Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com pré amplificador


Posts recomendados

Montei um pré com NE 5532 para microfone dinâmico simples de 0.5W x 32 ohm , porém não está funcionando  , não consigo ter ganho  .O pré é com saída balanceada , calculei valor de resistores e do capacitor  , não sei se é  ci com defeito de fábrica , já que o primeiro lote q comprei veio com problema.

pre.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá!

1 - Calculei o ganho e deu R3/R1, ou R4/R2, que dá na mesma, igual a 10 para frequências de áudio e um pouco mais além.

2 - Você menciona um microfone, mas no esquema está um falante. Pode ser um fone de ouvido, ou um falante com 32 ohms 0,5W.

3 - Você alimentou o CI com tensões simétricas, ou pelo menos uma positiva e outra negativa?

4 - Você reparou, que o pino 8 é a alimentação positiva e o pino 4 é a negativa?

5 - Você está usando o CI com encapsulamento FE, N ou D8 com 8 pinos?

6 - Você configurou o outro amplificador do CI para que a saída fique estável e não deixou as entradas abertas?

7 - Como você está medindo a saída? Com uma carga, e um osciloscópio, ou o que? 

8 - Você está ciente que com um ganho de apenas 10, não vai conseguir ouvir nada na saída, caso coloque um falante ou fone de ouvido lá?

9 - Se sua carga for inferior a 600 ohms, o amplificador vai ser forçado em casos de tensão de saída alta, pois tem limite de corrente de saída. 

MOR_AL

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MOR disse:

Vamos lá!

1 - Calculei o ganho e deu R3/R1, ou R4/R2, que dá na mesma, igual a 10 para frequências de áudio e um pouco mais além.

2 - Você menciona um microfone, mas no esquema está um falante. Pode ser um fone de ouvido, ou um falante com 32 ohms 0,5W.

3 - Você alimentou o CI com tensões simétricas, ou pelo menos uma positiva e outra negativa?

4 - Você reparou, que o pino 8 é a alimentação positiva e o pino 4 é a negativa?

5 - Você está usando o CI com encapsulamento FE, N ou D8 com 8 pinos?

6 - Você configurou o outro amplificador do CI para que a saída fique estável e não deixou as entradas abertas?

7 - Como você está medindo a saída? Com uma carga, e um osciloscópio, ou o que? 

8 - Você está ciente que com um ganho de apenas 10, não vai conseguir ouvir nada na saída, caso coloque um falante ou fone de ouvido lá?

9 - Se sua carga for inferior a 600 ohms, o amplificador vai ser forçado em casos de tensão de saída alta, pois tem limite de corrente de saída. 

MOR_AL

 

1-Coloquei em R3 resistores de valores 100k e 330k para testar.

2- Coloquei  falant. porque fiz as pressas esse ckt no circuito para postar  aqui , mas é um mic. de 32 ohms e 0.5 w , um microfone dinâmico simples.

3- Alimentei o ci  com +12v e Gnd , sendo  capacitores de 100n e 10u , no 12V. Não usei fonte simétrica  .

4- sim , no ckt  real eu coloquei , comprei um livro sobre amop  e li várias vezes já , não  consigo achar  algo bom sobre aúdio.

5-pdip 8pinos , D8.

6- Coloquei nas entradas um gerador de sinais com frequência de 1khz , a amplitude fui variando para ver o resultado final .

7- Medi no ociloscópio , antes do próximo estágio!

8-Fui aumentando o ganho com resistores de 100k e 330 k para ver a variação, e se não saturava o ci.

( o estágio seguinte seria na outra porta do mesmo ci  no modo   amplificador inversor ou  no próximo estágio q  seria um somador  usando um ci ne5532 também , portanto 600 ohm .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, fabiano aladin disse:

1-Coloquei em R3 resistores de valores 100k e 330k para testar.

OK!

2- Coloquei  falant. porque fiz as pressas esse ckt no circuito para postar  aqui , mas é um mic. de 32 ohms e 0.5 w , um microfone dinâmico simples.

OK!

3- Alimentei o ci  com +12v e Gnd , sendo  capacitores de 100n e 10u , no 12V. Não usei fonte simétrica  .

Tem que ter fonte simétrica ou tem que elevar a tensão cc de saída de zero volt, para algo como Vcc/2.

4- sim , no ckt  real eu coloquei , comprei um livro sobre amop  e li várias vezes já , não  consigo achar  algo bom sobre aúdio.

OK!

5-pdip 8pinos , D8.

OK!

6- Coloquei nas entradas um gerador de sinais com frequência de 1khz , a amplitude fui variando para ver o resultado final .

OK!

7- Medi no ociloscópio , antes do próximo estágio!

É aí? Clipou as tensões negativas?

8-Fui aumentando o ganho com resistores de 100k e 330 k para ver a variação, e se não saturava o ci.

( o estágio seguinte seria na outra porta do mesmo ci  no modo   amplificador inversor ou  no próximo estágio q  seria um somador  usando um ci ne5532 também , portanto 600 ohm .

 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

4 não's...

Não sou da sonorização. Não achei com facilidade uma aplicação típica deste ne5532 na configuração parecida com 'amplificador diferencial'. Não conheço microfone de 0.5W

... não ajudei em nada

Mas se eu fosse você, tentaria a aplicação típica mesmo. Só pra ver que merdadá...

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR

1 hora atrás, MOR disse:

3- Alimentei o ci  com +12v e Gnd , sendo  capacitores de 100n e 10u , no 12V. Não usei fonte simétrica  .

Tem que ter fonte simétrica ou tem que elevar a tensão cc de saída de zero volt, para algo como Vcc/2.

você diz colocar um divisor de tensão no pino 4 do ci , ou colocar  na entrada não inversora ?

1 hora atrás, MOR disse:

7- Medi no ociloscópio , antes do próximo estágio!

É aí? Clipou as tensões negativas?

Entendo por clipar é jogar a terra , observei no ociloscopio q a forma de onda estava igual  porém sem ganho .Desculpe senão entendi sua pergunta , não entendo nada de audio  , estou lendo muito  para  fazer isso .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Refiz o circuito , coloquei 6 volts na entrada não inversora e funcionou , como é um sbtrador , do jeito q eu tinha feito estava errado .

Além de ler sobre amplificadores operacionais , alguém poderia me indicar  algum material  sobre áudio ?

Tem mais alguma coisa que eu tenha feito errado  nesse circuito , ou precise saber   sobre usar amop para áudio?

CKTCORRIG.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor usar um  capacitor em paralelo com o resistor de realimentação para  atenuar as altas frequências ou usar um  um filtro passa baixa na saída , antes de ir para o próximo estágio?

Pelos cáculos  o valor do capacitor seria de 1 nF ,  devo usar um cerâmico ou outro tipo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabiano aladin

Vamos por partes:

1 - Você quer fazer um pré-amplificador com o microfone dinâmico e depois incluir um amplificador que sensibilize um falante ou um headphone?

2 - Você deseja apenas um pré-amplificador e já tem o amplificador de potência?

3 - Qual o nível de tensão que o seu microfone fornece normalmente?

4 - Sabe que um amplificador que fornece uma alta potência para fones de ouvido pode ser construído com o CI LM386? O datasheet dele tem até diversas opções.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-É um sistema para comunicação humana , testei todo o sistema na prática , a única coisa que ficou ruim foi o ganho  no  pré portantoconsequentemente na saída , e fiquei meio perdido  para saber quanto de ganho deveria ter , pelo q andei pesquisando parece q para microfone deve ser 100x .

2- Vou usar um TDA  7375 como  amplif. de potência em modo  bridge , no teste usei um TDA2003.

3- Fiz uma alteração no projeto e coloquei na saída do microfone um driver  balanceado feito com trasistor bc 549  para melhorar o ganho  no pré, e alterei o  pré para esse mais simples com  balanceamento.

4- o lm358 não me atenderia para esse projeto.

Obs.: Coloquei a imagem do  diagrama em blocos do ckt  modificado  , sei que no filtro passa faixa vai ter atenuação , o ganho que devo  ter  antes desse estágio seria 200% ou menos, para compensar tal atenuação?

Vou colocar  o link  com os dados :

 

CKT2.png

adicionado 1 minuto depois

Não sei se deveria ter colocado no post anterior ou fiz certo ao abrir este,  caso tenha  cometido alguma infração  peço que me desculpe.

 

adicionado 2 minutos depois
2 horas atrás, MOR disse:

@fabiano aladin

Vamos por partes:

1 - Você quer fazer um pré-amplificador com o microfone dinâmico e depois incluir um amplificador que sensibilize um falante ou um headphone?

2 - Você deseja apenas um pré-amplificador e já tem o amplificador de potência?

3 - Qual o nível de tensão que o seu microfone fornece normalmente?

4 - Sabe que um amplificador que fornece uma alta potência para fones de ouvido pode ser construído com o CI LM386? O datasheet dele tem até diversas opções.

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulão @aphawk me fez lembrar... Um pouco mais de uma década antes de você, montei um com 2 microfones de gravador. Simples d+ era apenas um microfone ligado à outro por um par de fios. Pra ouvir tinha que enfiar o microfone no ouvido. Saudade da idade de boa audição.... De fato foi uma microevolução daquele telefone de latinha...(duvido que esta geração tenha ouvido falar de)

 

O projeto do autor do tópico é sim curioso a nível de aprendizado. A nível real, penso que em breve ele deva cogitar algo wireless...

 

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o que já aprendi  até agora  eu mesmo já estou  calculando e projetando os estágios, antes eu estava procurando na internet circuitos prontos e procurando entender como funcionavam e para que  , só o filtro passa faixa que usei  a calculadora do fabricante , o problema que tenho dúvidas à respeito de quanto de ganho devo  ter  para o microfone  até o filtro passa faixa , algumas coisas não tenho encontrado respostas pela internet .

Fiz o que a @Isadora Ferraz me sugeriu no outro post , não  copiar somente mas procurar entender  ,como  pretendo fazer com TDA e amop  ficou mais fácil do que fazer com  transistores , porém aprendi muita coisa e sei q tenho mais o que aprender .Mas o problema é encontrar  material bom para estudo , comprei um livro bom de amplificadores operacionais , já material para áudio não  achei nada  ainda , somente tópicos aqui do fórum que me ajudaram muito a entender várias coisas.

Se alguém puder me indicar materias de estudo agradeço  , e quem puder me passar informação referente ao ganho que devo ter  do mic, agradeço muito pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sinto um pouco de inveja desta avidez por teoria. P.ex. queria ter vontade reaprender matemática além da básica. Enfim...

 

No caso do microfone, percebo a preocupação (válida) com o ganho do do pré. Nada impede de você usar um ganho controlado por um potenciômetro. Pense nisso...

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabiano aladin

Faça o seguinte:

1 - Se você não conhecer o nível de tensão que seus microfones dinâmicos fornecem, é necessário medir. Use um osciloscópio e fale normalmente ao microfone. Você vai ver um sinal na tela. meça o nível médio. O sinal está em 100uVpp, 1mVpp, 10mVpp ou 100mVpp? Com este valor pode-se calcular o ganho necessário do pré-amplificador. 

2 - Você informou que possui uma fonte com 12V para alimentar o pré. O CI escolhido foi o NE5532. 

Este pré seria para:

2.1 - Amplificar o nível de sinal, mais que o necessário, nos casos do microfone e o pré ficarem longe do amplificador (100m a 150m). Depois o sinal pode ser reduzido. Assim a relação sinal/ruído seria maximizada.

2.2 - Baixar a impedância de saída no pré. Assim sua antena (os fios TRANSADOS) do pré ao amplificador captaria menos interferência (ruído).

2.3 - Um filtro passa-faixa no pré. Não acho que seria útil, já que o ruído maior seria captado pelo fio do pré ao amplificador (100m a 150m), portanto DEPOIS DO PRÉ. O microfone dinâmico tem limitação na resposta em frequência de áudio, mas funciona para voz, portanto, não precisaria filtro.

No lado do amplificador

3 - Reduzir o sinal de áudio. Com isso o sinal de ruído também reduziria. Como você aumentou o sinal de áudio no pré além do necessário, o nível de ruído ficaria reduzido, quando reduzir tudo. Se o nível na saída do pré fosse o correto, o nível do ruído gerado nos fios (100m, 150m) não seria atenuado.

4 - Aí sim seria necessário um filtro passa-banda para as frequências de voz (300Hz a 3400Hz). A ordem do filtro (capacidade de atenuar sinais fora da faixa) deveria ser verificada e depende das frequências do sinal de ruído captado pelos fios longos.

5 - Usar o TDA7375. Nossa! É um amplificador para falantes e não fones de ouvido! Mas ele pode ser configurado para 2,3 ou 4 falantes/canais. O ganho deles é 10 (saída simples) ou 20 (saída em ponte).

6 - Dependendo da potência em cada alto-falante e do tipo da saída, cada entrada no amplificador terá um nível de sinal, que vai ser determinado pelo pré e pelo atenuador.

 

Vi seus diagramas, mas acho que precisaria que os mesmos incluíssem as distâncias entre cada bloco, que você desenhou. Seria bom se você desenhasse os blocos dentro de cada ambiente/unidade e as identificasse., inclusive com as áreas, para estimarmos as potências de áudio.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabiano aladin ,

 

Se a distância for maior do que alguns metros, usar um alto-falante como microfone ajuda muito a reduzir qualquer ruído, pois a impedância é muito, muito baixa.

 

Quanto a sua pergunta sobre o ganho, depende muito do tipo do microfone utilizado. Existem alguns com saída bem alta, e um ganho em torno de 30 já te atende. Porém, existem alguns com saída bem baixa, e nesses casos não é raro usar um ganho em torno de 100. 

 

O correto é pegar o datashet dele, e ver qual o nível de saída e qual a impedância dele. Assim você otimiza o seu circuito.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, MOR disse:

@fabiano aladin

Faça o seguinte:

1 - Se você não conhecer o nível de tensão que seus microfones dinâmicos fornecem, é necessário medir. Use um osciloscópio e fale normalmente ao microfone. Você vai ver um sinal na tela. meça o nível médio. O sinal está em 100uVpp, 1mVpp, 10mVpp ou 100mVpp? Com este valor pode-se calcular o ganho necessário do pré-amplificador. 

2 - Você informou que possui uma fonte com 12V para alimentar o pré. O CI escolhido foi o NE5532. 

Este pré seria para:

2.1 - Amplificar o nível de sinal, mais que o necessário, nos casos do microfone e o pré ficarem longe do amplificador (100m a 150m). Depois o sinal pode ser reduzido. Assim a relação sinal/ruído seria maximizada.

2.2 - Baixar a impedância de saída no pré. Assim sua antena (os fios TRANSADOS) do pré ao amplificador captaria menos interferência (ruído).

2.3 - Um filtro passa-faixa no pré. Não acho que seria útil, já que o ruído maior seria captado pelo fio do pré ao amplificador (100m a 150m), portanto DEPOIS DO PRÉ. O microfone dinâmico tem limitação na resposta em frequência de áudio, mas funciona para voz, portanto, não precisaria filtro.

No lado do amplificador

3 - Reduzir o sinal de áudio. Com isso o sinal de ruído também reduziria. Como você aumentou o sinal de áudio no pré além do necessário, o nível de ruído ficaria reduzido, quando reduzir tudo. Se o nível na saída do pré fosse o correto, o nível do ruído gerado nos fios (100m, 150m) não seria atenuado.

4 - Aí sim seria necessário um filtro passa-banda para as frequências de voz (300Hz a 3400Hz). A ordem do filtro (capacidade de atenuar sinais fora da faixa) deveria ser verificada e depende das frequências do sinal de ruído captado pelos fios longos.

5 - Usar o TDA7375. Nossa! É um amplificador para falantes e não fones de ouvido! Mas ele pode ser configurado para 2,3 ou 4 falantes/canais. O ganho deles é 10 (saída simples) ou 20 (saída em ponte).

6 - Dependendo da potência em cada alto-falante e do tipo da saída, cada entrada no amplificador terá um nível de sinal, que vai ser determinado pelo pré e pelo atenuador.

 

Vi seus diagramas, mas acho que precisaria que os mesmos incluíssem as distâncias entre cada bloco, que você desenhou. Seria bom se você desenhasse os blocos dentro de cada ambiente/unidade e as identificasse., inclusive com as áreas, para estimarmos as potências de áudio.

MOR_AL

 Obrigado pela ajuda.

1-  + ou -  10mVpp à 15mVpp , um pouco difícil ser mais preciso  porque utilizo ociloscópio analógico , já testado com cabo de 100 metros.

2.1 - O microfone ficará afastado  do equipamento 100 metros , o pré e demais  blocos do ckt ficarão  no mesmo chassi .

2.2- como o pré está  junto com o amplificador , eu fiz um estágio anterior  transistorizado  (bc549) ao pré  que usa saídas balanceadas para o caso da entrada está muito baixa , o ganho tá + ou - 5x .

2.3- Tem um estágio filtro passa faixa antes do TDA , justamente para  evitar esses ruídos . Pretendo colocar  um capacitor um estágio depois do pré , no resistor de realimentação para limitar a frequência  .

5-Vou usar o TDA em ponte para  aumentar o ganho já que  o cabo é de 100 metros do amplificador ao  alto-falante .

6-Vão ser usado  dois alto-falantes em paralelo de 8ohm e3w cada , e no equipamento terá um eletreto e para rx e um alto-falante de 8ohm e 8w .

 

ckt4.jpg

CKT2.png

adicionado 3 minutos depois
Em 03/05/2018 às 09:49, Isadora Ferraz disse:

Sinto um pouco de inveja desta avidez por teoria. P.ex. queria ter vontade reaprender matemática além da básica. Enfim...

 

No caso do microfone, percebo a preocupação (válida) com o ganho do do pré. Nada impede de você usar um ganho controlado por um potenciômetro. Pense nisso...

abç

Estou tendo um grande aprendizado com essa tarefa , andei vendo vários  tópicos daqui e me ajudou muito .Tô tentando adquirir conhecimentos teóricos e práticos , segui seu conselho em saber  o porque está fazendo e não somente copiar , assim mudo o que precisar e até faço meus próprios  circuitos .

adicionado 10 minutos depois
14 horas atrás, aphawk disse:

@fabiano aladin ,

 

Se a distância for maior do que alguns metros, usar um alto-falante como microfone ajuda muito a reduzir qualquer ruído, pois a impedância é muito, muito baixa.

 

Quanto a sua pergunta sobre o ganho, depende muito do tipo do microfone utilizado. Existem alguns com saída bem alta, e um ganho em torno de 30 já te atende. Porém, existem alguns com saída bem baixa, e nesses casos não é raro usar um ganho em torno de 100. 

 

O correto é pegar o datashet dele, e ver qual o nível de saída e qual a impedância dele. Assim você otimiza o seu circuito.

 

Paulo

São cápsulas para  headphones , e no equipamento vai ter um alto falante mesmo de  8ohm 8w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, fabiano aladin disse:

São cápsulas para  headphones , e no equipamento vai ter um alto falante mesmo de  8ohm 8w.

 

Essas cápsulas, se tiverem impedância abaixo de 50 ohms, são alto-falantes em miniatura. A maioria tem em torno de 32 ohms. Não são microfones.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fabiano aladin disse:

 Obrigado pela ajuda.

1-  + ou -  10mVpp à 15mVpp , um pouco difícil ser mais preciso  porque utilizo ociloscópio analógico , já testado com cabo de 100 metros.

Ok! Já é um ponto de partida.

2.1 - O microfone ficará afastado  do equipamento 100 metros , o pré e demais  blocos do ckt ficarão  no mesmo chassi 

Aí ficou muito problemático. 

2.2- como o pré está  junto com o amplificador , eu fiz um estágio anterior (junto ao pré, ou junto ao microfone)?  transistorizado  (bc549) ao pré  que usa saídas balanceadas para o caso da entrada está muito baixa , o ganho tá + ou - 5x . Talvez nem seja necessário.

2.3- Tem um estágio filtro passa faixa antes do TDA , justamente para  evitar esses ruídos . Pretendo colocar  um capacitor um estágio depois do pré , no resistor de realimentação para limitar a frequência  .

Não sei se seria suficiente.

5-Vou usar o TDA em ponte para  aumentar o ganho já que  o cabo é de 100 metros do amplificador ao  alto-falante .

O ganho não é tudo. O problema é o nível de ruído captado no cabo. Este ruído também está presente na faixa do microfone e este não poderá ser separado do sinal.

6-Vão ser usado  dois alto-falantes em paralelo de 8ohm e3w cada , e no equipamento terá um eletreto e para rx e um alto-falante de 8ohm e 8w .

 

ckt4.jpg

CKT2.png

adicionado 3 minutos depois

Estou tendo um grande aprendizado com essa tarefa , andei vendo vários  tópicos daqui e me ajudou muito .Tô tentando adquirir conhecimentos teóricos e práticos , segui seu conselho em saber  o porque está fazendo e não somente copiar , assim mudo o que precisar e até faço meus próprios  circuitos .

adicionado 10 minutos depois

São cápsulas para  headphones , e no equipamento vai ter um alto falante mesmo de  8ohm 8w.

OK!

 

Sinceramente!

1 - Parece haver algo muito errado com este projeto, pois não se costuma fazer o sinal do microfone percorrer 100m sem algo protegendo da radiação que é captada. Mas os cabos telefônicos mais antigos ficavam dentro de blindagem. Já vi cabos paralelos de telefone sem blindagem alguma, mas o som era sofrível.

2 - Você já comentou, mas devo ter esquecido e o tópico já está grande para procurar a resposta. Eu usaria os walk talk.

3 - Ou eu faria como sugeri na minha resposta anterior.

4 - Observando sua última figura, porque você não coloca o pré junto ao microfone. A alimentação poderia vir do nível cc junto com o ac para o falante. Um capacitor eletrolítico bloquearia o cc e este seria usado para alimentar o pré.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabiano aladin ,

 

Quando se usa o microfone assim longe, tem de montar um pré-amplificador junto ao microfone, e fazer a saída com baixa impedância mas  balanceada !

 

Assim o sinal vai poder atravessar essa distância toda e ao chegar no amplificador  usa-se um circuito que vai desbalancear o sinal , cancelando os ruídos induzidos.

 

Seu projetinho tá ficando complicadinho kkkk !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, aphawk disse:

Quando se usa o microfone assim longe, tem de montar um pré-amplificador junto ao microfone, e fazer a saída com baixa impedância mas  balanceada !

 

Assim o sinal vai poder atravessar essa distância toda e ao chegar no amplificador  usa-se um circuito que vai desbalancear o sinal , cancelando os ruídos induzidos.

Com os integradinhos de hoje dá para fazer um pré de baixíssimo consumo, coisa de usar pilhas que irão durar meses. mesmo que esqueçam o interruptor ligado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa parte do ruído vou  tentar  diminuir o máximo mas sei que possivelmente não  será zerado .Mas de acordo com o diagrama em blocos  eu devo chegar com o sinal na faixa de uns 10 Volts  no TDA ou  menos ?

Não consigo achar informação à respeito disso , essa é minha grande dúvida e não tenho experiência nenhuma com projeto de áudio , aprendi muito com esse projeto complicado  pesquisando na internet , lendo livros e no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, fabiano aladin disse:

Essa parte do ruído vou  tentar  diminuir o máximo mas sei que possivelmente não  será zerado .Mas de acordo com o diagrama em blocos  eu devo chegar com o sinal na faixa de uns 10 Volts  no TDA ou  menos ?

Não consigo achar informação à respeito disso , essa é minha grande dúvida e não tenho experiência nenhuma com projeto de áudio , aprendi muito com esse projeto complicado  pesquisando na internet , lendo livros e no fórum.

 

Não, se conseguir chegar em torno de 0,7 Volt já está ótimo !

 

Mas lembre de que tem de enviar esse sinal de modo BALANCEADO, e no circuito antes do TDA tem de desbalancear esse sinal e entregar com ganho unitário.

 

Quanto ao TDA, pode trabalhar com ganho bem baixo, tipo 10 no máximo estará muito bom. Por exemplo, se usar o sinal com 0,7 volts e ganho de 10 no TDA, poderá entregar cerca de 7 volts ao alto-falante, que se for de 4 ohms poderá chegar a mais de 10 watts ( claro, dependendo do TDA.... ) !!!!!

 

A ideia é sempre a seguinte : melhorar a relação sinal/ruído entre o seu microfone e o seu amplificador.

 

O cabo que leva o sinal de áudio é muito comprido, ele vai receber bastante ruído, e a melhor solução é enviar um sinal balanceado com um nível relativamente alto e impedância baixa. Muito desse ruído será cancelado no desbalanceamento do sinal.

 

Por outro lado, porquê enviar esse sinal do microfone sem já estar amplificado, pronto para ligar em apenas um alto-falante do outro lado, por exemplo usando transformadores de linha de 70 Volts ( que é uma solução bem conhecida do pessoal de sonorização ambiente ) ?

 

 A menos que tenha algum impedimento o qual você não explicou devido ao tamanho do projeto, seria a melhor solução ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Paulo, bom dia.

Telefonia nunca foi um primor em qualidade de áudio, mas como o objetivo se concentra no entendimento da mensagem ninguém reclama. Um operacional de nanoconsumo, rail to rail, não necessita ter alto slew rate (0,010V/us já serve), levando os mV do mic dinâmico para 80% do Vpp possível. Podemos pensar numa bateria de 9V, ganho calibrado para 7Vpp. Isso vai longe, nos lembra a comunicação RS485 (é esse mesmo o código? faz tempo!!!). Sinais em tensão bem elevada  (telefonia usa 70V) vão longe, não creio que será necessário uma baixa impedância na recepção, pode-se pensar num operacional diferencial (impedância de entrada >1M), então a baixa impedância da saída do operacional dará conta da absorção dos ruídos, teremos uma linha de razoável tensão, baixa corrente e consequente baixo consumo. Os operacionais da chamada linha áudio possuem uma construção que prima o purismo do som a níveis só detectados por aparelhos e por consequência um razoável consumo, não são necessários nessa aplicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...