Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa para aquecer ate 60 graus


Posts recomendados

Ola pessoal!

 

Preciso de uma ajuda, gostaria de fazer uma placa que aquece por volta de uns 60 graus! Algo bem simples, utilizando apenas: cobre, resistor, e a tensão de alimentacao (5V ou 12V)!

 

Alguem pode me dar uma dica de como calculo para eu chegar nessa temperatura? Pode ter oscilação de temperatura sim, nao precisa ser estavel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

fala sério...

 

8 horas atrás, Milena Braz disse:

60 graus! Algo bem simples, utilizando apenas: cobre, resistor, e a tensão de alimentacao (5V ou 12V)

Apesar de eu também ter adotado o minimalismo com filosofia de vida, penso que o seu caso é um pouco menos simples. Alguns dados que faltam são: que ambiente é este? qual a área cúbica termicamente isolada?

Nem precisa (me) responder... não conte comigo com a teoria mas na prática, vejamos...podes usar algo como resistores de fio duns 10W aplicando potência duns 70% em cada. Algo como alguns 20R (10R+10R 10w) em paralelo em 12V pode gerar um bom calor dentro de uma caixinha de isopor. Hás de considerar um controle de temperatura simples: oportunidade pra aprendizado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Também seria necessário definir em que tempo se esperaria contar com esse aquecimento..

No seu caso, tivesse eu esse problema dai para resolver eu trataria da solução do mesmo na base da "tentativa e erro"..

Aplicaria tensão sobre alguns resistor de fio de 5 a 10 Watts, e monitorando o resultado, com termômetro, definiria em colocar maior ou menor número desses resistores de modo a atender o que necessitas.

Os resistores podem ficar afixados ou não sobre a citada placa.. Leva um pouco mais de tempo mais com certeza vais chegar lá..

O valor típico de um resistor, para dissipar perto de 10 Watts em 12 Volts deve estar lá pelos 15 Ohms. Use resistores de fio..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Milena Braz disse:

 @Sérgio LemboEu preciso aquecer a própria placa, porque ela vai ficar dentro de um "pote" fechado de plastico abs ... Ou seja, o calor vai ficar nessa area fechada em torno de uns 10/15cm e uns 3cm de diâmetro nesse "pote" porque eu preciso do pote quente nessa temperatura 

 

Com um tamanho assim pequeno talvez devas diminuir um pouco o aquecimento. Em vez de 15 ohms comece com 33 Ohms x 5 Watts..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem vezes que as coisas evoluem tanto que acaba se tendo mais precisão pelo mesmo custo. É o caso desse termostato computadorizado  que vi anunciado por R$7,00.

circuitos-integrados-D_Q_NP_645409-MLB26

Manual (em inglês): http://www.kelco.rs/katalog/images/17670.pdf

Anuncio: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1002969705-termostato-digital-w1209-_JM

Para resistor, creio que 1 peça de porcelana de 33R x 5W deva ser suficiente. É barato, a partir de R$1,00. Compre logo uns 3. Se estiver muito lento para aquecer, vá adicionando mais em paralelo.  Cada resistor desses irá gerar 4,4W de calor.

resistores-en-pecas-componentes-eletrico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...