Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Jarvis

Instabilidade no USB e no boot após descarga elétrica

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou já umas semanas com um computador de um cliente, tentando resolver uma série de problemas que aparecem nele. Tive dificuldade em escolher o título e a sessão do fórum pois, na verdade, não é só uma instabilidade no USB.

 

Antes, queria dizer que não sou técnico de formação, apenas quebro um galho. Atualmente, tenho feito pequenos reparos em PCs pra ver se faço um dinheiro pois o bicho tá pegando. Mas já estou tempo demais nesse PC e chegou em um ponto que não sei mais o que fazer.


Bom, vou escrever aqui um pequeno histórico pra ver se conseguimos descobrir o que acontece. Espero que possam me ajudar,.

O PC da cliente, pelo que me foi informado, sofreu uma forte descarga elétrica em um dia de tempestade e apagou. Foi levado a uma loja e um técnico disse que a placa-mãe havia queimado e que não tinha jeito, e devolveu o PC à cliente que trouxe, então, pra mim.
Abri o gabinete do PC, desmontei, e chequei se tinha algo fora do lugar. Fiz um teste com a fonte e ela deu sinal de vida. Porém, depois de montar, nada aconteceu por um tempo.

 

Tentei ligar o PC e parecia mesmo morto. Tempo depois, notei que a luz da placa começou a piscar, e a piscar com mais freqüência e assim ficou por um tempo. Mais tarde, ela estava estática e então resolvi ligar o PC, e ele ligou. Fiquei animado, parecia que tudo ia se resolver. Aí não conseguir conectar a internet e nada no USB. Fiz testes e no fim decidi trocar a placa de rede pra resolver a internet e atualizar os drivers pra resolver o USB, além de fazer outras checagens.

 

Com a placa de rede, a internet voltou. A outra estava morta mesmo, nem acendia. Mas o USB continuava com problema, me retornando uma mensagem de alerta de que não podia reconhecer o dispositivo, não estava funcionando direito, algo assim. Decidi comprar uma placa USB PCI. Ao longo desse tempo em que fazia manutenção, também enfrentava outro problema. O PC as vezes não ligava ao ser reiniciado. Parecia ligar o processador, mas nada acontecia. Eu reiniciava várias vezes até que em certo momento ela voltava a iniciar.


Bom, coloquei a placa USB e não consegui sucesso. Não reconhecia nada. HD, pendrive, mouse, nada. Nem apareceu no Gerenciador de Dispositivos. Mesmo assim, notei que a caixa de som ligava. Ou seja, ao menos energia estava passando pelo USB. Bom, resolvi trocar as placas de lugar. Coloquei a de rede pra baixo, a USB pra cima, assim poderia saber se havia algum problema na PCI onde coloquei a USB.

 

A placa de rede funcionou sem problemas me indicando que não havia, eliminei essa possibilidade. Com a USB no slot de cima, a placa de sinal de vida. Apareceu no gerenciador de dispositivos, porém com erro. Aquele sinal amarelo de alerta. Então fiz uma atualização de drivers e até atualizei o SO. Depois disso, finalmente o alerta saiu. Então chegou a hora do teste. Coloquei um HD externo e ele foi reconhecido normalmente. Fiquei feliz, pensei que havia então encerrado o problema. Então, por acreditar que talvez pudesse, quem sabe, ter corrigido o problema das USB antigas, resolvi conectar o HD lá pra testar mas deu erro. Não conseguiu instalar o dispositivo.

 

Depois disso, retornei pra USB nova e ... não conectou mais. Aí já fiquei preocupado. Pensei, e cheguei a conclusão que pudesse ter tido algum tipo de conflito entre as USBs e decidi desativar as velhas. Fiz também um CHKDSK /F e reiniciei. Enfim, consegui fazer a USB funcionar e usei mais de uma porta ao mesmo tempo. Tudo parecia ter terminado.

 

Dia seguinte, fui levar a máquina na cliente. Chegando lá, nada do PC  ligar. Dava pra sentir que o processador estava girando, mas não ligava. Até que, em um momento, ligou. Fui testar a USB e ja estava com alerta de erro, de cara e de quebra, ao tentar usar a USB, travou  o PC. Aí já comecei a ficar chateado. Parecia um ciclo, sabe? Então reiniciei no dedo e nada de ligar, mesma coisa da outra vez. Tempo depois, ligou. Quando ligou, fiz checagem mais uma vez e depois testei e finalmente consegui, outra vez, usar as USB.

 

Fiquei navegando um tempo, consegui instalar e usar a impressora e, no fim, desliguei e trouxe o PC de volta. Aparentemente, da ultima vez que liguei, tudo estava resolvido. Mas existe essa instabilidade cíclica. Em um momento ela liga direto, em outro não. Em um momento funciona as USBs, em outros da erro. Pra finalizar, outro detalhe. Se eu tentar desligar o PC pelo menu Iniciar, ele reinicia apenas, não desliga.

Bom, se trata de um PC com mais de 10 anos, possivelmente. A dona não soube informar com exatidão. Tem uma placa-mãe PCWare de segunda geração, i5-2320, 3.00 Ghz; 4 de ram, a BIOS é American Megatrends de 2011. HD de 500gb, Windows 7.

 

É isso, tudo que sei e tudo que aconteceu. A máquina está aqui comigo e esteve funcionando direito da última vez que estava ligada, mas preciso resolver essa instabilidade dela, identificar de onde vem isso, porque ela não liga as vezes, porque só reinicia, porque a USB as vezes não funciona.

 

Minhas hipóteses de leigo:

- no momento, só tenho uma: dei o azar de comprar uma placa com defeito.

- não, tem outra: pode ser que a placa-mãe esteja parcialmente danificada.

- vírus

- fonte (??)

 

Bom, preciso da ajuda de vocês.

Desculpem o texto longo e muito obrigado adiantado.

 

Editado por Viny
Adicionando parágrafos para facilitar a leitura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O raio possivelmente realmente acabou com a placa-mãe, os conectores devem estar embaralhados a energia provavelmente não sabe exatamente onde ir, eu tentaria ver as soldas uma por uma para ver se tem alguma encostando em outra dando esses problema.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marcos A.A Na verdade, acho a mesma coisa. A descarga foi forte. O problema é que não tenho aparato e, na verdade, técnica suficiente pra ver essas soldas. O técnico que deu parecer sobre a placa-mãe, dizendo que ela estava queimada, me parece que não queria mesmo ter o trabalho. Acho que ele sabia que talvez não valesse a pena nem mexer. É uma placa de segunda geração, é difícil conseguir uma igual né? A cliente não quer gastar, comprar um PC mais atual e já até me falou pra tentar achar uma placa-mãe nova (igual ao modelo dela), mas será que consigo achar?

Editado por Jarvis
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me desculpe pela demora da resposta, acredito que no mercado livre vai ser fácil achar uma placa de segunda geração que custe mais o menos uns 200 reais. Obs: Se tiver outra placa com mesmo encaixe do processador, teste para saber se o processador esta funcionando.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Marcos A.ATranquilo, Marcos, eu mesmo não tive muito tempo e acabei demorando a ver o tópico. Vou fazer uma pesquisa. Obrigado pelas dicas!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×