Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Pedido de auxilio com projeto proppeler clock


Posts recomendados

Pessoal sou novo por aqui e novo também no mundo do arduíno,fiz um projeto que vi no YouTube mas assistir um vídeo,comprar os componentes,baixar os códigos e pronto não é muito satisfatório,pro meu próximo projeto gostaria de entender a programação e estou aqui pra pedir ajuda com isso,gostaria de entender a programação de um propeller clock ( pov), alguém consegue me explicar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dei um googlada em propeller clock arduino e achei bastante coisa. Claro que também o fizeste né?

Essencialmente (teoricamente) tens que saber o momento exato de acender os leds e quanto tempo ele permanece aceso dependo da rotação.

 

off on topic...

Me fez lembrar.. certa feita há muito (e muito) tempo atrás tive vontade fazer algo do gênero com laser. Ia colocar 7 canetinhas laser apontadas prum espelho rotativo pra varrer numa parede. Controlando o acendimento dos lasers varridos dava pra escrever qualquer coisa. Fiquei só na vontade mesmo. Mas fica + uma dica pros aventureiros...

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Cesar Onesko Budni ,

 

O mais complicado é você fazer o motor ......

 

O circuito é simples, só precisa de um sensor de posição para saber quando que a barra com os Leds passa por um certo tempo. Geralmente se usa um sensor defeito hall e uma pequena peça metálica na ponta que passa bem próximo ao sensor.

 

Assim, conforme aumenta a velocidade de rotação, voce calcula o tempo entre duas passadas pelo sensor Hall, e com esse tempo saberá a velocidade, e pode calcular aonde escrever, esperando por exemplo 1/4 desse tempo a escrita vai começar em um ponto que está a 90 graus da posição do sensor ! Ah, e tem também de calcular qual dos Leds irá acender , e a que instante relativo a esse ponto dos 90 graus, para poder formar as letras !

 

Simples na ideia, e um excelente aprendizado se você quiser fazer tudo do zero !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu sempre estudei e ainda não aprendi nada kk.

 

Muito bem estás no caminho certo. Mas no começo dele, não se deparou com um pisca led? Ele é bem bobinho (= eu) mas não deve ser ignorado (+-=eu).

 

Quanto ao relógio, a essência o amigo @aphawk Paulão já te passou. Tenta dar alguns passos e se achar que deve, publique seu progresso e sucessos. Falando nisso.. sucessos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...