Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan / cooler 120mm ótimos indicação


Posts recomendados

Meu fan traseiro do meu HAF 912 é um Cougar CFD 120mm preto, muito silencioso e faz muito vento. Um dos melhores fans de 120mm que já tive e olha que já tive vários. Recomendo mesmo. Para uso como exaustão pelo menos ele se sai muito bem aqui no meu caso. Pouco ruído e bastante ar sendo deslocado. O meu não tem LED, é todo preto, não gosto de coisa acesa dentro do PC. Mas tem versões com LED também, se você curtir.


Espero ter ajudado, abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso AKASA VIPER 120mm, só que o meu é bem velhinho.Tem uns 6 anos.

Tem alto rendimento  e é PWM(velocidade variável), se sua MB tiver uma tomada de 4 pinos será excelente escolha porque não ficará na RPM máxima . Seria bom saber a MB, Cooler de CPU e o gabinete para orientar melhor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX @torrentman estou querendo montar um watercooler case no meu gabinete! Ele tem suporte prara 2 radiadores de 360mm e com filtro de poeira. Para que tenha um excelente desempenho na refrigeração do radiador preciso de fans com alto fluxo de ar ou preção estatica.

li alguns post q dizem que para lugares onde o ar tem dificuldade na passagem e melhor o uso de fans com uma alta preção! Vcs tem mais alguma indicação para mim? obrigado valeu abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Victor Pereira você vai precisar de um fan com PWM (controle de RPM). O Akasa Viper que o colega indicou é muito bom, mas hoje em dia tem o Akasa Piranha que eu considero melhor (mais silencioso e mais bonito, pois o Viper é amarelo limão). Os dois tem fluxo na casa dos 80CFM e pressão na casa dos 3.0 mm-H2O. Eu tenho o Akasa Piranha e considero um excelente fan.

 

Considero o melhor custo benefício. Custam por volta de 45$ em sites como Pichau e Kabum.

 

Mas você pode comprar fans mais fortes, como o MFY-B2NN-13NMK-R1 ou o MFY-P2NN-15NMK-R1. O segundo tem uma excelente pressão, ideal para radiadores de 60mm de altura, por exemplo, ainda que esses radiadores tenham fpi baixo. São fans de 1500 e 1750rpm, então espere que sejam mais barulhentos. A Corsair também tem fans de 2400rpm, mas são caros. A Noctua tem fans de 2000 e 3000 rpm, mas também são caros. São fans mais entusiastas.

 

Do Viper e o Piranha, que tem 1900rpm para esses outros coolers de 2500-3000rpm você deve ganhar de 1 a 2ºC, então às vezes é melhor manter um fan mais silencioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquecí do AKASA piranha !(mas com esse nome...). Como é para WC então é bom saber o gabinete q você tem, porque pode ter a opção de FAN de 140, ou maiores.Serão mais eficientes e mais silenciosos se couberem no gabinete. E o modelo da MB para ver se tem SYS_FAN de 4 pinos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vou aproveitar seu tópico @Victor Pereira, acho que o assunto se encaixa.

Eu to pensando em trocar meus fans de 120mm, são 3, que vieram padrão com o gabinete, eles são 3 pinos. 

Será que caia bem esse do Akasa @Contiusa?
E também queria um de 140mm para colocar na parte de trás do gabinete. Os do Watercooler, acho que vou deixar mais um tempo, eles rodam por volta de 2000RPM, são da CoolerMaster. 
Queria algo bom e que seja silencioso, pelo menos dentro do possivel, lógico que em 100% vai dar para ouvir mas quanto menos barulho melhor, rs.
 

E alguém sabe, se tem algum tipo de produto, que se pode passar nesses fans ,para não acumular poeira nas arestas? Porque fica tipo uma poeira/terra grudada, não só aquela poeira. 

Conhecem esse modelo? Akasa Vegas R7 Rgb 12cm 120mm Ak-fn098.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro acho o Akasa Piranha muito forte para gabinete, a menos que seja o exaustor de trás. Usar esse tipo de fan no gabinete vai encher de poeira e fazer barulho. Fans de 1300-1500rpm são mais indicados e mais silenciosos.

 

Esse Vegas R7 é meio fraquinho. Tem fan de 1300rpm com especificação melhor do que ele, tipo os da Cougar. Só se for pelo RGB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Contiusa disse:

@Vinicius Teodoro acho o Akasa Piranha muito forte para gabinete, a menos que seja o exaustor de trás. Usar esse tipo de fan no gabinete vai encher de poeira e fazer barulho. Fans de 1300-1500rpm são mais indicados e mais silenciosos.

 

Esse Vegas R7 é meio fraquinho. Tem fan de 1300rpm com especificação melhor do que ele, tipo os da Cougar. Só se for pelo RGB.

 

Saquei.. No caso, como são três, tem algum modelo que recomenda de 120 mm? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês pedirem indicação de FAN sem falar o gabinete é problemático. Gabinetes são projetados para trabalhar com FAN de 80 a 200mm e normalmente tem filtros para reter poeira. Não dá para evitar a manutenção quanto á poeira.

O mais importante é verificar se a MB tem ou não SYS_FAN adicionais ou a ligação será direta no fonte, nesse caso o FAN sempre trabalha na RPM máxima e aí sim podem vir os inconvenientes de ruído ou excesso de poeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Pessoal, vocês pedirem indicação de FAN sem falar o gabinete é problemático. Gabinetes são projetados para trabalhar com FAN de 80 a 200mm e normalmente tem filtros para reter poeira. Não dá para evitar a manutenção quanto á poeira.

O mais importante é verificar se a MB tem ou não SYS_FAN adicionais ou a ligação será direta no fonte, nesse caso o FAN sempre trabalha na RPM máxima e aí sim podem vir os inconvenientes de ruído ou excesso de poeira.

 

Sim, concordo.. O meu é uma NZXT 450, até é bem silencioso, pelo menos os da frente, só o fluxo que fica por volta de 40 CFM, e o traseiro, que é baixo e fica por volta de 1000 RPM. 
Para esses, a intenção era deixar sempre no full, e só controlar mesmo os do watercooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vinicius Teodoro disse:

Para esses, a intenção era deixar sempre no full, e só controlar mesmo os do watercooler.

 

Por isso que não vale a pena comprar fan de 2000rpm para gabinete. Mesmo com o filtro, a poeira entra pelas frestas, por baixo, etc. Algumas placas-mãe tem conectores com ajuste de velocidade, mas não são todas. 

 

Quem realmente quer controlar os fans, o ideal é comprar o controlador (se o gabinete não tiver). Se bem que até isso hoje em dia está difícil, pois os gabinetes não estão vindo mais com baia frontal.

 

Fan  de 2000rpm ou mais só atrás, como exaustor. Eu tenho um Corsair 120 de 2350rpm como exautor, mas ele fica sempre no mínimo. Mesmo quando estou jogando. Raramente eu coloco ele no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Contiusa

Realmente estou nos dias para comprar os meus fans, aquele Akasa Piranha, acha que é silencioso? Tem algum da cooler master que conheça que seja bom também e silencioso, lembrando que todos eles vão estar ligados usando PWM. 

Eu tenho um do meu WC mas quando liga por volta de 1400-1500RPM, faz um som de fan enroscado, não aquele barulho de vento fluindo, só quando deixo no máximo ou no minimo, que o barulho fica normal e isso me incomoda para caramba.

E também precisaria de um exaustor, de 140mm, o que me recomenda? Se precisar de alguma informação extra para me ajudar, é só falar. 

Já viu esse filtro? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-681870939-filtro-fan-de-aluminio-akasa-120-mm-grm120-al01-bk--_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro eu acho que o Akasa Piranha vai ser o mais silencioso de todos. Só se você quiser um fan de 2500rpm, aí tem aqueles da Cooler Master que eu indiquei. Não conheço esses filtros (nunca usei). Como exaustor, tem o Corsair ML140 PRO 140MM CO-9050045-WW de 2000rpm, mas é caro. Ou você pode comprar um fan de 1300-500rpm porque ele deve regular com o Akasa Piranha. A Cooler Master tem um Air Flow de 140, mas o projeto é com umas pás que eu garanto que vai ser barulhento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Contiusa disse:

 

Não, mas ele a 2000rpm vai fazer barulho. Só mesmo quando você estiver jogando no verão. Na maior parte do tempo, ele a 1200-1400rpm está mais do que bom.

@Contiusa  Então ele é PWM? Não cheguei a reparar mas o meu fica em torno de 1000 rpm, o que tenho hoje. Então acho que vai dar uma ajuda, além de trocar os fans do WC.

Já ia me esquecendo, para os fans da frente, que tem suporte até 3, recomenda até no máximos uns 1200RPM? Tem algum modelo a sugerir para pesquisar?
Estou usando esse modelo: https://www.nzxt.com/products/fn-v2 que veio com o gabinete. 


Saiu um modelo da Rise: https://risegb.com/br/fan/fan-rise-g1-white será que presta? 
Ou esse da Corsair, tirando que tem led e não tem como desligar, rs, o que acha? https://www.kabum.com.br/produto/53859/cooler-fan-corsair-120mm-air-series-af120-quiet-edition-co-9050015-bled-azul

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro o ML140 PRO 140MM CO-9050045-WW que eu indiquei é PWM. Dá para controlar.

 

Esses que você linkou tem um fluxo muito fraco. Por exemplo, este da DeepCool tem 65 de fluxo. Tem sem led também. Os da Cougar também são bons. Compare o fluxo e o ruído e fique com um meio termo.

 

Tem também os de 1500-1600 que talvez fosse legal colocar no teto. Mas tem que ver se dá para controlar pela tensão. A maior parte das placas-mãe hoje em dia tem controle individual dos fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Quanto a esse de 140mm, não estou com dúvidas mesmo.. Mas você acha que vale a pena eu trocar os frontais que citei? Que veio com o gabinete ou será que não vai ter tanta diferença.

Porque o principal no momento, de imediato, se não for ter grande diferença os frontais, seria mesmo o do WC, que é da CoolerMaster que faz um barulho chato quando não está no minimo do minimo ou no máximo, parece um barulho engasgado quando está pro volta de 1400 - 1700 RPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Teodoro você pode experimentar colocar o water cooler nos dois slots de fans da frente (soprando para dentro) e colocar dois fans exaustores no teto. E o slot de baixo também com um fan soprando para dentro.

 

O water cooler no teto perde um pouco de refrigeração porque ele pega o ar quente do sistema e da placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...