/docs/wiki/Prototype-PSU 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...