Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro ms-dos / jogos antigos / tradução


Posts recomendados

Então galera, eu amo jogos antigos, principalmente: Warcraft: Orcs & Humans.

Fui buscar uma forma de traduzir o jogo, mas não tenho experiência nenhuma na linguagem usada no MS-DOS, já tentei várias formas aqui, e nada de sucesso, gostaria de saber se tem alguém que entenda desse tipo de linguagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Caio Rossoni Tem que analisar... porque depende muito do jogo, do jeito que foi compilado... se há ferramentas de extração de textos e etc..

 

Se em 24 anos, não fizeram uma tradução, pode ser que seja quase impossível, pelas técnica de criação do jogo na época.

Eu tenho a política de que quase tudo é traduzível... porém depende de muita coisa.  Pode ser que a Blizzard tenha usado técnicas de compressão de textos, algo similar em jogos de snes, onde os textos estão comprimidos para poder caber em pouco espaço.

 

Aqui no fórum não temos um escopo para traduções, por isso recomendo que você poste um tópico lá na tribogamer, que é um lugar mais especializado em traduções. Lá tem tradutores experientes que possam auxilar você neste serviço.

 

No mais, se a sua ideia é desenvolver uma ferramenta para poder traduzir, aí aqui é o lugar certo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, minha ideia era desenvolver uma ferramenta mesmo, porque notei que os jogos antigos da época do MS-DOS não possuem traduções pro português, e encontrei um site que o cara conseguiu traduzir o jogo para o espanhol, então acredito que exista essa possibilidade de tradução.

 

Até pensei numa possibilidade da Blizzard ter lançado o jogo em espanhol também, mas pelo que vi, foi editado, daí achei interessante isso, porque se descobrir como usa uma linguagem tipo MS-DOS, daria pra traduzir todos os jogos antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Caio Rossoni Bueno,  O MS-DOS não é uma linguagem. É um sistema operacional. 

A linguagem, pode ser várias...  C/C++, Batch, assembly.. e etc..

 

É difícil, sem conhecer a natureza do que vai mexer. O melhor que você poderia tentar fazer no momento, é entrar em contato com quem traduziu e perguntar que ferramentas ele usou. 

Pelo que eu pesquisei, os arquivos do jogo é em  *.war  

Há várias dicas de como extrair os dados destes arquivos usando o java. Se funciona, não sei. 

Mas o lance é que você precisa ter acesso aos arquivos.  E para isso você precisa extraí-los do "conteiner".

 

Jogos antigos são difíceis de traduzir, mas não são 100% impossíveis. Descobrindo como extrair e como re-empacotar os arquivos...  você terá a sua tradução!

 

 

PS: O máximo que posso contribuir é apontar um norte nas pesquisas.

 

Achei o seguinte:

PDF explicando sobre a estrutura do arquivo .WAR 

http://www.blizzardarchive.com/pub/Misc/Wc1Book_041215.pdf

 

Neste link, em extras, você encontra um possível extrator de dados dos arquivos .war

http://www.blizzardarchive.com/pub/index.php?id=war1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...