Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Patrick Sary     Polonha

Barracuda ou Firecuda? Qual pegar?

Recommended Posts

Estou com uma dúvida na hora de qual Hard Drive comprar.

Semana passada comprei um SSD da Sandisk de 240 GB para usar meu sistema nele e alguns poucos programas juntos.

Logo que chegou, percebi que tinha a necessidade de trocar meu HD também, ele não andava em bom estado.

Gostaria de saber qual comprar?

Barracuda de 2TB da Seagate R$ 282,00

asdasda.png.befde375028b46837dfb7c7359567cd3.png

OU

Firecuda de 1TB da Seagate R$ 359,90 (SSHD) (8Gb de memória flash)

untitled.png.7a38f35903bf7c0c4694d6359982bbec.png

Lembrando que vou usar um pouco do espaço do meu SSD (uns 100 GB só Talvez, para programas como PS e Illustrator) + Meu HD antigo de 500 GB.

Não me faz necessidade de tanto espaço assim... (sendo que demorei pra encher meu HD de 500GB), então gostaria de saber...

Vale a pena pegar um firecuda neste caso? 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Polonha o SSHD é um híbrido entre HD e SSD, tendo seu armazenamento principal no formato de disco rígido tradicional e sua memória cache em disco de estado sólido. Como você já possui um SSD, dispense - não fará diferença para você. Opte pelo Barracuda, trazendo maior armazenamento e economia.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

O bryan sheldon, tem toda razão é sempre melhor aliar beneficio+economia, o barracuda lhe serve muito bem por bastante tempo e convenhamos todo mundo sabe que um ssd(cache ou não, desgata muito mais que um hd normal, principalmente operações constantes de apagar e rescrever(cache), desgasta tremendamente ossd), tanto é que eles são mais indicados para arquivos de somente e apenas leitura(dai pode durar até ~8 anos de uso continuo), normal ~4 anos. Um hd em uso normal dura bem uns 10 anos(uso intenso ~4 anos),

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Edson Sanchez disse:

O bryan sheldon, tem toda razão é sempre melhor aliar beneficio+economia, o barracuda lhe serve muito bem por bastante tempo e convenhamos todo mundo sabe que um ssd(cache ou não, desgata muito mais que um hd normal, principalmente operações constantes de apagar e rescrever(cache), desgasta tremendamente ossd), tanto é que eles são mais indicados para arquivos de somente e apenas leitura(dai pode durar até ~8 anos de uso continuo), normal ~4 anos. Um hd em uso normal dura bem uns 10 anos(uso intenso ~4 anos),

12 horas atrás, Bryan Sheldon disse:

@Polonha o SSHD é um híbrido entre HD e SSD, tendo seu armazenamento principal no formato de disco rígido tradicional e sua memória cache em disco de estado sólido. Como você já possui um SSD, dispense - não fará diferença para você. Opte pelo Barracuda, trazendo maior armazenamento e economia.

Obrigado galera!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Fala amigão, beleza? Apenas reforçando, opte pelo Barracuda, além de sair mais em conta, ele vai suportar o seu uso diario por mais um bom tempo! Bom dia! 

Compartilhar este post

Link para o post

É muita coincidência! Entrei justamente para perguntar a mesma coisa estando quase na mesma situação, só que sobre os de 2,5! rsrsrs

No meu caso, meu laptop (LG A-550) começou a ficar lento e apresentar tela azul frequentemente no W10, fora os 100% de disco constante no gerenciador de tarefas. Logo desconfiei que era o disco rígido, depois de passar o HDTuner confirmei.

Como meu laptop tem suporte para MSata estava pensando em comprar um Samsung Evo 860 250GB por R$540 e por outro disco rígido de 2TB, mas a dúvida era entre esses dois do tópico.

Msata (W10, Office, Adobe, programas de mídias e downloads) + Firecuda = jogar dinheiro fora, certo?

E se eu for comprar só o disco rígido, ainda sim o Barracuda é mais negócio? Essa diferença de 5x mais rápido segundo o site da Seagate é só na inicialização do Windows ou no uso geral isso fica bem perceptível também? Não jogo nada em pc ultimamente e o que jogo só me interessa os jogos (vindo de consoles)  da sétima geração para trás, o restante só em consoles Nintendo.

Sobre a duração do Msata instalado o sistema operacional, ele também duraria por volta de 4 anos de uso moderado? O que eu faço com mais frequência e que eu acho exigir mais do disco rígido é deixar o laptop ligado baixando torrents por ter uma internet de apenas 15Mb. Então mesmo deixando os arquivos baixados direto para o disco rígido zoaria  a vida útil do Msata?

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutos atrás, H264 disse:

É muita coincidência! Entrei justamente para perguntar a mesma coisa estando quase na mesma situação, só que sobre os de 2,5! rsrsrs

No meu caso, meu laptop (LG A-550) começou a ficar lento e apresentar tela azul frequentemente no W10, fora os 100% de disco constante no gerenciador de tarefas. Logo desconfiei que era o disco rígido, depois de passar o HDTuner confirmei.

Como meu laptop tem suporte para MSata estava pensando em comprar um Samsung Evo 860 250GB por R$540 e por outro disco rígido de 2TB, mas a dúvida era entre esses dois do tópico.

Msata (W10, Office, Adobe, programas de mídias e downloads) + Firecuda = jogar dinheiro fora, certo?

E se eu for comprar só o disco rígido, ainda sim o Barracuda é mais negócio? Essa diferença de 5x mais rápido segundo o site da Seagate é só na inicialização do Windows ou no uso geral isso fica bem perceptível também? Não jogo nada em pc ultimamente e o que jogo só me interessa os jogos (vindo de consoles)  da sétima geração para trás, o restante só em consoles Nintendo.

Sobre a duração do Msata instalado o sistema operacional, ele também duraria por volta de 4 anos de uso moderado? O que eu faço com mais frequência e que eu acho exigir mais do disco rígido é deixar o laptop ligado baixando torrents por ter uma internet de apenas 15Mb. Então mesmo deixando os arquivos baixados direto para o disco rígido zoaria  a vida útil do Msata?

A intenção é colocar um SSD e um HDD, certo? No HDD, escolha pelo Barracuda. A diferença de velocidade que há nele é no armazenamento cache, que é um SSD - Firecuda é um híbrido entre disco mecânico, na memória principal, e a contraparte que utiliza de semicondutores, em forma de memória cache. Porém essa diferença não faz tanto sentido, visto que aumenta demais os valores do produto e só será notável em poucos momentos. Principalmente em casos onde já se utiliza de um SSD, se torna irrelevante o uso de um SSHD - como é no caso de sua pretensão atual. Quanto à durabilidade, cada SSD tem um valor diferente, medido em passagem total de dados. Como exemplo, tenho o SSD Kingston A1000 com 240GB de armazenamento. Sua capacidade total de dados gravados (TBW) é de 150TB, um valor que varia bastante de acordo com o uso mas que com certeza vai demorar demais para que você o atinja, tendo que ocupar completamente o hardware por aproximadamente 600x sua capacidade de armazenamento afim de atingir tal valor. Geralmente são valores bem altos nesse quesito, porém é sempre bom conferir nas especificações do produto.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 07/05/2018 às 21:39, Bryan Sheldon disse:

A intenção é colocar um SSD e um HDD, certo? No HDD, escolha pelo Barracuda. A diferença de velocidade que há nele é no armazenamento cache, que é um SSD - Firecuda é um híbrido entre disco mecânico, na memória principal, e a contraparte que utiliza de semicondutores, em forma de memória cache. Porém essa diferença não faz tanto sentido, visto que aumenta demais os valores do produto e só será notável em poucos momentos. Principalmente em casos onde já se utiliza de um SSD, se torna irrelevante o uso de um SSHD - como é no caso de sua pretensão atual. Quanto à durabilidade, cada SSD tem um valor diferente, medido em passagem total de dados. Como exemplo, tenho o SSD Kingston A1000 com 240GB de armazenamento. Sua capacidade total de dados gravados (TBW) é de 150TB, um valor que varia bastante de acordo com o uso mas que com certeza vai demorar demais para que você o atinja, tendo que ocupar completamente o hardware por aproximadamente 600x sua capacidade de armazenamento afim de atingir tal valor. Geralmente são valores bem altos nesse quesito, porém é sempre bom conferir nas especificações do produto.

Enfim, decidi pelo disco rígido por hora, vou comprar o Barracuda 2TB.

Não descartei comprar o Msata, por isso gostaria de perguntar: - torrent reduz a vida útil do SSD? Já li que se mal configurado o torrent pode reduzir bastante a vida útil do disco rígido pelo, mas gostaria de saber se SSD sofre com isso também. E sobre legitimidade? Como saber se estou comprando um produto de procedência? Estou vendo o Msata Samsung de 240GB (se puder postar o link do vendedor eu posto), mas não tenho experiência nesse tipo de produto para conferir tal coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje, os SSD's possuem uma capacidade de reescrita muito superior do que há alguns anos atrás. Creio daí ser a fonte de sua preocupação, anteriormente se recomendava inclusive desativar a paginação de memória do Windows afim de prolongar sua vida útil. A menos que você o reescreva múltiplas centenas de vezes de forma completa e constante, não terá problema. Para ser exato, um SSD com TBW de 150TB e capacidade de 240GB, precisa ser completamente ocupado 625 vezes antes de alcançar tais valores. E, de qualquer forma, a ideia do SSD é manter instalado o sistema operacional, e aplicativos em geral, para manter uma resposta rápida dos mesmos, deixe o armazenamento em massa para o dispositivo mecânico.

Qual modelo da Samsung você está pretendendo adquirir? Sobre a procedência, opte sempre por lojas conhecidas e com maior destaque e sempre é bom pesquisar, mesmo se tratando das grandes.

Deixo, abaixo, o link para um modelo decente, barato e numa loja por todos nós conhecida:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=85197

Compartilhar este post

Link para o post

@Bryan SheldonTenho uma dúvida relacionada, se um SSD se desgasta mais rápido que um HD, no caso o Firecuda sendo híbrido porém não deixa de ser um HD, qual o tempo de vida útil ? Ele pode durar o mesmo tempo que um HD convencional ou a vida útil é reduzida devido a memória de SSD que ele possui ? 

Compartilhar este post

Link para o post

@Rick Rocha, pela lógica a memória cache deve se desgastar antes do HD nesse caso. Tempo para isso não tem como prever.

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Rick Rocha disse:

@Bryan Sheldon O Firecuda sendo um HD que gera menos calor e consome menos energia, em comparação com o barracuda deve durar mais que um disco comum correto ? 

Não possuo conhecimento bastante para afirmar.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá colega, opte por um HD Firecuda, ele é 5 vezes mais rápido, tem o arranque mais veloz; as vezes compensa

gastar um pouco mais e ter uma performace  melhor, fica dica

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais