Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 8320e não passa dos 3,5ghz(azar na loteria?)


Posts recomendados

Olá, tenho um fx 8320e e uma ga-78lmt-usb3 r2, que, embora seja 760g, tem um bem decente dissipador de calor no VRM.

Dito isso, segui diversos tutoriais de overclock básico, não posso me considerar um grande conhecedor, muito embora, no meu último processador, hoje do meu irmão caçula, levei ele do seu padrão 3,3 ghz pra 3,9ghz sem qualquer problema.

Eu faço todo o ajuste, desligo o vcore, o cool n quiet, seto manualmente as voltagens(já tentei tanto subindo 0.1 na north bridge quanto sem) e parece que o processador não sobe.

EU consigo setar os 3,2ghz originais a 1,21v sem problemas. Até os 3,4 se eu não me engano, sobe fácil com 1,23. Pra ir pros 3,5ghz, só fica estável(prime95) quando subo pra já bem altos 1,31v. Daí pra cima eu até consigo fazer chegar em 4ghz, mas nenhum valor acima dos 3,6 ghz eu consigo passar num teste completo do prime 95.

Meu cooler é um decente pcyes k z4, meu problema só começa a esbarrar na temperatura nos meus testes pra lá dos 1,4v.

Minha fonte é uma cooler master 600w, então também não creio nela sendo o problema.

É possível o azar na loteria do silício ir ao ponto de nem o turbocore meu processador alcançar em OC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com a tensão em 1,225  ele ja teria que estar em 4ghz da uma olhada nesta configuração de over que o pessoal fez https://www.anandtech.com/show/8864/amd-fx-8320e-cpu-review-the-other-95w-vishera/2

adicionado 11 minutos depois

com umas pesquisas encontrei sobre o mesmo processador e placa-mãe GA-78LMT-USB3 
AMD FX 8320E [email protected] @1.512V

A chave do mistério, dar ganho na tensão do processador até ele se satisfazer, foi nas alturas. Setei 1.572V, sei que é muito mas foi a única maneira de alcançar a estabilidade.

Só consegui estabilidade depois de habilitar o "Load Line Control" passando para Extreme.

FX-8320E [email protected] (21x201) - tensão setada 1.512 e relatadas entre 1.272~1.384V com menos oscilações.
Com menor Vdroop a estabilidade aconteceu, pelo menos nos últimos três dias.

 

relatos de um usuário com a mesma placa e processador  espero que te ajude ..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não basta a placa-mãe ter um dissipador de calor no VRM, ela deve ter muitas fases para conseguir estabilidade. E essa placa-mãe é de entrada, possui 4+1 fases, de chipset inapropriado, não tem como fazer milagre.

Placa-mãe de overclock para um processador de 8 núcleos seria ideal ter pelo menos 8 fases, como as de chipset 990FX. Ao realizar overclock na sua atual placa-mãe você irá torrar os componentes do VRM e em pouco tempo ela irá começar a apresentar instabilidades e precisará ser substituída.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous o problema é que literalmente todos os relatos que já li sobre a tal placa-mãe e fx 8xxx vão no sentido de que ela até faz um OC moderado, até seus 4ghz, as vezes um pouco mais. Esse chip numa 990fx é comumente colocado aos seus 4,7ghz com um cooler decente.

Mas, contudo, só não fui com uma placa-mãe mais decente porque a AMD conseguiu fazer a incrível **********(mais uma na geração) de não lançar NENHUM modelo m-atx, sendo que meu pcyes dwarf só suporta até tal tamanho de mobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fernando Turatti Aqui no fórum é grande a quantidade de gente que abrem tópicos a respeito de quedas de performance, telas azuis, desligamentos e resets todos causados pela combinação de placa-mãe 760G + algum processador FX. É questão de projeto mesmo, a AMD nunca devia ter permitido essa retrocompatibilidade.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous a AMD faz besteira demais, é um negócio incrível. Não consegui achar uma única explicação pra não existir uma 970a micro atx, por exemplo.

Parece que agora com o load line calibration eu tenho conseguido 3,7ghz sem forçar temperatura de nenhum componente, em 1,29v. Já me satisfaço com esse clock sem ter que gastar 60 a 70w 100% do tempo no processador.

edit: estabilizou nada. O processador até passa no teste que estressa pra gerar o máximo calor, mas não no "padrão".

Resolvi deixar tudo nos 3,3(100mhz a mais, mas deixando tudo no auto) e já era. Da próxima vez que eu montar um pc, não me meterei mais nessas furadas :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...