Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc não liga, o que quebrou, memória, placa de vídeo ou processador?


Posts recomendados

Boa noite. Sou novo aqui espero estar criando o tópico na área correta.

Um pc bem velho meu quebrou e resolvi fazer um upgrade.
Comprei:
Um ryzen 3.
Uma placa-mãe.
Uma memória ddr4 8gb.
um hd.

Usei do pc antigo:

A fonte.
Um hd.
Monitor.
Placa de vídeo gtx 650 ti.

Não lembro exaramente os modelos do ryzen, memória e hd mas acho que não influencia em meu problema.

Montei o pc e estava funcionando, único problema era que a torre que eu usava quebrou e os cabos que conectam os pinos pra ligar o pc, dar restar, clear cmos e etc não funcionam, então toda vez que uso o pc tenho que conectar uma chave de fenda nos pinos.rs...horrível eu sei porém estou sem tempo para desmontar o pc todo e colocar em outra torre.

Estava funcinando. Porém algo queimou, hoje acordei e liguei o pc e ele não dá vídeo, não bipa. Acende as luzes..os coolers do processador e placa de vídeo funcionam. Agora a dúvida, o que queimou? Não tenho outra memória dd4 para susbtituir e teste e não conheço ninguém que tenha. O ryzen não liga sem placa de video offboard, então não tem como eu tirar a placa offboard, ligar no video onboard e testar. O que me deixa na dúvida se o problema é no processador ou na placa de vídeo, porque se a placa de vídeo está queimada o processador não vai ligar, e se o processador está queimado a placa também não vai ligar..

A única "dica" que o pc me dá é que quando tiro a placa de vídeo o cooler do processador liga mais forte, se é que isso significa algo.

PS: Já tirei e limpei os contatos tanto da placa de vídeo quanto da memória, e nada..

Alguém tem alguma ideia?

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danilomcvi Para ter um ajuda melhor terá que fornecer informações, vai ter que ver o modelo do ryzen, placa-mãe, ram e principalmente tem que informar marca e modelo da fonte.

 

Também é bom trocar de gabinete e parar de ficar fechando curto para ligar o pc.

 

Além disso, usa estabilizador ou algo do tipo ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danilomcvi Era para estar funcionando tudo corretamente, veja suas peças, todas boas, a placa-mãe você confundiu, é A320 e não M320.

 

Memória ram não existe ainda DDR5 e sim DDR4, talvez ela seja o problema, no site do fabricante deve ter os modelos de ram compatíveis com a mobo, teria de confirmar se a sua é realmente compatível, normalmente marcas diferentes tende a dar problemas, mas a HyperX da Kingston não dá problema pelo que já vi.

 

Fonte de Watts "Reais" não existe, ou a sua tem 750W como já dito ou não tem nada, no caso da sua não se aplica nunca o nome Watts "Reais", inclusive verifique o modelo dela e informe, pois tem várias fonte de 750W da corsair e é mais do que o necessário para seu pc.

 

Esqueceu uma coisa e tem que dizer:

 

Usa estabilizador ou algo do tipo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado. Foram erros de digitação apenas, disse no primeiro post que a memória é ddr4..e tem razão a placa é a320-m..sobre a fonte, ela não diz exatamente nada de modelo, vem escrito Corsair 750 tx power suply..e só..não achei nada sobre modelo..

Não uso estabilizador..me foi recomendado não usar quando peguei a placa de vídeo.

E como disse, não imagino que a memória seja compatível, essa configuração funcionou uns 2 meses tranquilo, parou de funcionar do dia para a noite enquanto estava desligado. Não imagino que haja incompatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danilomcvi 2 meses funcionando com a mesma ram e só agora parou, não creio que seja memória mesmo.

 

A fonte é uma TX750, como você disse nela ou provavelmente vem escrito Corsair 750 tx, trocando o local desse TX será o modelo dela que é TX750.

 

Quanto ao estabilizador, fez certo em não usar, agora a recomendação só vir quando foi pegar a gpu ficou um tanto estranho, pois essa recomendação era pra ter sido feita quando comprou a fonte, se comprou fonte e gpu tudo junto então não tem problema.

 

É um tanto estranho, pois era para estar funcionando, não é falta de energia, pois a fonte entrega 750W e a configuração não gasta nem metade disso.

 

Recomendaria testar uma placa de vídeo diferente para ver se surte efeito, até hoje não tinha visto combinar Ryzen com a GTX650.

 

Se por perto tiver alguém que tenha ram DDR4, também pode testar, apenas para tirar duvida, mas não creio ser problema de ram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é..e salvo engano eu dei uma olhada na lista de compatibilidade antes de comprar a ram, não lembro, mas é provável. 

 

Eu nunca usei estabilizador nessa fonte não.

 

Pois é, tenho dito que to com feeling que é a placa de vídeo, até por ser o componente mais velho do pc, junto com a fonte, mas a fonte parece estar funcionando. Em outro forum tem gente dizendo que acha que é a placa-mãe..respondi dizendo que po, os coolers tão ligando, as luzes acendendo, não é garantia que a placa-mãe tá boa mas é um indício de que deve estar...

 

E po, essa combinação da gtx 650 ti foi por acaso..fui fazer um upgrade no pc porque o processador antigo quebrou, aproveitei e complei essa placa, procurei a placa-mãe mais barata que pegasse ddr4 e ssd..então como já tinha a gtx 650 ti ficou ela mesmo..pro meu uso tava servindo, não sou muito gamer mas pegou jogos novos como assassins cree originis e far cry 5..

 

***** é achar uma outra placa pra testar ou dd4 de alguém..pouca gente tem desktop hj em dia mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danilomcvi Pois é, vai ser difícil achar, e se não achar o jeito seria comprar, ai seria um gasto extra.

 

placa-mãe não deve estar com problema.

 

A combinação da gtx650ti com a TX750 não está errado, até porque a fonte fornece mais energia do que o pc todo gasta.

 

Se tiver uma assistência técnica por perto, leva sua gpu e pede para eles testarem, ou se você tiver outro pc em casa também irá servir o teste da gpu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth É..problema é esse, comprar à toa..pra você ver, meu irmão é desenvolvedor, perguntei a ele se ele tinha algum desktop..ele disse que provavelmente o último que teve foi um core 2 duo..kkkk..tenso..

 

Acho que vou levar a placa de video e a memória em alguma assistência técnica mesmo..se nenhum dos dois funcionar a chance de ser o processador é grande..acho que vai ser o jeito..

adicionado 2 minutos depois

@H3yF3n1x Mas pensando bem eu não lembro dessa placa bipar..só quando ia ligar o windows.. Já mudei o local da ram, já limpei os contatos da ram e da placa de vídeo, tirei e olhei os slots..tudo limpo, a placa é bem novinha e pequena..tá tudo certo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levei na assistência técnica a placa de vídeo e a memória..ambos funcionando..então mais provável que seja o processador, né? Vou tirar ele limpar, trocar a pasta térmica..como último recurso..considerando a pequena probabilidade de ser a placa-mãe..mas acho que pelo jeito é processador mesmo, o que acham?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...