Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na geração de energia solar


Posts recomendados

Comprei uma placa solar de 30W com os seguintes dados:

 

Potencia máxima = 30W

tensão de potência máxima = 17,56V

Corrente de potência máxima = 1,71A

 

O objetivo é manter a bateria do barco sempre carregada.

Porém, sempre que vou sair de barco, a bateria está descarregada...

 

Medições: Quando conecto o sistema todo, a tensão das baterias parecem subir lentamento.

 

Alguém sabe o que poderia ser?

Obrigado 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Bruno Barboza Garcia disse:

Quando conecto o sistema todo, a tensão das baterias parecem subir lentamento.

-pouca potência pra bateria de muitos Ah

-pouco tempo de luz/ pouca luz/ sombra

-algo roubando carga da bateria algo como um standby meio guloso

-bateria no fim da vida

-sistema inadequado ou projetado por quem tem pouca/nenhuma experiência (tipo eu)

-etc

-abç

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

-pouca potência pra bateria de muitos Ah

-pouco tempo de luz/ pouca luz/ sombra

-algo roubando carga da bateria algo como um standby meio guloso

-bateria no fim da vida

-sistema inadequado ou projetado por quem tem pouca/nenhuma experiência (tipo eu)

-etc

-abç

- Bateria de 60Ah, porém existem outros barcos com placas de menor potência e com baterias de maior carga.

por isso acredito que não seja o caso.

-Hoje vou fazer o teste de mudar o angulo da placa.

Pode ser o motivo, eu acredito.

-Não existem equipamentos ligados no barco.

por isso descarto o standby.

 

Vou fazer o teste do angulo de placa, influencia na incidência de raios solares e aviso os resultados.

 

Obrigado pelas dicas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você está ligando a placa diretamente na bateria? Não teria que regular a tensão antes?

Minha opinião é de hobbista da eletrônica, mas toda bateria tem uma tensão de recarga e de funcionamento, a sua bateria deve ser uma de 12v. Eu aconselho a ver isso direito, pois apesar de funcionar, carregar a bateria de modo impróprio pode acelerar o desgaste ou até mesmo danificar a mesma.

O alternador do meu carro gera 14.2v e isso é a tensão de recarga da bateria do meu carro, cada bateria tem suas especificações, mas o ideal é manter a tensão entre 13,8v~14,4v (Bateria 12v). Já a corrente o recomendado é que o carregador tenha 10% da capacidade da bateria, se for uma bateria de 60Ah, o carregador tem que ter uns 6A de corrente, mas nunca testei isso.

Por ultimo e não menos importante, se o seu carregador não tiver um controle, ele vai recarregar a bateria mesmo ela estando 100%, e isso vai danificar a mesma.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conheço muito pouco a respeito mas sei que quando se usa baterias em placas solares domésticas devemos utilizar um dispositivo que controla a recarga, existem dois tipos o PWM ou MPPT:

 

Talvez alguma versão mais portátil desse equipamento seja necessária para o bom funcionamento da recarga e consequentemente da bateria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está sendo utilizado um controlador de carga.3.JPG.7bbd8391287f8aedd7d70231ee96da80.JPG

Este é o sistema instalado, com a ligação igual, porém, sem a carga. Somente a placa e bateria estão ligadas.
 

A maioria dos fabricantes indicam carregamento de 10% da carga, porém, já vi em outros barcos utilizando placas solares de capacidade de geração menor a que instalei para carregar baterias bem maiores.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não creio que seja o caso se se usar um sistema tão sofisticado. O sistema não se destina a fazer recarga da bateria, apenas evitar a auto descarga. Das 2 uma: ou essa bateria tá bichada ou o controlador de carga está com forte fuga de corrente. Para manter uma bateria de 60Ah que acaba de ser carregada no último passeio (alternador do motor) em flutuação é necessário pouca corrente. Até um LM317 regulado em 13,6V daria conta dessa flutuação. É bem verdade que na manhã seguinte essa tensão já teria caído para 12,6V e havia um pequeno esforço para retornar aos 13,6V, mas nada dramático.

Se essa bateria sofreu constantes descargas profundas antes da instalação do painel, talvez esteja sulfatada, o que poderia explicar uma auto descarga violenta que o painel não consegue repor. Tem um monte de vídeos na internet com soluções para o caso que vão desde a aplicação de fonte capacitiva (simples de montar) até a simples lavagem com bicarbonato de cálcio.

adicionado 8 minutos depois

Dá para se verificar visualmente se a bateria está sulfatada ou não: retira-se as rolhas e olha-se a placa. O chumbo limpo tem cor cinza escuro, quase preto.. O sulfato de chumbo é branco, talvez apareça como cinza claro. Nas ditas "seladas" (virou moda). tem que descolar a tampa plástica que fica abaixo da etiqueta da bateria para acessar as rolhas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive veleiro e tive este problema.

O que já foi dito está correto. Se deixar a bateria descarregar, então ela já tem problema.

Tinha um painel solar para 60W, que ligava via diodo na bateria (de 150Ah). Funcionou direitinho. Claro que se fosse colocado um controlador teria sido melhor. O controlador deve fazer o painel solar enxergar uma carga tal, que ele trabalhe no ponto de máxima potência da curva de carga. Também deve abrir o circuito de carga quando a bateria alcança sua carga plena. 

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...