Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan Akasa Piranha, Suporte para comprar


Posts recomendados

Gabinete: GABINETE DT3 SPORTS ROVER, 10598-3 = 120mm, 4 pinos

Fonte: FONTE CORSAIR VS500 80PLUS WHITE PFC ATIVO 500W, CP-9020118-LA

placa-mãe: placa-mãe GIGABYTE GA-Z270XP-SLI DDR4 LGA 1151 CHIPSET Z270

Cooler: Air cooler T4

Fãn que vou comprar: Akasa Piranha, https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-877674696-cooler-gabinete-akasa-piranha-12cm-120mm-ak-fn072-_JM

Quantidade: 3

 

Obs: Não tenho nenhuma fan dentro da minha CPU, a minha placa-mãe e a fonte vão ter suporte para as 3 ventoinhas? preciso comprar algum suporte separado para ligarem eles no sysfan? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucaslabam O fan virá com 2 conectores, 1 de 4 pinos molex para ligar direto a fonte, e 1 de 3 pinos para ligar direto na mobo, pelo menos alguns fans vem assim, basta ver algum review para confirmar.

 

Se ele vir com molex, pode ligar tudo direto na fonte que não terá problema e irá funcionar tranquilamente.

 

Se o sysfan ficar limitado por exemplo, em caso de mobo que tem apenas 1 conector sysfan, pode-se ligar 1 fan na mobo e os outros no fonte.

 

No seu caso a fonte irá suportar tudo, além disso sua mobo tem 3 conectores sysfan, se eles já estiverem em uso com fans que eventualmente veio com o gabinete, você pode manter e ligar as novas fans na fonte, mas também pode tirar as fans originas do gabinete e colocar as novas.

 

Lembre também de colocar em uma boa posição para uma melhor refrigeração, sendo assim deve ficar configurado assim:

 

2 fans frontais jogando ar para dentro(3 se o gabinete permitir)

2 fans no topo servindo de exaustor(3 se o gabinete permitir)

1 fan traseira como exaustor

1 fan no chão jogando ar de baixo para cima

1 na tampa lateral jogando ar para dentro(2 se o gabinete permitir)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lucaslabam disse:

@Elder Nauvirth Comprei duas fan, vou colocar 1 atras e outra em cima, mais tarde compro o restantes.

 

Perfeito, essas duas que já foram colocadas deve servir de exaustor, tirando o ar de dentro para fora.

 

As que será comprada ainda, terá que configurar de acordo com o local na qual ela fica, logo acima tem um comentário meu mesmo que descreve as posições.

 

Esqueci de citar no outro comentário, mas também existe um adaptador 3 pinos para ligar na mobo e ligar 3 fans no mesmo conector, sendo assim as fans trabalharia na mesma velocidade e mudariam juntas.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucaslabam Exatamente caro amigo, pode colocar nessa posição tranquilamente.

 

O ideal é essa posição mesmo, inclusive em pc que tem WC até meio que não importa se o fan joga ar para dentro ou para fora, por conta de ter WC e não um sistema de refrigeração padrão, vi isso em outro post aqui no fórum ou em outro lugar, não me lembro bem.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lucaslabam disse:

@Elder Nauvirth o meu pc não tem water cooler, esta figura é um modelo de exemplo, eu uso o Air cooler T4

Certo, por não ter WC então fica assim:

 

Exemplo:

6QAkFp3wqIVrIXMPu91geQ.jpg

 

O Air cooler irá puxar ar da frente e jogar no dissipador dele.

 

Atrás deve ter um cooler puxando o ar para fora(no gabinete), também pode ter um cooler no dissipador para fazer um push pull.

 

2 fans em cima jogando ar para fora e 2 na frente jogando ar para dentro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@lucaslabam Perfeito.

 

Quanto aos games, se sente incomodo na hora de executar os games, aumentar a ram irá ser bom, mas ter um ssd também iria bem, só que nem sempre é realmente esse o problema.

 

O SSD iria ser útil pra fazer o pc iniciar mais rápido, a ram daria mais velocidade.

 

Não sei como está hoje em dia, mas antigamente vi muito o pessoal dizer que pubg não estava bem otimizado para processadores intel.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth 

Bom dia,

 

Encomendei + 3 akasa piranha,

1 fan air cooler (trocar)

2 em cima (puxando o vento para fora)

3 frontal (puxando para fora, correto? coloco na parte frontal, em cima ou em baixo? 

 

Obs: Talvez eu entendi errado, mais eu vi algumas configurações da ventoinha, em varios modos silent, normal e full, mesmo com o fan ligado direto na fonte, como estava antes de estragar, ele faz o controle da temperatura, n fica trabalhando em 100%, é possivel? ou estou vendo coisa errada? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucaslabam Fan na frente deve puxa o ar para dentro, em baixo seria no chão do gabinete, se ele permitir também é jogando ar para dentro.

 

O fan ligado direto a fonte não irá entrar nas configurações silent, normal e full, eles ficará direto a 100% e pode sim dar uma boa diminuída no calor dentro do pc.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Colegas, posição correta de FAN:

https://www.google.com.br/search?q=figura+posição+de+FAN+Gabinete+PC&também=isch&source=iu&ictx=1&fir=KedInxHRXZUsPM%3A%2C6jwlqI70djs2WM%2C_&usg=__LyB_ysK5AGTFO_Qesok6CtENSy8%3D&sa=X&ved=0ahUKEwi40-iQ687bAhWFkZAKHXlSCgkQ9QEILzAD#imgrc=KedInxHRXZUsPM:

Lembrando que a CPU_FAN ou mesmo os WC_FAN devem seguir o fluxo das ventoinhas do gabinete para evitar turbilhão de ar dentro do gabinete.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que direção eles estão?

O correto é:

Frontais: entrando ar no gabinete

Traseiro: saindo ar do gabinete

Na base(se tiver):entrando ar no gabinete

Topo:saindo ar do gabinete

Notem que o fluxo de ar segue em uma direção frente/para tras do gabinete e de baixo para cima do gabinete.

Se tivesse na lateral do gabinete seria entrando(em cima da VGA).

PS1:notem também as direções das ventoinhas dos coolers de CPU e da VGA, devem seguir o fluxo do ar das ventoinhas do gabinete.

PS2:toda ventoinha entrando ar deveria ter um filtro anti-poeira, os que estão saindo não necessitam desse filtro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, lucaslabam disse:

@Elder Nauvirth não vou mais comprar ventoinhas, você acha que devo trocar de lugar alguma das fans? 

 

1C8C7DD9-733A-4DC4-8699-2C8A63910CAB.jpeg

Pelo que pesquisei no seu gabinete a tampa seria com acrílico, então é dispensado essa parte de colocar fan na tampa lateral.

 

Se no gabinete não tiver fans na frente, pode ser adicionado até no máximo 2.

 

Se seu gabinete já tem fans em todo local, então não se preocupe em adicionar mais.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Eu coloquei 1 cima, 1 atras e 2 na frente, mais n estou gostando, eles fico oxilando muito, acelera, para, acelera, para, aff, na bios eu consigo mudar isso?

 

adicionado 24 minutos depois

@Elder Nauvirth @PedraX @Contiusa A temperatura do meu processador esta oscilando, o que fazer? 30-40 há cada 2 minutos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucaslabam Essas oscilação dos fans é porque a mobo está controlando.

 

Cada bios é de uma forma e tem configurações diferentes, mas sim você pode ver na bios se consegue mudar e colocar outra configuração para ver se ficam direto ligados.

 

A temperatura do processador oscilar não é problema, pois se tá usando mais ele esquenta e se usa menos ele esfria, mas claro que também depende do cooler que usa, e aqui tem de novo a questão da mobo controlar de acordo com a temperatura do processador.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, lucaslabam disse:

tudo exatamente dessa forma, então coloquei, 1 atras (ar p/ fora) 1 cima (as p/ fora) 2 frente (ar p dentro), seguindo o fluxo do ar no gabinete, estou certo?

tudo certo                                                                              

adicionado 20 minutos depois

Olhei as especificações de sua MB e ví que tem 2 SYS_FAN sobrando para ligar FAN de gabinete(4 pinos).

Os coolers são todos PIRANHA? Estão ligaos nesses sys_FAN ?

Só não dá para ver os FAN frontais, que marca são ?Estão ligados como?

Analisando sua config acho que está no outro extremo:excesso de refrigeração. você deve estar com temperaturas bem baixas na CPU e VGA.

Nessa situação você deve estar com FAN original no gabinete, que não devem ter PWM(modulador de rotação), minha sugestão é trocá-las pelos PIRANHA em excesso. Se tiver 3 FAN as temperaturas ainda ficarão boas e seu problema de barulho diminuirá.

Quando chegar o verão aí avalie se vai precisar de mais FAN.

 

adicionado 23 minutos depois

Ficaria com 1 frontal, 1 trasiero e um no topo

adicionado 25 minutos depois

É que pode ver que com 2 FAN no COOLER de CPU você tem na verdade 6 FAN trabalhando, inclusive tem que ver se esses FAN de CPU estão jogando ar para trás.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...