Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC - Desligando com Jogos pesados


Ir à solução Resolvido por Bakura Ryo,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá. 

 

Eu tenho um computador com a seguinte configuração: 

 

I7700K + Watercooler Seidon 240P / GA-Z270X Gaming K5 + Fonte Corsair CX750M

Galax GTX1080 EXOC / Memória Kingston HyperX 8+8 (16GB)

1.  1xSHDD(HD com SSD embutido) + 2. 1xSSD

 

O PC funciona normal para fazer tarefas sem problemas, e rodar jogos leves. 

Toda vez que eu carrego jogos pesados, ele desliga do nada após 1 minuto ou menos. 

No caso o jogo é Dishonored 2, após um minuto ele desliga. Agora com Shadow of Mordor

ele simplesmente não aguenta a apresentação e desliga. 

 

Eu estava usando 1SDD+1SHDD+1HD de 1TB antigo. Tirei o HD antigo e conseguir

fazer o jogo Dishonored 2 funcionar por 15 minutos, depois ele desligou. Detalhe:

Toda vez que ele desliga, as FANS tanto do Watercooler do processador e da placa

de video, ficam em 100%, em alguns vezes que ele desliga, ele reinicia sozinho.

 

Quando o jogo Dishonored 2 estava rodando, notei que a placa estava com a temperatura

de 70C, segundo o que eu vi essa placa parece suportar até 80C. O que é estranho, é

que as FANS da placa rodam até 25% no máximo, mesmo esquentando a 70C durante

o jogo. Durante as tarefas comuns as FANS ficam em 0%, mesmo para jogos leves. 

A Galax fornece um Applicativo para gerenciamento da placa de video que é o Xtreme

Tuner Plus, mas nada adiantou. 

 

Instalei o MSI AfterBuner, deixei ele controlar a rotação das FANS da placa de video. 

As rotaçoes das FANS era a mesma porcentagem da temperatura da placa, ou seja,

quando estava em 70C, as FANS estavam em 70%, mas nada disso adiantou.

O PC continua, desligando do mesmo jeito. Segue as imagens em anexo. 

Não pretendo fazer overlock nem no placa de video e nem no processador. 

 

 

 

Dishonored 2 Screenshot 2018.04.29 - 16.03.31.71.png

pc_idle.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No post anterior, eu coloquei o valor da temperatura da placa de video, mas esqueci de colocar

do processador. Ele fica em 72C fazendo renderização de video, usando o ffmpeg, mas meu

watercooler segura tranquilo sem problemas. Agora no jogo ele fica em torno de 50C  mais ou menos. 

vlcsnap-00122.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloquei a imagem do jogo mostrando os valores da minha CPU agora. 

 

Sim, uso um No-break 1300VA. Mas mesmo sem o No-break o problema continua, já liguei direto na tomada. 

Tenho ligado somente o Monitor e o PC no No-break. @Thiago Gallo acabei de comprar a placa.

Tem certificado TecLab, é muito azar pegar uma placa de video com falha. 

No eventlog do Windows, somente Service Manager Error, que ainda não consegui descobrir o erro, já achei

no google a informação, mas não consegui resolver. Mas não coincide quando eu estou rodando o jogo.

E quando ele desliga, apenas mostra a mensagem de erro, falha do Kernel, O sistema foi desligado de maneira

incorreta. 

 

Eu teria que trocar minha fonte de Corsair CX750M

por uma de 1000W, para resolver meu problema?

 

Dishonored_2_Screenshot_2018_04.30_-_20_23_18_54.png

w10eventlog_error.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mobjrwork

 

Essa fonte aguenta sua configuração tranquilamente Jovem (só não se estiver com defeito) , PC desligando em jogos, geralmente são 2 causas :

 

Temperatura ou Fonte

 

E é difícil ter precisão de tensões da fonte via software, o ideal seria testar outra fonte,eu já tive um problema parecido e no meu caso era NoBreak.

 

Quando o PC desliga geralmente é o comportamento padrão da placa-mãe para se proteger.
Quando o PC reinicia é o comportamento geral do Windows ,boa Sorte !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@LEONARDO26SP

Fico muito feliz e tranquilo em saber que não preciso comprar uma  outra fonte.

 

Mais um detalhe que eu não falei. Essa fonte toda a vez que eu coloco a mão em cima dela, 

está sempre gelada, tanto usando o PC normalmente, como rodando jogos pesados.

Eu tinha 3 HD's nela(1xSSD, 1xSHDD e um HD normal), ela sempre desliga depois de

1 minuto com o jogo pesado, depois que eu tirei o HD, ela passou a desligar  por 15

minutos com o mesmo jogo pesado, usando apenas o SSD e o SHDD. 

 

No começo ele rodou normal sem problemas os jogos pesados, depois de um tempo que

ele começou com esse problema de desligamento. O máximo que eu consegui em

temperatura , acredito que seja em torno 1C ou 2C mais quente. Colocando a mão em

cima da fonte, nunca vi essa  fonte esquentar. 

 

Mas estou na dúvida, por que ela funciona normal rodando jogos leves, e fazendo suas tarfas

mais comun do dia-a-dia. Quando vou fazer renderização de video com 20 ou 30 minutos, ela

também não apresenta problemas. Mas na hora do jogos pesados sim. Já tentei de tudo pra

descobrir o erro. Todas as peças são novas, mas nunca vi essa fonte esquentar. 

 

Isso é normal da fonte não esquentar, mesmo fazendo tarefas pesadas? 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, mobjrwork disse:

Coloquei a imagem do jogo mostrando os valores da minha CPU agora. 

 

Sim, uso um No-break 1300VA. Mas mesmo sem o No-break o problema continua, já liguei direto na tomada. 

Tenho ligado somente o Monitor e o PC no No-break. @Thiago Gallo acabei de comprar a placa.

Tem certificado TecLab, é muito azar pegar uma placa de video com falha. 

No eventlog do Windows, somente Service Manager Error, que ainda não consegui descobrir o erro, já achei

no google a informação, mas não consegui resolver. Mas não coincide quando eu estou rodando o jogo.

E quando ele desliga, apenas mostra a mensagem de erro, falha do Kernel, O sistema foi desligado de maneira

incorreta. 

 

Eu teria que trocar minha fonte de Corsair CX750M

por uma de 1000W, para resolver meu problema?

 

Dishonored_2_Screenshot_2018_04.30_-_20_23_18_54.png

w10eventlog_error.jpg

 

Se você usasse estabilizador iria justamente te recomendar a ligar diretamente na tomada e jogá-lo fora. Sua fonte sustenta seu sistema tranquilamente, não é falta de potência. A primeira coisa que vem à mente é mesmo a fonte, se você tiver alguma outra que possa testar tente isso. De acordo com sua descrição e o log, é power loss e precisamos encontrar agora o causador. Pode ser desde um problema na fonte até a própria rede, eu realmente não tenho conhecimento bastante em elétrica pra te apontar uma causa certeira. Vamos aguardar, se tem um lugar bom para desvendar esses problemas é por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse eventlog que estou mostrando, foi o único erro que eu encontrei entre outros que eram o mesmo erro,

foi por que ele desligou do nada quando estava rodando o jogo. Agora isso que você falou posso verificar

depois se a saída do meu No-break, se está tendo muito variação de corrente. Lembrando que meu No-break

tenho a bastante tempo. Tenho uma fonte velha da Seventeam 420w, Não sei se ela vai aguentar para teste,

mas posso tentar. Segue a imagem. 

fonte_antiga_seventeen420w.thumb.jpg.6895bc81403979df30f08dda49be137c.jpg

 

Pessoal, obrigado ai pelo apoio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, mobjrwork disse:

Esse eventlog que estou mostrando, foi o único erro que eu encontrei entre outros que eram o mesmo erro,

foi por que ele desligou do nada quando estava rodando o jogo. Agora isso que você falou posso verificar

depois se a saída do meu No-break, se está tendo muito variação de corrente. Lembrando que meu No-break

tenho a bastante tempo. Tenho uma fonte velha da Seventeam 420w, Não sei se ela vai aguentar para teste,

mas posso tentar. Segue a imagem. 

fonte_antiga_seventeen420w.thumb.jpg.6895bc81403979df30f08dda49be137c.jpg

 

 

Não tenho certeza se essa fonte aguenta. Tem um artigo sobre ela aqui no CDH. O projeto dela é muito antigo e, usando um PSU calculator, ela fica abaixo do recomendado pro seu sistema. Não recomendo o uso desta, nem mesmo para teste.

 

qUnZQkH.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mobjrwork  

 

"Essa fonte toda a vez que eu coloco a mão em cima dela, 

está sempre gelada"

 

Na verdade isso é ótimo até onde sei,KKKK,a minha GS600 Corsair tenho aqui fazem uns 4 a 5 anos e sempre esta gelada tambem ,sinal de que a ventilação do seu PC é eficiente OK,quanto a sua duvida inicial melhor mesmo é testar seu PC com outra fonte de algum amigo ou parente !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Eu tenho uma boa e uma má notícias para mim. 

 

 

A má notícia, é que não encontrei a solução para o meu problema.

 

Sobre a fonte, vou ter arrumar uma outra da mesma potência para eu poder testar. 

 

Mas achei um meio  de não ficar desligando meu PC, foi o melhor meio que consegui,

por enquanto. 

 

Realmene eu preciso, sim, de uma fonte com mais potência e minha placa de video

tem um problema que não é problema. Vou tentar explicar. 

 

Esse placa que eu comprei, parece que ela veio preparada para overclock, ou seja,

ela precisa de mais energia para o overclock, quando eu estou usando 100%, da 

mesma, o PC desliga. Link da placa de video Galax GTX1080 EXOC:

 

Notei que as FANS da placa de video não atingem 100% da rotação, quando eu

carrego o  jogo pesado(usando 100% da mesma). O PC desliga do nada,  tanto

as FANS do processador e da placa de video ficam 100%, somente nesse momento. 

Durante o jogo, o máximo que eu consigo é 25% das FANS. 

 

O Aplicativo da Galax, permite eu configurar e alterar as opções da placa para overclock.

Mas não gostei muito do Xtreme Tuner Plus, ele não me dá muita opção para controle

da FANS da placa, segue a imagem: 

xtreme_tuner_plus_temp_limitation_3.jpg.7ad9aaf53aec5cf73158bf4dabc3a5d1.jpg

 

 

 

A boa notícia, é que consegui manter meu PC ligado com o jogo pesado. 

 

Usando o Aplicativo da MSI(AfterBurner), tenho melhor controle das FANS.

Eu consegui limitar minha placa de video a 70%, ou seja, não deixa ele atingir mais que 70C.

Segue a imagem do jogo Dishonored 2: 

pc_dishonored2.jpg.320e5214a693a075af51bea36821f202.jpg


 

Mas isso não quer dizer que minha fonte está OK, mas consegui ficar muito tempo rodando 2 jogos pesados. 

Tando o "Dishonored2" e o "The Shadows of Mordor" , segue o link: 

Dishonored2 rodando por 2 horas. / The Shadows of mordor por 30 minutos

 

Não é uma solução, mas é o meio que eu conseguir resolver meu problema. Se eu tento usar 100% da minha 

placa  de video, sim o meu PC desliga, por que ele pede mais força, e essa placa chega 80C/90C.  Usando

100%, estou querendo fazer overclock, ela acaba sendo um problema, por ela ser feita para isso. Eu tive que

limitar com aplicativo da Xtreme Tuner plus para 70% de força e limitar a 70C, não sei se eu consigo mais.

Por enquanto estou tendo boa qualidade rodando a 60FPS, sem problema. Segue a imagem:

xtreme_tuner_plus_1.jpg.a46e76d6dad54e7d3f2adafea461d863.jpg

 

 

Por que eu não considero uma solução, por causa da minha placa de video onboard da MB. 

Ele fica me mostrando uma mensagem de erro, e eu não consigo visualizar videos,  na

Internet as vezes, acaba gerando erro, e chegou a travar meu Windows uma vez. Mesmo

eu atualizando todos drivers, tanto do Windows como do própria Gigabyte, tive alguns

problemas com placa de video onboard da MB. Segue a imagem: 

 

pc_onboard_failed.jpg.4d5e4ffb7ecc8ba598a9f56d5b0ff3bc.jpg 

 

 

Por enquanto, é essa foi a melhor solução que eu consegui. Espero não ter feito nada errado. 

Segue a imagens do MSI AfterBurner: Segue as imagens: 

 

PC rodando o jogo: 

pc4_game.thumb.jpg.4d1cc1befe02a7125bf549cc4e7b98bf.jpg

 

Agora o PC em estado normal: 

pc_normal_1.thumb.jpg.5bb10f93c428cbf6d6b7410638809bff.jpg

Dishonored 2 Screenshot 2018.05.01 - 14.41.58.96.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/04/2018 às 20:41, mobjrwork disse:

Sim, uso um No-break 1300VA. Mas mesmo sem o No-break o problema continua, já liguei direto na tomada. 

Tenho ligado somente o Monitor e o PC no No-break.

Qual o modelo desse No-Break? 750 Watts é bastante pra alimentar esse PC.. Em tese, ele não consumiria nem metade, do que a fonte é capaz de oferecer..

 

Mas, você colocou a fonte sobre a influência de um No-break.. Se o No-Break for inadequado, talvez, você tenha "sacrificado" a fonte, sabe-se lá porque..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

SIm, meu No-Break é antigo, cheguei a medir a saída de corrente dele, está normal sem alteração. 

O modelo é RagTech Infinium Premium 1300VA. 

 

O fonte não esquenta e nem esquentou em nenhum momento, mesmo rodando jogos pesados ou

renderizando videos. De todos os testes que eu fiz acima, esse foi o melhor que eu consegui. Pelo 

menos ela não desliga mais. 

 

Acredito que qualquer modelo de placa GTX1080 sem overclock vai funcionar 100%, e a fonte não 

vai esquentar. Se com essa placa ela fica fria, imagina uma sem overclock.

 

O que eu estou entendo e vendo aqui, a segundo o que pessoal está falando, a fonte funciona

perfeitamente no meu PC. Acho que o problema é Pico de energia, a fonte não aguenta as picos

que a placa puxa. Por isso desliga, acredito que a MB tem um sistema de proteção, segundo que

ei vi a muito tempo, a PCIE tem limiação de 75C , passou disso ela desliga. alguma coisa do tipo,

não lembro mais. 

 

O  problema que essa placa é EXOC(Extreme Overclock). Se você olhar essa configuração da imagem

com a configuração padrão de fábrica da Galax, 36C e a rotação da FANS é 0%. Com a temperatura de

70C, a rotação das FANS tem que ser apenas 25%, acho muito estranho. Quando chegar no 90C a 

rotação passa a ser 80%, essa é a configuração padrão do Xtreme Tuner Plus, desliga meu PC. 

Segua a imagem do jogo

pc_gpu_66c_fans_25.jpg.7cbd91f5241a618a1f789d0bc1ad3ebc.jpg

 

Segua a imagem do Aplicativo da Galax:

galax_app_1_default.jpg.11bfed2d22d75225a144f495fa38e067.jpg

 

 

Agora com MSI AfterBurner, veja como fica minha rotação das FANS em 36C. 

galax_app_1_70c_msi_afterburner.jpg

 

No meu caso aqui, essa placa não funciona sem o MSI Afterburner. 

 

pc_dishonored2_xtreme_tuner_plus_66c_default.jpg

adicionado 4 minutos depois

Outro problema que posso ter, pode ser minha MB também. 

 

pc_parteinterna.thumb.jpg.27c9f5db6ffb72a722754d2c09c3aa24.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, mobjrwork disse:

SIm, meu No-Break é antigo, cheguei a medir a saída de corrente dele, está normal sem alteração. 

O modelo é RagTech Infinium Premium 1300VA. 

Não consegui nenhuma informação sobre esse modelo de No-Break.. O mais perto com esse nome é inadequado, pra PC..

 

 

3 horas atrás, mobjrwork disse:

Acredito que qualquer modelo de placa GTX1080 sem overclock vai funcionar 100%, e a fonte não 

vai esquentar. Se com essa placa ela fica fria, imagina uma sem overclock.

Não se assuste, mas TODAS as GTX 1080 fazem OC, SEM necessidade do usuário fazer algo.. Aliás, todas as GTX 1000 tem esse comportamento.. É natural dessa arquitetura da NVIDIA..

 

 

3 horas atrás, mobjrwork disse:

O que eu estou entendo e vendo aqui, a segundo o que pessoal está falando, a fonte funciona

perfeitamente no meu PC. Acho que o problema é Pico de energia, a fonte não aguenta as picos

que a placa puxa. Por isso desliga, acredito que a MB tem um sistema de proteção, segundo que

ei vi a muito tempo, a PCIE tem limiação de 75C , passou disso ela desliga. alguma coisa do tipo,

não lembro mais. 

 

O  problema que essa placa é EXOC(Extreme Overclock). Se você olhar essa configuração da imagem

com a configuração padrão de fábrica da Galax, 36C e a rotação da FANS é 0%. Com a temperatura de

70C, a rotação das FANS tem que ser apenas 25%, acho muito estranho. Quando chegar no 90C a 

rotação passa a ser 80%, essa é a configuração padrão do Xtreme Tuner Plus, desliga meu PC. 

Segua a imagem do jogo

O limite do PCI-Ex é de 75 Watts, não 75ºC.. É um limite de potência que o slot pode fornecer, não um limite térmico..

 

Sobre o consumo da placa, uma GTX 1080 fica entre 180 e 230 Watts, dependendo do modelo.. Mesmo que tenha "picos de consumo", uma fonte de 750 Watts seria mais que capaz de suportar isso.. Exemplo abaixo..

 

https://www.techpowerup.com/reviews/MSI/GTX_1080_Gaming_X_Plus_11_Gbps/28.html

 

Sobre as fans, outra coisa normal dessas placas.. Até certa temperatura, as fans ficam desligadas mesmo.. Ligam depois dos 60ºC, na média.. Claro, tem como desativar isso, com um Afterburner da vida.. Mas a placa é pra desligar, na casa dos 95ºC.. Mas, BEM antes, ela já vai forçar uma queda de clock, pra reduzir temperaturas..

 

Última coisa

 

3 horas atrás, mobjrwork disse:

pc_parteinterna.thumb.jpg.27c9f5db6ffb72a722754d2c09c3aa24.jpg

A fonte tem como respirar aí??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, 

Quero continuar a conversa, mas vou ter que viajar e vou ficar sem internet por 30 dias.
Depois posso responder com mais detalhes.Mas com ou sem No-break, o problema é o mesmo.

 

Agora sobre o fabricante, segue o link: http://ragtech.com.br/. Esse é o mesmo modelo que
 meu, mas é analógico. Segue a imagem: 

nobreak_ragtech.thumb.jpg.2c69607b18164e33ffee8ee280fa428f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo estava com o mesmo problema, meu pc desligava quando eu forçava ele, porém o problema ainda não descobri ao certo, porém minha fonte acabou queimando nesse processo todo, recomendo você fazer umas coisas que fica simples detectar o problema vou passar pra você caso você consiga .

1º trocar pasta térmica do processador e placa de video

2º testar com a fonte de algum amigo ou familiar

3º testar com a placa de video 

4º testar com outra memoria

 

tente trocar os componentes e fazer o teste para ver se o problema vai

persistir, o máximo que eu consegui foi testar a fonte de um amigo que mal

dá pra ligar minha placa de video, mais pelo menos o pc não desligou mais

mais é uma forma que acho que pode dar certo, boa sorte abraço !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Em 5/2/2018 às 15:27, RS Faria disse:

Não consegui nenhuma informação sobre esse modelo de No-Break.. O mais perto com esse nome é inadequado, pra PC..

 

 

Não se assuste, mas TODAS as GTX 1080 fazem OC, SEM necessidade do usuário fazer algo.. Aliás, todas as GTX 1000 tem esse comportamento.. É natural dessa arquitetura da NVIDIA..

 

 

O limite do PCI-Ex é de 75 Watts, não 75ºC.. É um limite de potência que o slot pode fornecer, não um limite térmico..

 

Sobre o consumo da placa, uma GTX 1080 fica entre 180 e 230 Watts, dependendo do modelo.. Mesmo que tenha "picos de consumo", uma fonte de 750 Watts seria mais que capaz de suportar isso.. Exemplo abaixo..

 

https://www.techpowerup.com/reviews/MSI/GTX_1080_Gaming_X_Plus_11_Gbps/28.html

 

Sobre as fans, outra coisa normal dessas placas.. Até certa temperatura, as fans ficam desligadas mesmo.. Ligam depois dos 60ºC, na média.. Claro, tem como desativar isso, com um Afterburner da vida.. Mas a placa é pra desligar, na casa dos 95ºC.. Mas, BEM antes, ela já vai forçar uma queda de clock, pra reduzir temperaturas..

 

 

Última coisa

 

A fonte tem como respirar aí??

 

Sim, segue a foto:

pc_fonte_ar.thumb.jpg.edf5baa383b3fe9e8427850467451059.jpg

adicionado 26 minutos depois

Realmente não encontrei meu problema, mas achei um meio de deixar ligado e funcionando. 
Infezlimente é usar somente 70% da minha placa de video e usar AfterBurner que acho mais
seguro.

 

 Acredito no que você está falando @RS Faria sobre as Fans da minha placa de video:

"Ligam depois dos 60ºC, na média.. Claro, tem como desativar isso, com um Afterburner da vida..
as a placa é pra desligar, na casa dos 95ºC.. Mas, BEM antes, ela já vai forçar uma queda de clock,
pra reduzir temperaturas.." 


Segue as fotos da configuração de temperaturas do Xtreme Tuner Plus da Galax:

pc_gtx1080_fans_limit2.jpg.12a3153e0ae4874e24cad0624126ca85.jpg

pc_gtx1080_fans_limit1.jpg.d26efb67615b3fb6ba8618ec67c6cff4.jpg

adicionado 54 minutos depois

Quero agradecer a todos que me ajudaram aqui. valeu mesmo. Muito Obrigado. 

Aprendi bastante coisa, e me sinto mais seguro. Infezlimente não achei o meu
real problema do PC e não achei ninguém com o mesmo problema que o meu
ou parecido. Mas pelo menos acabei descobrindo um meio de não deixar meu
PC desligando. Até agora está funcionando sem desligar. 

 

Acredito que meu PC não vai desligar com a configuração do Xtreme Turner Plus
que está e também não sei mexer direito nesse applicativo, prefiro não arriscar. 

Eu estou mais seguro com o AfterBurner.

 

Brincar com potenciômetros virtuais, alterando tensão, temperaturas,

% da fans e principalmente o clock da placa de video, acho muito arriscado. 

Não vou mexer no que está funcionando.
pc_gtx1080_fans_limit3.jpg.51cef39651649a33a2d2f2fb43d3648f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Descobrir o defeito do meu PC. Pelo menos acredito que seja. 
Testei minha fonte de alimentação de 750W com minha GTX1080
em um outro PC mais antigo, aconteceu a mesma coisa, ficava desligando.
Agora troquei a fonte da corsair por uma fonte de 550W com a GTX1080 no
outro PC antigo, eu fiz um teste durante 12 minutos. Como mostra a figura abaixo:
pc_m3n78vm_fonte55w_gtx1080_furmark_000003.thumb.jpg.2c058c063a5bdb3e2ad91eb6c5b0b0a9.jpg
Funcionou normal. Sem problemas. Troquei por uma fonte de alimentação
de 1000W e tudo está funcionando normal.

Fiz o mesmo teste com a nova fonte, mesmo sendo de 1000W,
esquenta um pouco, fica morna. Tudo está funcionando normal,
elo menos até agora. 



 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Sim. claro. Até agora meu PC está funcionando OK. Na verdade o que eu fiz, foi começar a entender
por que meu PC estava desligando/reiniciando. Primeiro de tudo eu fiz uma pesquisa rápida na internet.
Achei pessoas com o mesmo problema e/ou parecido, a maioria deles, trocaram a fonte de 600,650,750
por uma de 1000W, mas nenhum falou o motivo, apenas falou que solucionou o problema. Fiz uma
pesquisa rápida aqui no forum do Clube do Hardware sobre os funcionamentos básicos das fontes,
nem precisei ir a fundo, encontrei bastante coisa aqui. Segundo os artigos aqui do Clube do Hardware
que eu vi, explica muito coisa, sobre diferença das potências das fontes, eficiência, a tal da certificação
80 plus, etc. Achei meu caminho das pedras.

De todos os testes que eu fiz, nenhum apresentava defeito. Testei memória OK, placa de video OK,
processador OK, placamae OK, No-break OK, tudo funcionando. Então qual era meu problema, seria 
Bios? (Bicho ignorante operando o sistema), não, na verdade não. 

Aqui onde eu moro, é mais tranquilo. E meio complicado achar alguém ou pegar uma fonte 
emprestada para testar, e ainda mais com valor de 600W, 750W ou 1000W. Fica meio estranho ligar
pro vizinho/amigo, "se tem uma fonte de 1000W pra emprestar?".

O que eu fiz, foi testar a placa de video em um outro computador aqui mais antigo de 2010, a placa 
de video funcionou perfeitamente, depois eu testei a fonte no PC antigo, também funcionou, piorou, 
Não consigo achar o defeito. Depois de um tempo estudando e pesquisando, fiz um outro teste com
a placa de video e a fonte de 750W ao mesmo tempo no PC antigo, foi ai que eu achei o defeito. Ele
tinha o mesmo comportamento do meu PC, ficava desligando/reiniciando. O modelo da placa mâe
que eu testei era uma ASUS M3M78-VM com processador AMD. Somente a fonte ou a placa de video
no PC antigo não dava problema, mas quando ligava os 2 juntos, acontecia o mesmo comportamento
que do meu PC de ficar desligando/reiniciando.

Como eu não sabia que era a fonte e não placa de video?
Simples, meu PC antigo tinha uma fonte de 550W, o mínimo para a minha GTX1080 funcionar é 500W.
Eu fiz o teste do "benchmark do fullmark" e funcionou beleza, como está no meu post anterior aqui no
Clube do Hardware. Depois eu fiz o mesmo teste no PC antigo com os 2 juntos, a GTX1080 e minha de
fonte de 750W da corsair,  jogava e nada acontecia. Como a placa de video é nova, durante os 3
primeiros meses, nada vai acontecer, somente depois de 1 ou 3 meses, é que o PC começa a desligar

e/ou reiniciar do nada. Na verdade esse meu problema eu tenho a mais de 1 ano. 

 

Eu fiz o mesmo teste com a GTX1080 e a fonte de 750W no PC antigo usando o Fullmark, ele começou a
desligar/reiniciar o PC, Fiz o teste 3 vezes e aconteceu a mesma coisa, como no meu PC. O que eu fiz foi
trocar a fonte por uma de 1000W. Eu fiz isso, depois que eu comecei a entender o quanto realmente a 
fonte puxa de energia e o quando eu posso economizar de custo. Comprar uma fonte de 750W é mais
caro que uma fonte de 1000W. Com uma fonte de 750W se paga a fonte "mais as parelas da fonte de 
1000W" na conta de luz, sendo que você nem tem a fonte de 1000W. Agora com a fonte de 1000W eu
acabo economizando na conta de luz. Acredito que finalmente, achei o problema.

As fonte que eu pesquisei sobre as fontes são essas: 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mobjrwork, muito interessante seu caso. Lendo suas considerações finais, creio ter envolvimento do no-break no mau funcionamento de sua fonte. A maioria dos modelos disponíveis no mercado, possui um estabilizador interno. Ou seja, apesar de cumprir a função de suprir energia quando a rede elétrica falhar, ele encurta o tempo de vida de sua fonte de alimentação.

 

Poderia postar o modelo de no-break que você usa? Provavelmente, caso se confirme a existência do estabilizador interno, ocorrerá o mesmo problema com o tempo - caso continue usando-o.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...