Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha WI-FI sendo roubada?


Posts recomendados

Bom dia, sou novo aqui, ja conheço o o club de muito tempo, mas so hoje fiz um cadastro por causa de um duvida que nao consigo esclarecer.

conheço o básico redes, como trocar senhas, monitorar mac e ip.

 

Vamos lá.

 

Tenho um um modem do Arris da NET, nele tem um recurso que uso mais que fica na aba wireless; controle de endereços mac, na qual posso cadastrar macs na blacklist( macs cadastrados que nao usara a rede) e a whitelist(macs cadastrados que somente eles podem usar a rede),

 

Eu no momento estou usando a whitelist, cadastrei somente os mac dos celulares da minha família.

 

É ai que entra minha duvida, será que estou sendo roubado? detalhe, ja vinha travando uma guerra com o meu vizinho(um moleque folgado) que rouba senhas

Screenshot_83.png.16312a9844c87b512ba1052ad8079c2c.png

 

Eu receio que ele ta usando todo tipo de programa para tirar proveito de algo que ele nao pagou pra usar :/

se isso na imagem é roubo de wi-fi, como combato isso? sera que mexo no DHCP e desativo rede sem fio:?

 

Por favor me ajudem!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava com o mesmo problema, toda hora sendo roubado e não sabia, percebi pois ao deixar o computador desligado os leds continuavam piscando que é quando a internet está sendo usada, pensava que era um problema mas depois de olhar nas configurações do roteador achei uma função de mostrar os dispositivos conectados, mas só mostra o MAC, mudava a senha e depois de um tempo já tinham conectado, não sei como...

Eu resolvi isso restringindo o acesso, no meu roteador a função se chama Network Filter mas ao invés de ficar bloqueando eu deixei somente os dispositivos que eu libero acessar a internet, botando o mac dos mesmos na lista. É um processo um pouco chato pois se tu quiser conectar um novo aparelho terá que escrever manualmente o mac dele na lista.

Deve ter outro jeito sim mas eu resolvi o meu assim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendaria você fazer duas mudanças na sua configuração.. Primeiramente esconda o nome da rede, altere o que está no momento. Depois disso, ative o filtro de MAC.. você vai cadastrar aparelho por aparelho no roteador. Após isso, altere o acesso do roteador.. tire o Admin e coloque outro com uma senha mais forte. Garanto que ninguém vai acessar além de você e seus familiares. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, .Solutionn. disse:

Eu estava com o mesmo problema, toda hora sendo roubado e não sabia, percebi pois ao deixar o computador desligado os leds continuavam piscando que é quando a internet está sendo usada, pensava que era um problema mas depois de olhar nas configurações do roteador achei uma função de mostrar os dispositivos conectados, mas só mostra o MAC, mudava a senha e depois de um tempo já tinham conectado, não sei como...

Eu resolvi isso restringindo o acesso, no meu roteador a função se chama Network Filter mas ao invés de ficar bloqueando eu deixei somente os dispositivos que eu libero acessar a internet, botando o mac dos mesmos na lista. É um processo um pouco chato pois se tu quiser conectar um novo aparelho terá que escrever manualmente o mac dele na lista.

Deve ter outro jeito sim mas eu resolvi o meu assim. 

Foi isso que fiz... o filtro whitelist so permite macs cadastrado usar o wifi, mas essas macs aleatórios com o ip zerado continuam aparecendo ;/

adicionado 3 minutos depois
11 horas atrás, srdanadao disse:

Recomendaria você fazer duas mudanças na sua configuração.. Primeiramente esconda o nome da rede, altere o que está no momento. Depois disso, ative o filtro de MAC.. você vai cadastrar aparelho por aparelho no roteador. Após isso, altere o acesso do roteador.. tire o Admin e coloque outro com uma senha mais forte. Garanto que ninguém vai acessar além de você e seus familiares. 

É exatamente que estou pensando em fazer. mas queria saber se esses macs aleatórios com ip zerado sao algum programa para burlar o bloqueio...

 

Outra duvida é se é mesmo um roubo, como ativei o filtro de apenas macs cadastrados usarem o wifi, como  o invasor consegue usar? vi em outro topico algo relacionado ao WPS que se o invasor tiver, nada o impede de roubar a rede 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ExCeller disse:

Quando os equipamentos liberados, se conectam, os IPs aparecem nesta lista normalmente com seus respectivos MACs?

 

 

Quando eu usava a blacklist e bania um desses macs os macs da minha familia aparecia... ou quando eu resetava o modem... mas outro dia eles voltam....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ExCeller disse:

Os MACs e IPs de todos os equipamentos conectados devem aparecer ai. Caso contrário, o firmware está bugado.

 

Caso o equipamento tenha o função WPS, desative a mesma.

 

 

 

 

Ok... vou fazer isso

mas me tira uma duvida,sera que eu deveria marcar essa opção?

EAE.thumb.png.232e5ec73fb7076a008c580e25986d8f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, ExCeller disse:

Os MACs e IPs de todos os equipamentos conectados devem aparecer ai. Caso contrário, o firmware está bugado.

 

Caso o equipamento tenha o função WPS, desative a mesma.

 

 

 

 

achei a função WPS... mas parece que sempre esteva desativado

coco.thumb.png.235ba6c028da397bda1971dd3e664a8d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ExCeller disse:

Se colocou uma senha bem difícil (misturando letras [maiúsculas e minúsculas], números e caracteres especiais) em WPA2-PSK, provavelmente é um bug no firmware do equipamento.

 

 

 

minha senha nao é das boas, é bem fácil, porque a familia é meio tonta com isso... so misturo letras e numeros que sao menos de 10 caracteres.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim, se for WPA2-PSK, é bem difícil de ser quebrada (desde que não seja óbvia). 

 

Mais coloque uma difícil, anote num papel e você digita quando alguém precisar (será só na 1a vez, depois fica salva). E faça a troca da mesma com uma certa frequência, mantendo o controle por MACs, DHCP restrito com lease time alto.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ExCeller disse:

Mesmo assim, se for WPA2-PSK, é bem difícil de ser quebrada (desde que não seja óbvia). 

 

Mais coloque uma difícil, anote num papel e você digita quando alguém precisar (será só na 1a vez, depois fica salva). E faça a troca da mesma com uma certa frequência, mantendo o controle por MACs, DHCP restrito com lease time alto.

 

 

queria muita aprender sobre esse DHCP restrito com lease time alto. ;/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...