Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas da placa-mãe alta?


Posts recomendados

Bom dia! Alguém pode me informar qual temperatura mínima e máxima de trabalho para uma placa-mãe? 

Recentemente dei um "leve" upgrade no meu pc, estou adquirindo peças aos poucos, e notei  que a temperatura da minha placa-mãe em si aumentou uns 10 graus.

E ela é fixa nessa temperatura, o que me assustou... 

Os upgrades recentes foram uma fonte de 500w real e uma Gtx 650 2gb.

 

placa-mãe: H81M-E33 MSI 

 

Obrigado !

placa mae .jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@BrunioZ Guedes

 

Tenta verificar essa temperatura com outros programas ( HWMonitor, Speed Fan ) e até no setup do BIOS/UEFI que me parece haver erro.

Baixei o HWmonitor, está tudo certo? meu pc anda desligando automaticamente e eu não sei o porque...

z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunioZ Guedes

 

Que fonte é essa de 500W ?

 

Nos diz o que tem escrito ou tira uma foto da etiqueta dela porque pode não estar alimentando direito a paca de vídeo.

 

Parece que a tua nova placa de vídeo está causando esse aumento de temperatura na placa-mãe, talvez no chipset.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@BrunioZ Guedes

 

Que fonte é essa de 500W ?

 

Nos diz o que tem escrito ou tira uma foto da etiqueta dela porque pode não estar alimentando direito a paca de vídeo.

 

Parece que a tua nova placa de vídeo está causando esse aumento de temperatura na placa-mãe, talvez no chipset.

Esse aumento pode estar fazendo o desligamento do computador?

 

Essa fonte eu comprei numa loja de informática da região.

É uma Thermal Power Diablo TX 500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunioZ Guedes

 

Pode desligar o PC sim mas você foi aceitar uma fonte logo com esse nome ?

 

Essa fonte foi reprovada no teste pelo CdH

 

 

Essa tua fonte deve estar com dificuldade de alimentar a tua placa de vídeo e isso deve estar se refletindo no aquecimento do chipset da tua placa-mãe causando o desligamento por segurança.

 

Vê quais são as opções de outras fontes na loja onde comprou e tente trocar por outra melhor mas pesquise antes sobre ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique - RJ disse:

@BrunioZ Guedes

 

Pode desligar o PC sim mas você foi aceitar uma fonte logo com esse nome ?

 

Essa fonte foi reprovada no teste pelo CdH

 

 

Essa tua fonte deve estar com dificuldade de alimentar a tua placa de vídeo e isso deve estar se refletindo no aquecimento do chipset da tua placa-mãe causando o desligamento por segurança.

 

Vê quais são as opções de outras fontes na loja onde comprou e tente trocar por outra melhor mas pesquise antes sobre ela.

Será que realmente é ela o problema? Já tenho ela a um bom tempo, inclusive com a placa de vídeo em si, recentemente eu abri o pc pra tirar só o "grosso" da poeira, sem tirar o processador e etc, limpei as memorias, tirei a placa de vídeo e limpei também, limpei o gabinete em geral, como estava com pouco tempo, preferi não abrir o processador pra limpar, e depois que fechei o pc teve uns leves problemas com a placa de vídeo de não chegar a x16, e depois de uma limpeza no slot ela voltou ao normal. E agora vem com esse problema, as vezes to no meio de um jogo, que inclusive o FPS é muito bom, chega aos 145, do nada meu pc desliga. Mas se eu apertar no power de novo, ele liga normalmente, eu vou na bios da minha placa-mãe, pra verificar a temperatura, e está sempre abaixo dos 40. Essa temperatura acima de 100 graus, o que pode ser? Porque estou pra comprar um gabinete novo, maior e bem espaçoso, porque o meu atualmente está trepidando demais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunioZ Guedes

 

Tenta pelo menos arrumar uma outra fonte potente para testar e tirar isso a limpo. Com o pouco tempo de uso essa tua fonte atual pode ter se deteriorado devido á baixa qualidade dela.

 

Verifica se o plugue de alimentação da fonte está bem encaixado na placa de vídeo e reencaixa ele e testa o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique - RJ disse:

@BrunioZ Guedes

 

Tenta pelo menos arrumar uma outra fonte potente para testar e tirar isso a limpo. Com o pouco tempo de uso essa tua fonte atual pode ter se deteriorado devido á baixa qualidade dela.

 

Verifica se o plugue de alimentação da fonte está bem encaixado na placa de vídeo e reencaixa ele e testa o PC.

Ele ta bem encaixado sim, verifiquei ainda agora, ta tudo certinho, abri o pc tudo encaixado normal, tanto fonte, quanto memoria, placa de vídeo, o cooler do processador, tudo ok, tudo preso e "alimentado". Mas não sei porque está desligando, é aconselhável usar estabilizador? Porque antes com estabilizador eu não tinha esse problema do pc reiniciando, agora estou usando um filtro normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@BrunioZ Guedes

 

O pessoal aqui do fórum desaconselha o uso de estabilizadores mas faz um teste sem ele.

 

Não deixa de desencaixar e reencaixar o plugue que alimenta a placa de vídeo que vem da fonte.

O estabilizador da problema com a fonte? Porque atualmente estou usando um filtro de linha normal, antes quando usava o estabilizador em si ele não reiniciava, sabe me dizer qual é o problema da fonte com o estabilizador ? Ou pode me enviar o link da postagem ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunioZ Guedes

 

O problema do estabilizador com a fonte, dizem aqui no fórum, são o que chamam de taps, se me recordo bem, que é quando o estabilizador comuta a tensão tentando mantê-la dentro de uma faixa ( é quando ele fica fazendo aqueles " tlec tlec tlec " ). Mas não acredito que o teu estabilizador tenha danificado a fonte. É que parece que as fontes de hoje tendem a se deteriorar com o passar do tempo e pior em fontes de baixa qualidade mas isso é uma tendência acredito eu.

 

Faz o que te pedi, desencaixa o plugue da placa de vídeo que vem da fonte e reencaixa que pode ser um mal contato nele e volta a testar o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique - RJ disse:

@BrunioZ Guedes

 

O problema do estabilizador com a fonte, dizem aqui no fórum, são o que chamam de taps, se me recordo bem, que é quando o estabilizador comuta a tensão tentando mantê-la dentro de uma faixa ( é quando ele fica fazendo aqueles " tlec tlec tlec " ). Mas não acredito que o teu estabilizador tenha danificado a fonte. É que parece que as fontes de hoje tendem a se deteriorar com o passar do tempo e pior em fontes de baixa qualidade mas isso é uma tendência acredito eu.

 

Faz o que te pedi, desencaixa o plugue da placa de vídeo que vem da fonte e reencaixa que pode ser um mal contato nele e volta a testar o PC.

Fiz isso já, to com ele ligado aqui e até então não reiniciou mais, fui nas configurações da nvidia e restaurei padrão, com os comandos de energia e tal, só pra segurar até eu poder comprar outra fonte, porque no momento realmente não da pra abrir mão do gabinete, porque além de ser muito barulhento, ele em si está "empenado". Só que ainda não testei com jogos aberto, pra puxar mais desempenho ou algo do tipo

adicionado 1 minuto depois

@Henrique - RJ alguma dica para fonte, que não seja tão tão cara, e que tenha pelo menos 500w reais? que seja de boa qualidade é claro, porque essa pelo visto não é

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunioZ Guedes

 

Eu, no teu caso, não compraria outra fonte caso tenha resolvido o problema com esse simples reencaixe do plugue ( dinheiro não dá em árvore ).

 

Se está ruidoso tem que saber o que está causando isso se o cooler do processador ou o da fonte e tentar resolver sem gastar dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@BrunioZ Guedes

 

Eu, no teu caso, não compraria outra fonte caso tenha resolvido o problema com esse simples reencaixe do plugue ( dinheiro não dá em árvore ).

 

Se está ruidoso tem que saber o que está causando isso se o cooler do processador ou o da fonte e tentar resolver sem gastar dinheiro.

Olha, com esse problema de desligamento, é só a longo prazo, parece que depois de um certo tempo ele desliga, não creio eu que é pela temperatura em si, porque já regulei isso enquanto jogava no máximo, continuou a mesma temperatura, e depois de um tempo desligava, e quanto ao gabinete, é do gabinete em si, a lateral dele está amassada, quando estava sem as peças ele acabou caindo no chão e mesmo tentando acertar ele, ele ficou muito barulhento, então se o pc ainda continuar a reiniciar com muita frequência, não vou ter escolha a não ser comprar outra fonte, mas se pelo menos ele parar periodicamente, essa semana mesmo eu já compro um gabinete.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1003285980-gabinete-gamer-bluecase-bg009-preto-usb-30-c-5-fans-_JM

Que no caso é esse acima, e aproveitando a situação, com esses 5 coolers, vai acabar, sobrecarregando mais a fonte? Ou bem pouca coisa? 

E esse gabinete é bom ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunioZ Guedes

 

Mas esse teu gabinete é bonitão e caro, troca ele não.

 

Já tentou diminuir o clock do processador pra ver se o PC deixa de desligar ?

 

Com um clock menor o hardware tende a puxar menos da fonte e talvez a temperatura inclusive diminua ( é um jeito de remediar a situação ).

 

Se não conseguir resolver, não compre outra fonte sem testar com uma emprestada só para ter certeza.

 

O gabinete deve ter jeito de conserto usando de sua criatividade ( pode ser até um simples reaperto de algum parafuso do gabinete ). Tem que examinar com calma, sem pressa ou preocupação com outras coisas.

 

Acho um exagero 5 coolers mas não tendem a sobrecarregar a fonte ( isso deve gerar muito ruído ). Vários HDs sim podem pesar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Henrique - RJ disse:

@BrunioZ Guedes

 

Mas esse teu gabinete é bonitão e caro, troca ele não.

 

Já tentou diminuir o clock do processador pra ver se o PC deixa de desligar ?

 

Com um clock menor o hardware tende a puxar menos da fonte e talvez a temperatura inclusive diminua ( é um jeito de remediar a situação ).

 

Se não conseguir resolver, não compre outra fonte sem testar com uma emprestada só para ter certeza.

 

O gabinete deve ter jeito de conserto usando de sua criatividade ( pode ser até um simples reaperto de algum parafuso do gabinete ). Tem que examinar com calma, sem pressa ou preocupação com outras coisas.

 

Acho um exagero 5 coolers mas não tendem a sobrecarregar a fonte ( isso deve gerar muito ruído ). Vários HDs sim podem pesar.

O gabinete é muito, muito antigo. 

Pra você ter noção é aqueles de metal bruto, com alça em cima pra pegar kkkkk

Pelo que li das fans e das pesquisas, são bem silenciosas e tal, o problema é que minha fonte em si só fica sobrando 2 cabos de alimentação pra coolers, se encaixar mais de um no mesmo slot, da problema? 

O incrível é que essa fonte não dava problema, até eu resolver abrir o pc pra limpar, e trocar o estabilizador pelo filtro de linha, não sei se ponho o estabilizador de novo pra testar, ou deixo assim pelo que você comentou do estabilizador... Porque realmente quando tinha a maquina de lavar ligada ou algo do tipo, ele ficava TEC TEC TEC sem parar até a maquina desligar.

adicionado 1 minuto depois
agora, BrunioZ Guedes disse:

O gabinete é muito, muito antigo. 

Pra você ter noção é aqueles de metal bruto, com alça em cima pra pegar kkkkk

Pelo que li das fans e das pesquisas, são bem silenciosas e tal, o problema é que minha fonte em si só fica sobrando 2 cabos de alimentação pra coolers, se encaixar mais de um no mesmo slot, da problema? 

O incrível é que essa fonte não dava problema, até eu resolver abrir o pc pra limpar, e trocar o estabilizador pelo filtro de linha, não sei se ponho o estabilizador de novo pra testar, ou deixo assim pelo que você comentou do estabilizador... Porque realmente quando tinha a maquina de lavar ligada ou algo do tipo, ele ficava TEC TEC TEC sem parar até a maquina desligar.

Além disso, mesmo se eu depois testar a fonte, e caso não for ela, qual problema você acha que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunioZ Guedes

 

Preocupe-se com outras coisas mais importantes do que com o seu PC e muito menos com a estética de seu gabinete ( ele pode ser antigo mas não deixa de ser bonito e de design relativamente moderno ).

 

Coolers puxam pouca corrente, não se preocupe com isso. Só acho um exagero ter 5 instalados e que podem até prejudicar a circulação de ar interferindo uns com os outros no fluxo.

 

Você parece ser jovem, preocupe-se mais com seu futuro, com seus estudos para uma boa colocação no mercado de trabalho, na vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@BrunioZ Guedes

 

Preocupe-se com outras coisas mais importantes do que com o seu PC e muito menos com a estética de seu gabinete ( ele pode ser antigo mas não deixa de ser bonito e de design relativamente moderno ).

 

Coolers puxam pouca corrente, não se preocupe com isso. Só acho um exagero ter 5 instalados e que podem até prejudicar a circulação de ar interferindo uns com os outros no fluxo.

 

Você parece ser jovem, preocupe-se mais com seu futuro, com seus estudos para uma boa colocação no mercado de trabalho, na vida.

O problema não é design em si, é que eu quero comprar um bem espaçoso pra não ter mais que comprar outro no futuro, os 5 são "estratégicos" pelo gabinete que eu vi. 

Enquanto aos estudos, está tudo indo bem, e não tem como apressar isso kkk.

Só que eu preciso do meu pc funcionando constantemente. 

Tanto pra estudo, lazer quanto pra trabalho.

Alguma dica de fonte boa, que não seja lá pros seus 500 reais ? De preferência 500w. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrunioZ Guedes

 

Vê na sala de fontes quais as fontes recomendadas.

 

O pessoal entendido vem sugerindo as CX ( Corsair ) 450 e 550 como boas fontes e de projeto mais avançado, dizem ( uma de 450 já serve bem para o seu PC ).

 

Se só tem esse PC, não deixe ter backup de suas coisas importantes ( máquinas dão defeito e param de funcionar ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Henrique - RJ disse:

@BrunioZ Guedes

 

Vê na sala de fontes quais as fontes recomendadas.

 

O pessoal entendido vem sugerindo as CX ( Corsair ) 450 e 550 como boas fontes e de projeto mais avançado, dizem ( uma de 450 já serve bem para o seu PC ).

 

Se só tem esse PC, não deixe ter backup de suas coisas importantes ( máquinas dão defeito e param de funcionar ).

Ok Henrique, valeu ai por toda a ajuda !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...