Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Simulador CPK COM cd 4017 e 4011


Posts recomendados

Obrigado por me oferecer ajuda , o circuito  acima trata se de um simulador de roda fônica automotivos , no caso a engrenagem no automóvel tem  60 - 2 , ou seja 60 dentes  mas desses dentes  - 2  sendo 58 pulsos em high e 2 em low , já olhei várias vezes o circuito e não consegui entender seu funcionamento , como é feito a contagem de 58 pulsos em high e depois os dois em low e como ele reinicia o ciclo , desejo entender melhor , até porque quero fazer alterações 

Obrigado aguardo retorno 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conhece o funcionamento dos  integrados 4017 e 4011?

Se não conhece vou explicar rapidamente como funciona: 

O 4017 é um tipo de contador chamado Johnson, consiste em a cada pulso no pino clock (14) ligar uma saída e sempre desligar a anterior, ao chegar ao último pino (11) ele se desliga e reinicia a contagem voltando a primeira saída (3).

 

Já o 4011 contém 4 portas lógicas do tipo NAND. Cada porta funciona de maneira independente e tem se a seguinte característica: 

Somente quando as duas entradas estão em nível alto a saída se torna baixa, nos outros estados temos o nível de saída alto. 

 

No caso do seu circuito temos o seguinte:

O oscilador com o 555 gera os pulsos para o primeiro 4017 chamado de U2, esse é o contador das unidades. 

A cada vez que a contagem dele chega ao final e reinicia, ele entrega um pulso ao outro contador denominado U1. 

A contagem segue dessa forma até o momento em que as saídas Q0 de U2 e Q7 de U1 ficam em nível alto. 

É nessa hora que entra a lógica do 4011, com as duas entradas em nível alto em U4C temos nível baixo na saída da porta e por sua vez temos nível alto na saída de U5A. Esse sinal é aplicado nos pinos 15 dos dois contadores, nesse momento a contagem reinicia do zero, pois o pino 15 trata-se do RESET dos contadores. 

 

As outras portas e os diodos abaixo fazem a simulação da roda fonica de maneira a receber o sinal de pulso do 555 e somar as saídas dos contadores. Perceba que os diodos estão ligados às saídas 8 e 9 do primeiro contador, ali temos a unidade para os números 58 e 59.

No segundo contador temos a dezena, veja que está ligado a saída anterior do RESET. 

 

O circuito tem dois erros que não permitem que funcione corretamente na prática, D3 está inútil pode ligar direto sem problemas e falta um resistor de 10k entre D1, D2 e o negativo da alimentação. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado , por mais uma vez me ajudar , o que ainda não tive clareza foi na parte em que você cita a dezena do segundo contador,  essa parte em especial :

 

As outras portas e os diodos abaixo fazem a simulação da roda fonica de maneira a receber o sinal de pulso do 555 e somar as saídas dos contadores. Perceba que os diodos estão ligados às saídas 8 e 9 do primeiro contador, ali temos a unidade para os números 58 e 59.

No segundo contador temos a dezena, veja que está ligado a saída anterior do RESET. 

não entendi como ela faz o reset  do dente que falta , e antes que eu esqueça fiz a seguinte  alteração do circuito , veja se ficou de maneira correta por favor . desde já estou agradecido e aguardo retorno 5ae7673790b6d_Cpk60-2corrigida.thumb.png.1c5816f17dcba016c6aba83726987fe0.png

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim quero fazer , mas antes gostaria de entender bem esse circuito achei muito intereestante e desejo fazer alterações para 44 - 4  mas só alterar não basta quero realmente entender , por favor me ajude talvez minha psicologia esteja falha ou pouca 

adicionado 7 minutos depois

É que não entendi como ele faz o reset após contar os  2 dentes faltantes , que no caso da alteração que quero fazer será 4 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...