Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ReadyBoost pode danificar um pendrive a longo prazo?


Posts recomendados

Olá a todos! Vou resumir meu problema para ser mais objetivo: eu tenho um computador bem antigo (deixarei a configuração mais abaixo) e já sofri muito em relação a memória RAM pois só consigo ter 4gb na minha máquina. Acostumei-me a jogar games que não usassem tanta memória por este motivo. De uns tempos pra cá o game Overwatch (que tem os requisitos mínimos de 4gb de RAM) veio apresentando problemas de quedas e travadinhas irritantes e a luz do HD ficava fixa, indicando que ele estava provavelmente sendo usado  como memória virtual para rodar o jogo. A empresa responsável pelo jogo ainda não me deu retorno, mas como se trata de um computador antigo e DDR2. acho que não tenho muito o que reclamar. Enfim, como essas quedas de frames e travadinhas não acontecem 100% do tempo, resolvi tentar usar um pendrive como memória virtual porque acredito eu que é mais rápido que um HD convencional. Feito isso, testei o jogo e o mesmo está "liso", como era de costume. Eu só estou usando o recurso ReadyBoost quando vou jogar este jogo específico, pois só com ele eu estava enfrentando problemas de desempenho.  A minha dúvida é se (como os SSDs) o pendrive pode ser danificado rapidamente por estar sendo usado como memória virtual. 
 

Não pretendo ficar com este PC para sempre, pretendo trocá-lo daqui uns 3 meses e gostaria de saber se o pendrive aguenta até lá ou se ele aguentaria mais (que é o ideal).
PS: Estou desligando o pendrive como memória virtual depois que termino de jogar este jogo. Abraço!
 

Configuração da máquina:
Processador: Core 2 Quad Q9400 2,66 GHz
placa-mãe: gigabyte g31m-es2l
RAM: 2x2gb DDR2 667Mhz
Placa de vídeo: GTX 750 oc 1gb
HD: WD Caviar Blue 7200rpm
SO: Windows 7 Ultimate 64 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Johnnie Brian

 

Em 3 meses não deve dar defeito.

Obrigado pela resposta, Henrique! Andei pesquisando mais e vi num fórum da Microsoft que teoricamente o readyboost não causa nenhum dano ao pc, porta usb, e o pendrive em si, mas quem respondeu acredita que pode causar algum dano a velocidade de leitura do pendrive e que é recomendável de vez em quando fazer formatações completas no pen. Pode me confirmar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Johnnie Brian disse:

Obrigado pela resposta, Henrique! Andei pesquisando mais e vi num fórum da Microsoft que teoricamente o readyboost não causa nenhum dano ao pc, porta usb, e o pendrive em si, mas quem respondeu acredita que pode causar algum dano a velocidade de leitura do pendrive e que é recomendável de vez em quando fazer formatações completas no pen. Pode me confirmar isso?

 

Eu tenho pra mim a convicção de que não é bom usar muito pendrive pois acredito ser ele frágil, com pouca durabilidade, podendo logo logo deixar de funcionar e perder todo o conteúdo.

 

Nos meus tento usar o menos que posso ainda que tenham a garantia do fabricante para 5 e 10 anos ( chego a ficar preocupado quando, uma vez ou outra, abuso um pouco ).

 

Teve uma vez que instalei em um deles uma distro Linux, mesmo já inseguro, e em pouco o sistema se corrompeu.

 

Não dá pra confiar pelo que vejo pelos fóruns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Johnnie Brian disse:

Fui usar o readyboost de novo e toda vez que ativo ele o hd vai a 100% (??????????) Alguma solução? E meu jogo continua exatamente do mesmo jeito que ficava sem o readyboost. Já fiz formatação completa e coloquei o modo de sistema de arquivos em exFAT

 

Tenta pesquisar por esse problema no Google usando palavras em inglês pra ver se encontra algum gringo que tenha encontrado um jeito de resolver porque com o Windows 7 esse tipo de coisa não costuma acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Putz, 2018, será que alguém vai ler isso? Enfim, eu resolvi testar esse readyboost e como não vi diferença alguma no meu HP de 2008 com 3Gb de RAM, desisti e voltei pros meus afazeres normais. E é aí que os problemas surgiram. Antes, se a transferência de um arquivo de 1GB durava menos de 10 min, agora leva 4horas. Correção, não leva 4h, trava e não vai mais. Ao que parece, ficou inutilizável!!! Eu não sei se o problema é no pendrive (que já foi formatado), na porta USB (que já teve os drives reinstalados)... Estou tentando achar a solução mas até agora nada. E pra mim, foi culpa desse readyboost. Me arrependi de ter testado esse negócio e gostaria de ter minhas portas USB funcionando normalmente como estavam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 02/07/2020 às 14:43, Giovani Talin disse:

Putz, 2018, será que alguém vai ler isso? Enfim, eu resolvi testar esse readyboost e como não vi diferença alguma no meu HP de 2008 com 3Gb de RAM, desisti e voltei pros meus afazeres normais. E é aí que os problemas surgiram. Antes, se a transferência de um arquivo de 1GB durava menos de 10 min, agora leva 4horas. Correção, não leva 4h, trava e não vai mais. Ao que parece, ficou inutilizável!!! Eu não sei se o problema é no pendrive (que já foi formatado), na porta USB (que já teve os drives reinstalados)... Estou tentando achar a solução mas até agora nada. E pra mim, foi culpa desse readyboost. Me arrependi de ter testado esse negócio e gostaria de ter minhas portas USB funcionando normalmente como estavam.

então mano unidades flash tem um limite de vezes que podem ser regravados, quando esse limite é atingido ele simplesmente não muda mais, fica em um estado estatico, nenhum arquivo pode ser apagado ou ate mesmo formatado, lamento mas esse problema é inevitavel para qualquer unidade flash

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...