Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificação no mini system lg cm4350


Posts recomendados

Prezados.

 

Estou recorrendo à vossa sabedoria para resolver um problema que acredito sera muito simples, meu mini system LG possui um corte de frequencia que nao reproduz graves abaixo de 100hz por isso quero usar um subwoofer ativo para complementa-lo, no entanto o aparelho não possui saida de linha sendo então nescessario "criar" essa saida a partir da placa principal.

Analizando o manual técnico descobri que a placa principal ja possui todas a trilhas necessarias para criar um segundo sistema de amplificação dedicado para o subwoofer. Provavelmente é uma versão "capada" de outro aparelho que ja vem com subwoofer incluso, em todo caso não acredito ser capaz de montar todos os componentes necessarios para criar essa terceira via. vou deixar uma foto real da placa e o manual tecnico em anexo e ficaria extremamente grato se um dos senhores me mostrasse onde devo soldar o par de fios para criar essa saida rca, acredito que por ele ter ja essa opção do subwoofer será muito mais fácil. Abraços.

 

link do manual de serviço: https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/lg-audio/lg-cm4350-35953/

placa-principal-eax66325701-system-lg-cm4350-D_NQ_NP_945291-MLB25934088810_082017-F.jpg

placa-principal-eax66325701-system-lg-cm4350-D_NQ_NP_952625-MLB25934088262_082017-F.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me corrijam se eu estiver errado mas parece que matei a charada. o diagrama a seguir mostra o amplificador stereo que ja esta soldado na placa e o do subwoofer que não está, pelo que eu entendi posso soldar o cabo rca nos pinos 5 e 6 ci 702 (que só existe a trilha como mostra a foto real da placa) ou no 5 e 6 do ci 701, está certo?5af110d4843bc_diagrama1.thumb.png.aeaa7f342b14674b4ea28585cbf8baa1.png5af110dccf387_diagrama2.thumb.png.f5c89886295030c55d08a85bafc69e69.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz eu quero criar uma SAIDA rca de sinal de audio para acoplar um subwoofer ativo pois o meu som nao reproduz frequencias abaixo dos 100hz, se voce olhar uma foto real da placa vai ver que ela foi impressa com a opção de se usar 2 tas5612la (1 para amplificar o stereo e o outro para um subwoofer) porém como meu som é uma versão "capada"

de outro aparelho mais sofisticado ele nao possui o segundo tas5612la (subwoofer) possui somente a trilha na placa por isso eu penso que seria possivel criar essa SAIDA de linha soldando nas trilhas 5 e 6 de onde deveria ter o SEGUNDO tas5612la (destinado a subwoofer na versão "completa" do aparelho. vou deixar outro diagrama em anexo para voce analisar.

diagrama 3.png

adicionado 6 minutos depois

certo agora descobri que pwn é sinal digital :mellow:, sera que tem outra forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não ligares o gnd comum com seu subúfer, podes tentar usar a saída direta do alto-falante. Algo como usar divisor resistivo e potenciômetro. O efeito por não ter gnd comum é imprevisível elétrica e acusticamente falando. Mas é melhor procurar no esquema onde está o sinal analógico. Se achar difícil, talvez alguma boa alma com + tempo procure pra você.

 

Permita-me... Um pouco além da eletrônica...

29 minutos atrás, esgurmitado disse:

outro aparelho mais sofisticado ele nao possui o segundo tas5612la

Mais confusão gramatical. O sofisticado não possui? Pontuação cai bem.

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpe @Isadora Ferraz  mas voce está mais preocupada em corrigir a forma como eu escrevo do que que a me ajudar a resolver o problema, então vou repetir pela 3° vez. Na saida do alto falante NAO passa frequencias abaixo dos 100hz, acredito que haja um corte na casa dos 12 ou 18db. Amanha o modulo vai chegar e vou fazer o teste pra ver ele consegue amplificar pela entrada de fio mas acho pouco provavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou no celular e é muito difícil consultar datasheets. Velho é danado viu?

Mas vamos lá. Tens a faca e o queijo na mão. Consulte o datasheet do TAS xxxx para ver quem são as entradas e podes pegar as trilhas que as correpondem.

Tenha em mente que esse TAS dedicado ao subwoofer a sua ligação deve estar em bridge, pois o subwoofer é mono.

Pesquise na internet esquema de montagem dele em bridge (se não houver no datasheet), para saberes exatamente quais são as entradas.

É só uma dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tá desculpado. E você está totalmente errado pois perceba que lhe propus alternativa técnica primeiro. O adicional foi complemento. De nada.

 

você não disse que tinha aplicado um sinal senoidal e verificado a entrada e saída com osciloscópio (se não li direito, sorry). A princípio posso ter achado que o alto-falante não responde direito à frequencia baixa e/ou seu ouvido pode não ter captado tal frequência baixa. Ou seja, posso ter considerado apenas questões acústicas e fisiológicas. A frequencia pode estar lá na saída sim mas pode estar com baixo nível. No caso, boa ideia sua de selecionar e amplificar a frequencia desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa ideia. Só desconheço que tipo de sinal é o pwm. Parece algo meio diferencial. Experimenta ver com o seu osciloscópio. Talvez (talvez) um filtro RC dê certo. Seu...

46 minutos atrás, esgurmitado disse:

conversor externo para transformar o sinal para analogico

 

Sério que seu aparelho com esta sofisticação digital toda não tem um equalizadorzinho básico?

adicionado 14 minutos depois

Vidas cruzadas...

 

Aí... talvez ser você fizer = ao carinha fez,  colocar um trafinho deste ...

... e usar o secundário como saída de áudio... pot de volume e tal...... só viagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz  sou muito leigo, vamos por partes. A saída PWM dedicada ao subwoofer sai do CI TAS5548 nos pinos 44 e 45 eu dei uma olhada no DS desse CI mas como disse sou muito leigo, você poderia analisa-lo para mim?

A proposito, me desculpe por ter sido rude com você, foi um erro meu. Mas convenhamos, você gosta de dar umas alfinetadas né hehehe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo eu iria de saída do a.f. mesmo pois já está toda mastigadinha pra analógico. Algo que podes tentar ao invés do trafinho de fonte chaveada, é um trafão (trafo menor que achar) pois ele responde bem as frequencias baixas. Algo como ligar em paralelo com o a.f. e pegar o sinal do outro lado. Neste caso podes usar o gnd comum. Mas só fazendo experiências mesmo pois há as questões de impedância e etc. Algo como trafo casador de impedância dos antigos amplificadores à válvula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 5 meses depois...

Olá @esgurmitado e também a todos os colegas.

 

Sei que o post é de 2018, não sei se alguém vai responder.

 

Desde que comprei esse mesmo aparelho (o LG CM4350) me decepcionei com a ausência de graves nele, então sempre tive esse projeto em mente, de adicionar um sub ativo adaptando uma pré-out diretamente das trilhas da placa para alguma saída RCA.

 

Isso seria bem simples porque já fiz em aparelhos mais antigos e funcionou corretamente. Porém quando fui analisar o esquema desse aparelho tive a desagradável surpresa em descobrir que o sinal de áudio processado é PWM (li alguns artigos sobre o mesmo e descobri que é um sinal quadrado e que só depois do CI amplificador ele é convertido novamente em sinal analógico para assim poder ser reproduzido pelo sistema de alto-falantes "foi basicamente o que consegui compreender" alguém me corrija se eu tiver enganado).

 

Então esse sinal sendo "digital" eu não poderia simplesmente puxar uma ligação do processador para o amplificador analógico.

 

Eu também não tenho muito conhecimento na área, mas estou pesquisando se tem como converter o sinal de PWM para analógico antes de mandar para o amplificador analógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se alguem tiver o som e um osciloscopio pode ver se o corte dos 100 já vem feito no pwm ou se vem da fonte usando um passa baixa para 20khz

adicionado 14 minutos depois

ih, vendo a doc lembrei que meu pai tem um igual, mas ele me bate se eu abrir o dele heheheheh ta novinho

 

seguinte, a fonte gera sinal serial que é decodificado no TAS5548 pra pwm pra ir pra potencia (tas5612)

 

mas, você pode tirar um sinal do borne de saída com um ampop pra cada canal em modo diferencial para tirar um sinal analógico em nível de linha
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann eu não tenho um osciloscópio, mexo um pouco com eletrônica por hobby mesmo.

 

Admito que não conheço detalhadamente a funcionalidade de um amplificador operacional, já ouvi falar mas nunca me aprofundei no assunto.

 

Me desculpe a falta de conhecimento, mas eu não entendi a última parte do post. Entendi algo como tirar o sinal dos bornes de saída e reduzí-lo de forma que fique igual ao sinal pré amplificado. Seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Sérgio Sousa 92 disse:

e reduzí-lo de forma que fique igual ao sinal pré amplificado. Seria isso?

exatamente, além de estar isolado do seu sistema de som.

 

Use algo assimimage.png.e26cfe631d60452c4c2de830e7bff291.png para atenuar o sinal, mas com outros valores...

tome cuidado nesta composição pois haverá um polo de potência ligado diretamente na sua entrada de sinal, por isso sugeri um buffer com um opamp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Eder Neumann disse:

exatamente, além de estar isolado do seu sistema de som.

 

Use algo assimimage.png.e26cfe631d60452c4c2de830e7bff291.png para atenuar o sinal, mas com outros valores...

tome cuidado nesta composição pois haverá um polo de potência ligado diretamente na sua entrada de sinal, por isso sugeri um buffer com um opamp.

Eu pensei nessa possibilidade mas achei perigoso porque como você disse, haverá um polo de potência ligado diretamente a entrada de sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Bom dia caros amigos será que conseguiram uma solidão para o problema 

Estou com o mesmo aparelho mas meu problema e mas crítico o meu queimou o amplificador e só comprando uma praça nova mas tive a ideia de adaptar outro amplificador mas simples nas saídas e fazendo testes percebi  que mesmo sendo PWM a saída tem som liguei a mesma em um amplificador esterno e consegui escutar porém o problema e o seguinte o som sai muito baixo mesmo o aparelho com volume no máximo 

O volume funciona pois se abaixo o mesmo o som some e se aumento voutar porém muito baixo quase não dá pra ouvir 

 

Será que teria como pegar esse sinal que saia do pré e ia para o amplificador e aumentar para poder tem uma boa saída de som 

Obs não liguei nada na entrada que ia parar o ampri original só peguei e liguei 1 Dio en cada terminal com um conector RCA e liguei o RCA direto no amplificador esterno  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...