Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
retrogamer

Vazamento corrosivo baterias CR2032

Recommended Posts

Baterias CR2032 tem a possibilidade de vazamento de liquido ou composto corrosivo que pode danificar placas e trilhas? com pilhas ja tive essa desagradavel experiencia e perdi controles remotos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de bateria usa química de lítio, logo creio que ela não vaza, mas pode pegar fogo se o eletrolito for exposto ao ar e  explode se aquecida com soldador ou queimada...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca vi. Pelo que sei essas baterias usam um material químico sólido, não tem como vazar. 

E pra explodir só se usar de maneira errada. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

de q sao feitas as outras pilhas q vazam uma especie de liquido acido? as cr2032 tem isso? e se elas nao vazam pode-se deixar elas na placa por muitos anos sem preocupação ou depois de velhas elas vazam?

Compartilhar este post

Link para o post

As pilhas que vazam são feitas de manganês, zinco, carbono, amônia e cloro. 

O manganês, a amônia e o cloro formam compostos químicos que se tornam pastosos e por isso vazam ao final da carga. Esses compostos são alcalinos que é contrário ao ácido. 

As baterias do tipo CR2032 são metálicas, não tem o que vazar.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

qual componente da CR2032 substitui manganes, zinco, carbono etc das pilhas q vazam? esses componente nao sofre reação quimica e é solido? ate hj sempre tive receio de comprar produtos q usam cr2032 soldada na placa com receio de vazar e danificar tudo. ex. cartuchos de snes q usam essas baterias

Editado por retrogamer

Compartilhar este post

Link para o post

Tem manganês igual a outra pilha, no lugar da amônia e do cloro que são pastosos tem lítio igual a bateria de celular. 

Deve ter outros metais que eu desconheço, mas nada que possa vazar. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

basta apenas dizer q  sendo de litio nao vaza e esse é o caso na cr2032? o q ela tem de diferente q nao vaza mesmo futuramente?

no google pesquisando por leaks cr2032 tem  alguns defeitos da cr2032 e queria saber o q é isso:

Acorn+Archimedes+A3000+Battery+Damage.jp

LeakedBattery_2585a.jpg

energizer-cr2032-1008a.jpg

energizer-cr2032-1007a.jpg

6389998783_89cc14346a_z.jpg

post-20973-0-52047300-1304181645.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Já disse, lítio é sólido. 

Essas baterias das fotos são antigas do tipo comum igual as pilhas. 

As baterias novas não são desse tipo. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

As baterias das fotos são as CR2032 mesmo mas se eu compro um eletrônico q usa a cr2032 e guardo ele por muitos anos vai acontecer esses problemas das fotos ou não? isso nas fotos não é vazamento então o q seria?

Compartilhar este post

Link para o post

@retrogamer

Essas fotos devem estar relacionadas com placas que foram expostas á chuva por muito tempo ou a algum material químico corrosivo ( pode ver que os outros componentes da placa estão com corrosão ).

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

as fotos 1 e 2 o q pode ser?

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, retrogamer disse:

as fotos 1 e 2 o q pode ser?

Pode ser uma bateria que já veio com oxidação de outro lugar e quiseram reaproveitar ela. Pode ser oxidação do próprio soquete que se propagou com o tempo. Enfim ...

Não dá para ter certeza que essas baterias vazam só por fotos de origem desconhecida. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

mas é certo q as cr2032 nao vaza mesmo depois de muitos anos guardada e ela estando velha? ja sofri mt com pilhas q estragou meus eletronicos

Compartilhar este post

Link para o post

@retrogamer

Não dá pra afirmar isso com certeza. A bateria pode ter aquecido por algum curto no circuito e isso causado uma alteração no metal do seu soquete gerando oxidação com o tempo.

Eu já tive vários casos de vazamento de pilhas mas foram dessas pequenas tipo palito e não de CR2032.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, retrogamer disse:

mas é certo q as cr2032 nao vaza mesmo depois de muitos anos guardada e ela estando velha? ja sofri mt com pilhas q estragou meus eletronicos

O certo é não guardar nada com pilhas dentro, vem escrito no manual dos aparelhos.  

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo as cr2032 tem q dessoldar para guardar o equipamento? diz nos manuais?

Editado por retrogamer

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, retrogamer disse:

Mesmo as cr2032 tem q dessoldar para guardar o equipamento? diz nos manuais?

Eu falava de pilhas comuns, tipo nos controles remotos. 

Essas que são soldadas são recarregáveis, aí já é outra coisa. 

Como eu disse antes, é somente se o aparelho tiver problemas ou em lugares inadequados pra acontecer coisas iguais as da foto. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

quais locais sao adequados para nao acontecer como os problemas das fotos?

a bateria LR44 também é de litio e não vaza nunca como acontece com a CR2032?

Compartilhar este post

Link para o post

Guardar em locais secos. 

Sobre as LR44 eu não sei, mas parece que são comuns. Eu já vi algumas vazarem dentro daquelas lanternas chinesas. 

Não sei se tem delas de lítio, igual acontece com as cr2032 que tem das duas. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

todas as cr2032 sao de litio sendo assim nao vazam?

Compartilhar este post

Link para o post

@retrogamer

Uma vez, uma assistência técnica de notebook, me disse que a bateria parecida com essa 2032 só que menor havia vazado mas eu não acreditei muito e até hoje isso ficou na minha cabeça.

O serviço de reparo ficou bem caro.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tem cr2032 sem ser de litio q vaza?

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, retrogamer disse:

Mas tem cr2032 sem ser de litio q vaza?

sei não

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@retrogamer ,

Infelizmente tem sim baterias CR2032 que  podem vazar.

Existe muita falsificação de pilhas e baterias. As originais CR2032 são feitas de lítio e manganês, com eletrólito sólido, e não vazam, a menos que sejam submetidas a umidade e extremos de temperatura, como acontece quando alguns espertos resolvem soldar terminais diretamente nelas ! O prazo de validade delas é de 10 anos. Após esse prazo, deve-se jogar fora e trocar por uma nova.

Mas as falsificações.... podem colocar qualquer coisa dentro, desde que gere uma tensão de 3V, e pronto, somos enganados fácilmente !

Um bom critério para comprar é o preço... fuja das muito baratas, e sempre compre as de marca boa na embalagem original. Eu compro Energizer e Maxwell, não compro Panasonic porquê ví muita falsificação dela no Paraguai, se não me falha a memória nos idos de 1997. É uma decisão pessoal minha, não sei se isso ainda acontece hoje em dia.

Outra coisa que existe são negociantes espertos que compram lotes de baterias fora da validade, e apenas re-embalam, colocando uma nova data de validade, e pronto, bancamos os trouxas de novo...

Não tem como verificar fácilmente se a pilha é falsificada, ou reembalada, então conte com a sorte e o seu bom senso.

Paulo

Editado por aphawk
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais