Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não liga após manutenção na rede elétrica


Posts recomendados

Olá amigos,aconteceu algo muito estranho com meu pc, após uma manutenção da companhia de energia na rede elétrica meu pc não liga aqui na minha casa, placa-mãe Asus Prime b350m, Memoria 8gb 2400 crucial,Processador Amd Ryzen 3 2200g Cooler Radeon Vega Am4 3.7ghz, Fonte Gamemax Gm500 Gmx 500w 80 Plus Bronze, Levei no técnico ele ligou na tomada e funcionou!! Voltei com ela pra casa e não ligava(acende o led que tem nesse modelo de placa, porém ele não fica piscando como é o normal dele) Retorno ao técnico e ele troco a fonte por outra lá que tinha(não lembro o modelo) sai de lá com o pc ligando normal, chego em casa mesma coisa acende o led mas não pisca e nem liga!!! Dai pensei deve ser o problema na minha tomada, peguei um multimetro e percebi que o neutro tem 6volts e no meu trabalho onde ele liga(estou usando o pc nesse momento) O neutro é 0 volts!!! vale ressaltar que não uso nem filtro de linha nem estabilizador alguém poderia ajudar nessa parada louca rs!!! PS: Já testei com filtro de linha tanto em casa como no trabalho porém só liga no trabalho!!! Uma observação tenho outro pc antigo e ele funciona normalmente na minha casa!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Igor_iceman Testei em todas as tomadas da casa(TODAS) Inclusive a que uso o pc usei o multimetro pra ver se não era ela sem energia!!! foi ai que descobri que ela e  ( todas as outras da casa) estão com esses 6volts no neutro!! Estou com a minha fonte sim!!! Não uso estabilizador porque a fonte não recomenda o uso dele, diz ainda que o estabilizador pode até danificar minha fonte!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá pegue o multimetro meça o neutro se puder em outra tomada ... vejá se da a mesma coisa.Se sim meça a energia do chuveiro meça o neutro de la e vejá também.

adicionado 2 minutos depois

Você mediu o neutro em relação a que ... a terra (caxinha de metal )?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho aterramento na minha casa, a manutenção foi feita na rede pública, os testes foram feitos no neutro e terra, hoje dia 9/5 desmontei o PC e enviei a placa-mãe para troca, conversei com o vendedor e resolvi trocar o modelo e marca, tomei essa atitude pois vi alguns casos com o mesmo tipo de placa-mãe( única coisa que era igual ao meu PC era a placa-mãe )então assim que chegar a nova comendo com vcs o resultado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Tô com o MESMO problema, placa-mãe Asus b450 Gaming/br - ryzen 5 3600 - 2x 8gb 3200mhz, fonte Corsair vs400.

 

DETALHE: Fiquei 3 meses sem ligar o PC e ele não liga mais em casa, levei no técnico e ele liga normal, pedi pro cara fazer um teste de stress pra esquentar e trouxe pra casa e ligou. Porém após 1hr desligado já não liga mais...

 

Nesse meio eu me mudei de casa e nas duas aconteceram a mesma situação (em bairros diferentes).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com o mesmo problema. Tenho uma asus b450, um ryzen 5 3600x, uma rtx2070, 2x8gb. Levei no técnico o pc liga normalmente. Levei na empresa que trabalho, também funcionou. Aqui em casa e na casa da minha vizinha de prédio não funcionou de jeito nenhum. Alguém pode me ajudar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito provável que seja as placas mãe da Asus, que já eh um lixo essa Gaming BR. 

 

Pra atualizar, tentei ligar o pc das 23h até umas 1hr da manhã, após tentar em todas tomadas da casa e até na recepção do prédio e nada. 

Voltei pra tomada usual e também não ligou, fui me preparar pra dormir e umas 2hr da manhã eu fui ligar só na esperança mesmo e o pc ligou simplesmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PROCESSADOR

AMD Ryzen 3 2200G Quad-Core 3.5 GHz (3.7 GHz Turbo) Socket AM4

placa-mãe

Gigabyte GA-A320M-S2H DDR4

PLACA DE VÍDEO

Geforce GTX 1050 Ti

Fonte

AeroCool KCAS 500W Bronze 80 Plus, EN53367

To com o mesmo problema. Levei no técnico o pc liga normalmente. Aqui no meu apartamento, nem no meu prédio funcionou de jeito nenhum. Alguém pode me ajudar ? 😕

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá

 

Alguém conseguiu identificar o problema? Tô com o mesmo problemas dos amigos de AMD. No meu caso é um Ryzen 3 2200g mas com uma placa Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2. Mesmíssima coisa: computador liga na bancada de múltiplos técnicos, só não funciona em minha casa (e vizinhos). Cheguei a comprar uma fonte nova, testei com e sem memórias e nada funciona ele simplesmente não dá sinal algum. Tô a quase dois meses sem o PC e já tô enlouquecendo com esse mistério.

 

Se alguém descobriu o problema ou tem alguma ideia do que está acontecendo nos diga pfvr!

 

Estou até receoso de enviar a placa para a garantia (Kabum) e chegar lá ela funcionar normalmente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite a todos ,fiquei com muita curiosidade @YuriL  tenho Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2. fiz teste R7 2700 e uma placa muito boa C x B ,  

O que mas ouvir dizer e que o pc não ligava na sua cassa ou apartamento (moro apt e trifásico 3 fase e 1 neutro  110/220v) AC  concessionária light e que tinha muito era queda de luz que fazia o pc reiniciar , para resolver comprei um no-break resolvido.

O culpado da inúmeras quedas era o velho transformador  de energia , aqui como e trifásico são 3 transformador no poste.

Hoje em dia as fonte vem PFC ativo (sem chave seletora 110/220v) então acredito que fonte funciona com aproximado de 

90V há 250V em corrente Alternada (o correto e chega na tomada 127V  FN em 220V FF no meu caso cada esta pode variar.

Não faça isso se não for qualificado ,eletricista ou eletrotécnico com alicate amperímetro

1º= Na escala AC 750V ponteira vermelha e preta messa se esta chegando 110 ou 220v na tomada em caso de não.

2º= Na escala AC 750V no QDC medir cada circuito que esta chegando a essa tomada do disjuntor ponteira vermelha e preta no barramento de neutro, no caso esteja medindo 127v o problema e na instalação elétrica da tomada.

Daqui ja estou falando em elétrica  é não TI caso moderador quiser eu tiro a parte de elétrica.

3º chegando 127v na tomada o pc não liga a grande chance de ser problema na fonte, tira a fonte e testa a parte fora do pc.

4º caso não esteja chegando 127 no QDC e nem na tomada , e pelo relato da maioria o pc funciona em outro lugares o problema e na instalações elétricas .

 

OBS. se eu tiver falado o tópico que não podia eu retiro

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal. Estou com um problema parecido. Depois da manutenção da Enel na minha rede Pública, a placa ga 990 fxaud3 que eu tinha, parou de funcionar, testei outra fonte logo de cara e o problema continuou (corsair vs550). Logo, eu que já queria trocar o setup, comprei uma placa-mãe b450m steel legend e um processador ryzen5 3600, crente que o problema seria sanado, pois fiz a troca do setup inteiro praticamente. 

Acontece que ao fazer o teste de bancada (fonte + b450m+ ryzen5 3600) a placa-mãe liga os leds, porém entra em loop infinito quando o atx12v está conectado. 

Ao desconectar o atx12v a placa permanece ligada, cooler do processador ligado, fonte ligada normalmente. Vale ressaltar que refiz esse mesmo teste na placa gigabyte, e notei o mesmo resultado. 

 

Bom, vou testar em outra rede elétrica de um bairro vizinho, haja vista que nenhum cômodo aqui em casa permitiu q o setup funcionasse. Alguém conseguiu alguma luz????? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 23/06/2020 às 02:34, dariojunior131 disse:

Boa noite a todos ,fiquei com muita curiosidade @YuriL  tenho Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2. fiz teste R7 2700 e uma placa muito boa C x B ,  

O que mas ouvir dizer e que o pc não ligava na sua cassa ou apartamento (moro apt e trifásico 3 fase e 1 neutro  110/220v) AC  concessionária light e que tinha muito era queda de luz que fazia o pc reiniciar , para resolver comprei um no-break resolvido.

O culpado da inúmeras quedas era o velho transformador  de energia , aqui como e trifásico são 3 transformador no poste.

Hoje em dia as fonte vem PFC ativo (sem chave seletora 110/220v) então acredito que fonte funciona com aproximado de 

90V há 250V em corrente Alternada (o correto e chega na tomada 127V  FN em 220V FF no meu caso cada esta pode variar.

Não faça isso se não for qualificado ,eletricista ou eletrotécnico com alicate amperímetro

1º= Na escala AC 750V ponteira vermelha e preta messa se esta chegando 110 ou 220v na tomada em caso de não.

2º= Na escala AC 750V no QDC medir cada circuito que esta chegando a essa tomada do disjuntor ponteira vermelha e preta no barramento de neutro, no caso esteja medindo 127v o problema e na instalação elétrica da tomada.

Daqui ja estou falando em elétrica  é não TI caso moderador quiser eu tiro a parte de elétrica.

3º chegando 127v na tomada o pc não liga a grande chance de ser problema na fonte, tira a fonte e testa a parte fora do pc.

4º caso não esteja chegando 127 no QDC e nem na tomada , e pelo relato da maioria o pc funciona em outro lugares o problema e na instalações elétricas .

 

OBS. se eu tiver falado o tópico que não podia eu retiro

 

 

@dariojunior131 Oi Dário, então essa seria a solução? Nas instalações elétricas? Porque o meu caso é igual a de todos. To com pc novo, tem uns 8 meses e do nada parou de ligar. Levei na assistência técnica e lá pegou normal, mas na minha casa não funciona, e as peças estão zeradas, nenhum problema com elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi Bruna tudo bem .

Me passa a sua configuração principalmente a fonte(modelo e marca) (exemplo a minha cx600) do seu computador  e veja na sua conta de luz sua tensão se e 127v ou 220v ..

No que escrevi a para um profissional da área de elétrica , tipo formado no senai .

me passa os dados e espero que possa ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dariojunior131 Minha fonte é uma Corsair CV550, 550W, 80 Plus Bronze, a placa de vídeo é da Asus Arez Dual AMD Radeon RX 580 OC Edition, o processador é AMD Ryzen 5 1600, memória Corsair Vengeance LPX, ssd WD green 480gb, placa-mãe Gigabyte B450M S2H. A tensão na conta de luz consta 220V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal. 

 

Problema parecido aqui em casa também. Não testei em outra residência, mas notei que se deixo o PC desligado por mais de 6h ele não liga mais a não ser que eu resete a cmos, tire as memórias, cabos de força da MB (praticamente uma macumba, pois não sei qual desses resolve). 

 

Depois disso, demora cerca de uns 10 minutos para o PC ligar (após pressionar o botão de Power) 

 

Aí funciona normal. 

 

Também consigo ligar novamente se ficar menos de 6 horas desligado. 

 

Quanto mais perto dessas 6h desligado, noto que a hora do PC está desatualizada. 

 

PC tem um pouco mais de um ano e a configuração é semelhante à do pessoal aí. 

 

Estava considerando a parte elétrica da casa, pois notei que em alguns momentos, quando ligava um ventilador no mesmo quarto por exemplo, um dos monitores dava uma piscada. 

 

Minha hipótese, além da parte elétrica, seria uma incompatibilidade da memória RAM com a MB ou com o processador... Mas não faz muito sentido pra mim... 

 

Grato se alguém puder ajudar com os próximos passos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...