Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Cléber Macedo

Computador NOVO queimando memórias ram - PROBLEMA DESCONHECIDO

Recommended Posts

Olá amigos. 

Estou com um problema gigante e não tenho a mínima ideia de como resolver.

Estou montando um escritório de advocacia e um amigo montou uma configuração de máquina adequada pra essa atividade. As peças adquiridas foram as seguintes:

- placa-mãe GIGABYTE GA-H110M-M2 DDR4 LGA 1151 

- PROCESSADOR INTEL CORE I3 7100 3.9GHZ 3MB BX80677I37100 7ª GERAÇÃO KABY LAKE LGA 1151 

- MEMÓRIA GAMER GEIL EVO SPEAR 4GB (1X4) 2133MHZ DDR4 PRETA, GSB44GB2133C15SC 

- SSD KINGSTON A400 120GB SA400S37/120G SATA III LEITURA 500MBS GRAVAÇÃO 320MBS 

- FONTE THERMALTAKE SMART SERIES 600W SPD-0600P PFC ATIVO CABOS FLAT 

- GABINETE GAMER MYMAX DRAGON USB 3.0 PRETO LED PRATA, MCA-FC-F75/SL 

A placa-mãe foi montada no gabinete com os distanciadores. Conectado o ssd corretamente, bem como a memória RAM no slot 1 da placa. Também foram conectados os cabos do gabinete na placa-mãe, Da mesma forma, instalado o processador e o fan corretamente. Feitas todas as conexões, foram plugados os cabos de força na placa-mãe (o main power, de 20+4pinos, e o ATX 12V de 4 pinos). 

Plugado em um monitor simples por VGA, fiz a instalação do windows 10 pro 64bits em modo UEFI. Tudo correu normalmente. 

Foram comprados dois monitores DELL P2317H. Como a placa-mãe possui 1 HDMI, 1 DVI e 1 VGA (D-sub), e os monitores possuem 1 HDMI, 1 VGA (D-sub) e 1 Displayport, foram feitas as seguintes conexões: 1 monitor em HDMI e 1 em DVI (com um adaptador DVI pra HDMI plugado na placa-mãe).

Primeiro dia de uso: os monitores e o pc funcionavam normalmente. Baixei os programas essenciais, instalação do pacote office, java, etc. Após umas 3h de uso, as telas travaram em uma coloração verde e rosa. Tentei movimentar o mouse e vi que estava tudo desligado. O computador entrou em um looping de reset... Ligava a fonte e o gabinete, ativava os fans do processador e da fonte, os leds da placa-mãe se iluminavam, e 3 segundos depois desligava tudo (sequer iniciava a bios). Isso acontecia eternamente.

Despluguei e repluguei o cabo ATX e recebi um aviso de 3 bips longos. Achei que poderia ser memória. retirei a memória e tentei ligar a máquina. Aquele ciclo infinito de reset em 3 segundos parou de acontecer, o pc seguiu ligado, mas agora apresentou 5 bips longos e reiniciou. Ficou nesse ciclo.

Depois tentei iniciar o pc com a memória ram no slot 2... a resposta foi a mesma (ligado, 5 bips longos e reiniciar, mas demorando mais pra dar os 5 bips). De qualquer forma, a bios não iniciava.

Testei com outra memória ram, de modelo idêntico, e o pc funcionou normalmente.

Um amigo me disse que isso teria acontecido porque a placa-mãe, com 4 gb de ram, não suportaria 2 monitores ligados (HDMI e Displayport/DVI), o que teria provocado a queima da memória. Que seria necessário colocar uma placa de vídeo de 2 gb e deixar a máquina com 4 gb de ram (ou 8gb, que seria o ideal, segundo ele).

Como precisava trabalhar, e o problema seria no uso dos 2 monitores, provisoriamente (antes que a placa de vídeo chegue) instalei a mesma memória que não estava queimada (no slot 1) e liguei a máquina com apenas 1 monitor HDMI. Trabalhei com eles por umas 3h, usando apenas word e atividades de navegação. De repente, o pc desligou e passou a apresentar os mesmos problemas do dia anterior. Imediatamente, peguei essa memória RAM e instalei em outro PC, que apresentou os mesmos problemas do meu pc, levando a crer que essa memória também foi danificada.

Qual seria o problema dessa máquina? Alguém tem algum palpite? Pensei que o problema seria o excesso de demanda de memória ram dos dois vídeos digitais, mas quando liguei apenas 1 também houve a queima da memória. Não sei o que fazer ou que caminho seguir.

Lembro que tanto o pc como os monitores estão ligadas em tomadas aterradas e com filtro de linha.

Há alguma incompatibilidade entre os equipamentos? Como solucionar o problema? O que estaria causando esse problema.

Uma outra dúvida: a instalação da placa de vídeo resolveria o problema? 2 gb de placa de vídeo seriam suficientes?

Confesso que estou desesperado, preciso trabalhar e não consigo fazer a máquina rodar.

Muito obrigado a todos. Boa noite e ótima semana.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem possível que tenha um defeito na placa-mãe.. Com um pente de RAM, até poderia pensar em pente defeituoso.. Dois, já é outra coisa..

1 hora atrás, Cléber Macedo disse:

Um amigo me disse que isso teria acontecido porque a placa-mãe, com 4 gb de ram, não suportaria 2 monitores ligados (HDMI e Displayport/DVI), o que teria provocado a queima da memória. Que seria necessário colocar uma placa de vídeo de 2 gb e deixar a máquina com 4 gb de ram (ou 8gb, que seria o ideal, segundo ele)

Anti-doping no seu amigo... Honestamente..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, RS Faria disse:

Bem possível que tenha um defeito na placa-mãe.. Com um pente de RAM, até poderia pensar em pente defeituoso.. Dois, já é outra coisa..

Anti-doping no seu amigo... Honestamente..

Obrigado pela resposta RS Faria. 

Pois é, não descartamos a placa-mãe. É nova, primeiro dia de uso e acontece isso. E agora estou com medo de queimar mais pentes RAM. Alguma sugestão?

E quanto ao seu comentário de anti-doping, desculpa, mas não entendi. Não faz sentido o que ele disse? Desculpa, mas sou leigo. 

Pra suportar esses 2 vídeos, quanto seria necessário de RAM? Seria necessária placa de vídeo?

Obrigado mais uma vez pelo ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

@Cléber Macedo

Não tem nenhum sentido o que seu amigo disse.. O que poderia e deveria acontecer, seria ter uns travamentos por falta de RAM, já que o vídeo onboard pega uma parte da RAM pra uso próprio.. Seria o normal, caso ela chegasse ao limite, não a RAM queimar como um fusível..

A priori, providenciaria a troca da placa-mãe..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

Amigo boa tarde! Se fosse eu na sua situação, eu colocaria uma outra placa-mãe e levaria essa atual em uma 
eletrônica para verificação nos transistores. Essa placa deve estar em curto em algum caminho. Já o que seu amigo
disse não tem nada a ver. Aconselho você comprar uma placa boa e que tenha no minimo 2 saídas DVI e 2 HDMI. Se tiver a disponibilidade de usar 16 gb de ram, seria uma boa, seu trabalho ficará mais confortável. Procure uma radeon de 4 gb da série 200, ótimo custo beneficio.  

Editado por Viny
Removendo negrito.
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas respostas, RS Farias e srdanadao. Estou pensando em acionar a garantia do produto (placa-mãe e encaminhá-la ao site no qual comprada. Acredito que lá será feita a verificação e troca da peça ou eventual reparo. Penso que deve estar realmente ocorrendo um curto em algum local. Não vejo outra explicação para queima de 2 memórias ram ddr4 4gb dessa forma (ambas novas).

Como disse, mesmo colocando uma ram nova, o pc irá ligar, a bios funcionará e o windows será iniciado normalmente... e depois de umas 3h provavelmente ocorrerá algum evento que desligará o pc e queimará mais uma memória... me parece que o defeito deve ser efetivamente na placa-mãe, devendo ser um curto, pois certamente ela não está queimada).

Alguma outra sugestão?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais