Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Xsjado

Fonte Alimentação 24 V 6A para 12v e 5 V

Recommended Posts

Boas pessoal, 

Estou com um problema que não estou a ver como solucionar, tenho uma fonte de 24V DC 6A , e quero passar esses 24V para 12 V e para 5 V sem perder corrente , se usar um 7805 ou um 7812 fico limitado a 1A , ja pensei usar um 555 e um pwm mas também não pode ser porque vou ligar por exemplo um raspberry e ele precisa dos 5 V estáveis e não com os cortes que o PWM faz. Sei que vão dizer que não preciso de 6 A para o raspberry mas entre isso vou ligar outras coisas um lcd DSI e vou mesmo usar os 6 A talvez menos mas pouco menos. 

Tenho algumas limitaçoes a nivel de componentes pois estou em Angola e cá tudo e de difícil acesso .

Aguardo ideias obrigado.

Cumprimentos 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez consiga aí no seu comércio os módulos step-down. A vantagem deles é a eficiência, cerca de 95% Com o uso do LM7812 ou 7805 vai ter uma eficiência de 50% e 21%. Os mais comuns possuem capacidade para 3A e tem a tensão de saída ajustável.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite, eu já tentei com o pwm usando um 555 com um potenciómetro variando o dutycycle , e funciona, tenho é o problema da tensão ir a 0 que em alguns equipamentos os baralha, um motor DC uma lâmpada o pwm funciona bem , agora num equipamento electrónico tipo câmara IP ela não responde bem.pois cá só encontro lm317 que só aceita 1,5 A :(.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se trata de um PWM simples, por step-down entenda um circuito com indutor, te dá uma tensão regulada com ripple de poucos mV e excelente eficiência. Estou falando de circuitos como este:

images?q=tbn:ANd9GcRFtkEEM91yxxRRMabvUQv

WHOYi.jpg

Editado por Sérgio Lembo

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, Xsjado disse:

Boa noite, eu já tentei com o pwm usando um 555 com um potenciómetro variando o dutycycle , e funciona, tenho é o problema da tensão ir a 0 que em alguns equipamentos os baralha, um motor DC uma lâmpada o pwm funciona bem , agora num equipamento electrónico tipo câmara IP ela não responde bem.pois cá só encontro lm317 que só aceita 1,5 A :(.

Se tratando de circuitos lineares, você pode usar o LM317, 7805 ou 7812 + algum transistor de potência. 

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigada Isadora Ferraz e mesmo esse tipo de solução que estava atrás, não menosprezando o resto das pessoas que contribuíram Faller Sérgio Lembro e Mestre88 , percebi a vossa ajuda mas como referi a dificuldade de obtenção de componentes é imensa cá ao ponto de haver sítios que retiram componentes de placas avariadas para depois se vender rsrsrs.Claro Isabel terei de trocar esse transistor devido a corrente que quero usar mas sem problema .mais uma vez obrigado a todos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, Xsjado disse:

sítios que retiram componentes de placas avariadas para depois se vender

isso sim que é criatividade. :P

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei do circuito. 

Funciona perfeito: 

No gráfico azul esta os pulsos entre coletor e emissor. Quando os pulsos estão próximos a zero V é porque o transistor está ligado, conduzindo. Quando os pulsos estão em 30V é porque o transistor está desligado, sem conduzir.   

No gráfico verde é a tensão de saída: 

image.thumb.png.02b30fa5c1e7b9711a0ccc8b0577fee6.png

adicionado 51 minutos depois

Tem uma versão com mosfet:

https://hackaday.io/project/2145-smps-replacement-for-7805/log/36375-discrete-33v-buck-converter

A tensão de saída é determinada de V2 

O comparador pode ser usado um modelo mais comum do tipo LM393 ou similar. 

Dá até para usar Op-amp que seja rápido. 

Um mosfet de canal P muito comum é o IRF9540

Tem ainda o P15P12, o IRF9530N, e o IRF9640. 

O circuito ainda tem margem para modificações e melhorias.  

image.png.20be8606cf2897d7d368858d3eb14400.png

Editado por albert_emule

Compartilhar este post

Link para o post

Boas estou mesmo com dificuldade em arranjar os componentes, 

me digam aonde estou a pensar mal, segundo os componentes que tenho , não posso usar um 555 para criar um PWM e a saída do pwm ligar a um mosfet e o mosfet e assim tenho uma redução da tensão e mantenho a corrente certo?

Cumprimentos 

adicionado 6 minutos depois

só que nesta solução quando ligo carga no mosfet , a tensão cai para 1V seja qual for a carga.Em vazio consigo por a sair 5,56V ligo a carga e desce para 1V .

Compartilhar este post

Link para o post

Se não tiver realimentação pro sisteminha corrigir a tensão quando cai, ela cai mesmo pois fica semelhante a um simples resistor em série formando um divisor de tensão com a carga.

De fato (facto) um 555 não se presta muito bem a isso. Mas nada te impede de elaborar uma adaptaçãozinha qualquer... tipo com um optoacoplador ou algo do gênero. ...(foi só um vislumbre momentâneo)...

Publica teu circuito...

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar ajudar o amigo tentando desenvolver algo auto-oscilante com base neste artigo: 

http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2014/06/projeto-e-calculo-dos-indutores-de-uma.html

Mais simples não terá como ficar.

Vai ser praticamente um núcleo de ferrite e dois transistores. Resistores de sucata e coisas assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Reavaliando aqui, vi que não existe nada mais simples que isso.

O amigo não consegue componentes para este conversor? 

image.thumb.png.7678e7d30c6ccaf7a87f1fcfa3ebf9f5.png

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Xsjado disse:

Boas estou mesmo com dificuldade em arranjar os componentes, 

me digam aonde estou a pensar mal, segundo os componentes que tenho , não posso usar um 555 para criar um PWM e a saída do pwm ligar a um mosfet e o mosfet e assim tenho uma redução da tensão e mantenho a corrente certo?

Cumprimentos 

adicionado 6 minutos depois

só que nesta solução quando ligo carga no mosfet , a tensão cai para 1V seja qual for a carga.Em vazio consigo por a sair 5,56V ligo a carga e desce para 1V .

Logo se colocar um potenciômetro na saída e entregar o pino do meio ao pino 5 do 555 se consegue algum feedback para formar uma tensão de erro e manter a tensão de saída estável. 

adicionado 1 minuto depois

Foi outro vislumbre momentâneo que surgiu aqui, logo pode ser que fique invertido e tenha que inverter a saída do 555, agora de cabeça não consigo mentalizar se vai diminuir ou aumentar a tensão. 

Compartilhar este post

Link para o post

PWM%2520Controller-1.gif&key=488b3173429

Eu vislumbrei algo como um opto em série com o 10k. Mas acho que não dá muito certo.

Depois googlei imagens regulador chaveado com 555 e vi isso...

fonte.bmp

Num é lá grande coisa mas é algum norte...

Mas ainda acho que o circuito do França é bem bom...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

PWM%2520Controller-1.gif&key=488b3173429

Eu vislumbrei algo como um opto em série com o 10k. Mas acho que não dá muito certo.

Depois googlei imagens regulador chaveado com 555 e vi isso...

fonte.bmp

Num é lá grande coisa mas é algum norte...

Mas ainda acho que o circuito do França é bem bom...

Veja que só fica mais complicado.

Este trafo é tipo flyback. Tem que ser tipo flyback e isso só complica.

O outro conversor que você postou é realmente simples e funcional.

Talvez o criador do tópico tenha pensado que só funciona com aqueles transistores.

Funciona com uma variedade de transistores.

Esqueçam PWM puro sem passar por indutor, capacitor e diodo de roda livre.

Não funciona assim.

PWM não diminui a tensão. O multímetro pode até estar medindo 5v, mas os pulsos vão ser sempre de 24V. O multímetro mostra apenas o valor médio da tensão pulsante. Quando coloca lá no circuito a ser alimentado, o circuito terá capacitores que sempre se carregará com a amplitude máxima do pulso. 

Por Isso mesmo que o trafo tem que ser flyback. Pois trafos flyback funcionam da mesma forma que o indutor dos conversores buck. 

Ele armazena energia no núcleo na forma magnética. 

Trafos comuns, mais simples, não funcionam armazenando energia.

Se você fizer ele operar com armazenamento de energia, o núcleo satura e o transistor pode explodir, pois fica faltando o gap para evitar que o núcleo sature. 

Se usar ele como um trafo normal, pulsando o PWM, teria que ter uma bobina desmagnetizadora para não saturar.

Chamam estes trafos de Forward converter:

image.png.4e9f280e8dd0f6af4668c00045071684.png

D1 desmagnetiza..

Mas isso não resolve o problema completamente, pois se você não colocar L1 lá na saída, a tensão de saída seria apenas um PWM com amplitude máxima, sem muitas condições de estabilidade.  

adicionado 54 minutos depois

Vejam no link a seguir um exemplo de montagem.

Veja como ficou simples, barato e simples de fazer: 

https://github.com/WCP52/docs/wiki/Prototype-PSU 

Editado por albert_emule
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais