Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programação relógio com arduino


Posts recomendados

Sou novo aqui no fórum  e iniciante na área de "programação" to montando um relogio com uma tela 16x2 com modulo i2c, um rtc ds1307 com sensor de temperatura e um arduino nano, alguem teria uma biblioteca que mostrasse no visor a data, hora, e temperatura. Desde já agradeço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Astolphi disse:

Tenho um projeto com relógio, porém utilizei um RTC 3231 e um LCD 20x4. Você consegue ajustar os horários com push bottons

 

Séria perfeito mas meu projeto é limitado  a uma tela 16x2 decorrente ao espaço  em que vai ser aplicada, enquanto ao rtc pode ser o ds3231

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O DS3231 tem precisão padrão de +/- 2 ppm, mas com a devida calibração dá para conseguir 0,1 ppm (por alguns meses depois é necessário calibrar novamente). Eu fiz uma montagem com um ESP8266 e depois adaptei para o ESP32 para fazer esta calibração pela Internet com servidores NTP de forma semi-automática. Nada impede que se faça com AVR usando Bascom ou o C da IDE do Arduino, mas provavelmente vai custar mais caro e dar mais trabalho, pois o ESP8266 e o ESP32 já vem praticamente pronto para acessar a Internet, o que no AVR vai ser necessário agregar muita coisa para isso.

 

A precisão do DS1307 é muito ruim (por volta de 100 ppm), e atualmente se pode comprar no eBay um DS3231 com EPROM junto, o que é muito útil, por um valor próximo a um dólar, realmente não compensa mais utilizar um DS1307!

adicionado 6 minutos depois
Em 05/05/2018 às 13:24, Astolphi disse:

Tenho um projeto com relógio, porém utilizei um RTC 3231 e um LCD 20x4. Você consegue ajustar os horários com push bottons

 

Usando um ESP8266 ou ESP32 dá para fazer o acerto pela Internet, com muita precisão e automaticamente (a baixo custo). Existem muito exemplos na Internet com isso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...