Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de tensão e placa solar


Posts recomendados

Ola pessoal tudo bom?

 

Vou direto ao assunto,

 

Estou tentando fazer alguns testes com energia solar, então comprei placa solar e regulador de tensão no aliexpress.  Só que o regulador que eu comprei parece não funcionar para o que eu preciso, gostaria de saber se vocês tem ideias do que pode estar acontecendo se ja passaram por isso ou se eu que entendi as funcionalidades erroneamente.

 

Comprei um regulador de tensão DC/DC para regular a tensão de uma placa solar para 5v, só que ele não esta funcionando através da placa solar.

Exatamente esse que eu comprei

 

Ai pensei que não era possivel estar com defeito, usei uma fonte de computador para testar e ele funcionou, consegui regular a tensão de 3v até 30v.

 

Agora a dúvida é, porque ele não funciona com a placa solar e sim com uma fonte? 

 

Em muitos lugares vejo que o pessoal usa isso para regular a tensão de bateria de carro etc, mas na descrição do produto no Ali diz que é para regular tensão de energia solar.

 

Por ser um regulador DC/DC, deveria funcionar não?  pois placa solar gera energia em DC, e ele regularia em DC

 

No link da venda do produto ele diz que tensão de entrada é de 3v a15v, ou seja mesmo se a placa estivesse gerando menos que 5v, ele regularia. E minha placa gera 5v redondinho.

 

Espero que tenham entendido minha dúvida.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe miha ignorância, 

Não entendi a formula seria

potencia = tensão.CORRENTE?

Ainda não estou alimentando nada apenas fazendo testes.

 

Olá, 

 

Estou usando Exatamente essa placa alimentando Exatamente esse regulador.

 

Ainda não estou alimentando nada especifico, apenas fazendo testes, mas no 1 teste de tensão não esta indo.

 

Estou enviando 2 fotos da placa no multimetro, que foi na parte da manhã ainda nao estava gerando 5v, em torno de 4v

e da placa com corrente, ( me corrija se estiver errado na foto do multimetro, acredito que seja assim que se mede corrente ).

 

Será que é por causa da corrente que esta baixa?

Se eu ligar outras placas em rede pode solucionar esse meu problema?

 

FOTO tensão DA PLACA

FOTO MULTIMETRO ACREDITO QUE SEJA DA corrente

 

Obrigado pela atenção

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, P = V.I, o seu módulo tem potência de 2W, e sob condição de insolação máxima irá fornecer 6 V e 0,33 mA. A tensão do módulo não é fixa, varia com a intensidade da luz incidente.

 

O conversor pode não funcionar direito sem carga. Ligue um LED usando um resistor limitador.

 

Se colocar outro módulo em série somará as tensões, obterá 12V, 12W e a mesma corrente de 0,33 A. Se ligar outro módulo em paralelo a tensão permanece em 6V e somará as correntes, resultando em 12W de potência máxima. Os módulos tem que ter as mesmas características.

 

Para medir a corrente o multímetro tem que ser ligado em série com a carga (pesquise). Ligar o multímetro na função de corrente direto na saída do conversor vai causar um curto e acionar a proteção do conversor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardov disse:

Sim, P = V.I, o seu módulo tem potência de 2W, e sob condição de insolação máxima irá fornecer 6 V e 0,33 mA. A tensão do módulo não é fixa, varia com a intensidade da luz incidente.

 

O conversor pode não funcionar direito sem carga. Ligue um LED usando um resistor limitador.

 

Se colocar outro módulo em série somará as tensões, obterá 12V, 12W e a mesma corrente de 0,33 A. Se ligar outro módulo em paralelo a tensão permanece em 6V e somará as correntes, resultando em 12W de potência máxima.

 

Para medir a corrente o multímetro tem que ser ligado em série com a carga (pesquise). Ligar o multímetro na função de corrente direto na saída do conversor vai causar um curto e acionar a proteção do conversor.

 

 

eu fiz o teste com um led, e realmente ele acendeu diretamente no modulo solar,

FOTO DO TESTE COM LED

 

Mas em resumo meu problema é a corrente insuficiente que esta indo para regulador de tensão certo?

Mesmo a tensão do modulo não sendo fixa o regulador deveria manifestar algo não?

Ou ele so transmite energia quando recebe uma garga mínima pré definida?

 

Vou pesquisar como medir a corrente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 minutos atrás, Kaayá Pezzuti disse:

como medir a corrente

Neste caso você pode colocar um R duns 1ohm duns 3...5W diretamente no painel e medi a V nele. A V vai ser a I máxima dele (aproximadamente). Eu (eu hein!) caso não tivesse o R, mediria diretamente na escala 20A do multímetro. Sua célula deve ser de baixa potência portanto o risco é quase zero.

 

IMG_8972.jpeg

aff  .. é de baixa potência e você está ligando em série(?). Prevalece a corrente máxima da menor...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz o multímetro dele só tem uma escala, de 250 mA.

 

@Kaayá Pezzuti não misture módulos de características diferentes. Esse módulo pequeno limita a corrente do outro. Tem muito material sobre isso na internet, estude um pouco o assunto.

 

Ligar o led direto na célula pode queimá-lo. Tem que usar um resistor limitador da corrente como já expliquei.

 

Ligue o led na saída do regulador.

O módulo precisa receber luz solar direta pra funcionar bem.

Na foto com o multímetro ligado na função corrente ele está conectado ao módulo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Ricardov disse:

@Isadora Ferraz o multímetro dele só tem uma escala, de 250 mA.

 

@Kaayá Pezzuti não misture módulos de características diferentes. Esse módulo pequeno limita a corrente do outro. Tem muito material sobre isso na internet, estude um pouco o assunto.

 

Ligar o led direto na célula pode queimá-lo. Tem que usar um resistor limitador da corrente como já expliquei.

 

Ligue o led na saída do regulador.

O módulo precisa receber luz solar direta pra funcionar bem.

Na foto com o multímetro ligado na função corrente ele está conectado ao módulo?

 

 

 

Eu coloquei um resitor nele, é que na foto nao da para ver. Usei o arduino que tenho e ja tenho os leds e os resistores.

 

fiz o teste com o led e o regulador, mas o regulador não passa nenhuma energia por ele, parece que trava se não receber energia suficiente.

 

Sim, na foto o multimetro esta conectado no modulo, porém ele praticamente não se mexe, mexe muito pouco quase nada. Fiz o teste com uma fonte de computador aquelas de gabinete, e ficou no máximo estourando o limite. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kaayá Pezzuti disse:

Sim, na foto o multimetro esta conectado no modulo, porém ele praticamente não se mexe, mexe muito pouco quase nada. Fiz o teste com uma fonte de computador aquelas de gabinete, e ficou no máximo estourando o limite. 

 

Se o módulo recebe bastante luz e o ponteiro não se mexe ele está com defeito ou as garras não estão fazendo um bom contato nos terminais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Ricardov disse:

o multímetro dele só tem uma escala, de 250 mA

IMG_8971.jpeg

Nem vi a foto...Tamém mania que os guri tem de colocar link ao invés de publicar direto no forum pow! (basta ctrl-c ctrl-v no link da imagem)

 

33 minutos atrás, Kaayá Pezzuti disse:

fonte de computador aquelas de gabinete, e ficou no máximo estourando o limite. 

Isso podia ter estourado seu medidor literalmente. Meça na escala V. Primeiramente meça a V da célula sem e com o regulador

adicionado 5 minutos depois

Agora que vi isso...

IMG_8970.jpeg

deve sem sem carga. Só me confirme que quando põe a carga você a leva diretamente ao sol a pino. Claro né? NÉ?!!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Ricardov disse:

Sim, P = V.I, o seu módulo tem potência de 2W, e sob condição de insolação máxima irá fornecer 6 V e 0,33 mA. A tensão do módulo não é fixa, varia com a intensidade da luz incidente.

 

Olá  amigo.

Eu também já me enganei com estes módulos fotovoltaicos.

 

A tensão não varia. É semelhante a um diodo zener. Na verdade  varia um pouco com calor.

 

O que varia com a luminosidade é a corrente elétrica. 

 

Quando a tensão começa a cair, é porque não existe mais potencia alguma para ser extraída. 

 

Até  dá  para fazer um controlador MPPT analógico  com base nesta fenômeno.

Você pega  um conversor DC/DC destas e coloca uma segunda realimentação que faça o controle PWM diminuir o duty-cycle caso a tensão do módulo fotovoltaico comece a cair.  

Automaticamente a potência ficará sempre no ponto  de eficiência máxima. O chamado  MPPT. Até  dá para pôr um trimpot para ajustar o melhor ponto de eficiência. 

Se quiser até pode colocar um sensor de temperatura analógico para compensar a variação de tensão  em função da temperatura. 

 

adicionado 11 minutos depois

 

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 

 

confirme que quando põe a carga você a leva diretamente ao sol a pino. Claro né? NÉ?!!

 

Quanto a potência do conversor DC/DC é maior do que a potência que o módulo fotovoltaico gera, módulo fotovoltaico entra em colapso. 

É por isso que é necessário conversor MPPT. Um conversor DC/DC comum dá este problema.

 

O conversor por ser mais potente tende a sugar cada fez mais corrente. Daí a tensão cai e sai do ponto de maior eficiência, já que o módulo é uma fonte de coerente, daí a situação só pioara. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.dfbc0f6f59858a6f814e033ca79d886f.png

 

 


A tensão fica permanece estável, com o sol gerando 1000 watts m² até quando o sol já caiu, passando a gerar 400 watts por m²....Quando a tensão realmente começa a cair, é porque já não existe potência para ser extraída.

 

Vejam que a variação de temperatura de 5 graus a uns 45 graus, faz a tensão variar de uns 40V para uns47V.

Variação muito pouca de tensão em função da temperatura. 

 

Se fosse construir o MPPT analógico, teria que pôr um compensador de temperatura. Caso contrário, o conversor sairia do ponto MPPT devido esta variação de temperatura. 

 

Fonte dos dados: 

https://www.canadiansolar.com/downloads/datasheets/v5.5/na/Canadian_Solar-Datasheet-MaxPower-CS6U-P-v5.51na.pdf

 

 

 

adicionado 8 minutos depois

Agora uma adaptação MPPT analógico para um conversor destes:

https://www.fieldlines.com/index.php/topic,149178.0.html 

image.png.5bf64a92286be37385bd379f68a8f2e2.png

image.png.71b2ca6857f2ea00a19dec913a1655a4.png

 

image.png.332f8b68852fce18f92608ac87ddf9ca.png

adicionado 36 minutos depois
Em 05/05/2018 às 19:01, Kaayá Pezzuti disse:

Ola pessoal tudo bom?

 

Vou direto ao assunto,

 

Estou tentando fazer alguns testes com energia solar, então comprei placa solar e regulador de tensão no aliexpress.  Só que o regulador que eu comprei parece não funcionar para o que eu preciso, gostaria de saber se vocês tem ideias do que pode estar acontecendo se ja passaram por isso ou se eu que entendi as funcionalidades erroneamente.

Espero que tenham entendido minha dúvida.

 

Abraços

 

 

Olá amigo. Já apresentei uma provável causa do problema. 

Só que também considere estar fazendo estas medições debaixo de sol.

 

Eu tenho uma placa pequena de 0,4 watts e ela consegue girar um motor DC pequeno.

Mas só se tiver debaixo do sol.

image.png.70a69327716c0e80c1bc2eca98a2b83a.png

 

adicionado 39 minutos depois

20180508_122127.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...