Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Aprender a Programar do Zero


Posts recomendados

  • Moderador

@Marcos Wandson Sim. Eu aprendi sozinho e depois aumentei meus conhecimentos em uma faculdade... porém por fora que me aperfeiçoei.

 

Sim dá para aprender do zero em casa. Basta ter persistência e saber achar o material.

O google e o youtube são ótimas fontes de conhecimento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é possível aprender a programar sozinho. Conheço várias pessoas que conseguiram. Porém, não se acanhe a perguntar, a pedir uma dica, a solicitar ajuda. 

Deixe-me contar um caso curioso de um amigo que aprendeu a programar sozinho.

Na época havia uma linguagem de programação chamada dbaseII (isso mesmo dêbeise dois). Nessa linguagem de programação tinha o comando IF que era terminado pelo ENDIF. Ou seja, 

if condicado then 
     <comando a fazer caso verdadeiro>
endif
       

Simples assim. Esse meu amigo fez um programa maior, mais complexo com ninhos de if's que a situação exigia. Num ninho de if's desse ele esqueceu de colocar o endif.

Essa linguagem era interpretada, os computadores eram de 8 bits (foi na década de 80).  Num tinha IDE, num tinha compilador, era tudo muito precário.

O meu amigo ao rodar o programa encontrava-se na seguinte situação: o computador entrava em coma. Num dava mensagem de erro, não desligava, apenas o programa voltava ao prompt de comando e num tinha comando algum que o meu amigo desse que o computador respondesse.  Nada, quit, exit, stop, reset, váselaskar, nada. O computador simplesmente ignorava. O jeito era resetar o computador no hardware. Esse problema só acontecia com esse programa. Na empresa em que ele trabalhava só ele entendia de computação. Microcomputadores eram raros naquelas épocas. Ele estudava computação na universidade mas dbaseII não fazia parte do currículo, era coisa muito recente e microcomputadores ainda eram olhados com desconfiança pelos professores dinossauros. Não precisa dizer que num tinha internet então esse meu amigo não tinha fórum como esse aqui para postar a dúvida. O resultado foi que ele passou dias tentando descobrir o que tinha errado no comando e por pura exaustão ele decidiu tentar digitar todos os comandos do dbaseII no prompt para ver o que dava. ELe percorreu a lista de comandos que assertivos do começo ao fim e ... nada.... Até que num dia, ele digitou ENDIF, imagine você, e o programa saiu do coma !
O que aconteceu ? 
Como disse, ele esqueceu de fechar um if com um endif. A condição do if deu falso, portanto o interpretador do dbaseII passou a ignorar tudo que era digitado, nem checava a sintaxe, até que um endif aparecesse. Bastou dar o endif e o interpretador voltou a atender os comandos.


Qual o ponto que estou querendo destacar com essa fábula? Aprender sozinho é totalmente possível e com bastante esforço é possível atingir objetivos bem interessantes porém, uma simples dica para resolver uma dúvida ou situação nova que o novo programador enfrenta pode ser um atalho ENORME no aprendizado. Se esse meu amigo tivesse um colega com um tiquinho só mais de experiencia, quando ele começasse a descrever o que estava acontecendo que o computador entrava em coma, o programador mais experiente daria na hora a dica e ele não perderia tanto tempo procurando a solução. 

 

Por outro lado, ao aprender sozinho, você pode quebrar os paradigmas. Como aquela frase que diz "não sabia que era impossível, foi lá e fez". Isso aparece no filme Superman III quando um gênio autodidata dos computadores interpretado pelo Richard Prior inventa um negócio lá (num lembro agora exatamente o que) porque aprendeu sozinho. 


Na vida real um amigo engenheiro mecânico que aprendeu a programar quase sozinho (eu dei umas dicas) certa vez chegou para mim para mostrar uma técnica brilhante que ele mesmo inventou do zero e que quebrou um galhão num problema que ele estava tentando fazer um programa para resolver. Era uma forma rústica de uso de pilha :) Ele mesmo "reinventou" a técnica sozinho, sem que ninguem tivesse dado a dica.

 

Portanto, ficam as dicas:

- Peça ajuda, peça dicas, mas sem spoiler 

- Estude programação sim mas mais importante : estude estruturas de dados.

 

Um dos livros mais influentes da história da computação foi escrito por Niklaus Wirth, o inventor do Pascal (entre outras linguagens e coisas). "Data Structures + Algorithm = Program". Recomendo a leitura.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...