Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Cléber Macedo

Computador NOVO queimando memórias ram - PROBLEMA DESCONHECIDO

Recommended Posts

Olá amigos. 

 

Estou com um problema gigante e não tenho a mínima ideia de como resolver.

 

Estou montando um escritório de advocacia e um amigo montou uma configuração de máquina adequada pra essa atividade. As peças adquiridas foram as seguintes:

 

- placa-mãe GIGABYTE GA-H110M-M2 DDR4 LGA 1151 

- PROCESSADOR INTEL CORE I3 7100 3.9GHZ 3MB BX80677I37100 7ª GERAÇÃO KABY LAKE LGA 1151 

- MEMÓRIA GAMER GEIL EVO SPEAR 4GB (1X4) 2133MHZ DDR4 PRETA, GSB44GB2133C15SC 

- SSD KINGSTON A400 120GB SA400S37/120G SATA III LEITURA 500MBS GRAVAÇÃO 320MBS 

- FONTE THERMALTAKE SMART SERIES 600W SPD-0600P PFC ATIVO CABOS FLAT 

- GABINETE GAMER MYMAX DRAGON USB 3.0 PRETO LED PRATA, MCA-FC-F75/SL 

 

A placa-mãe foi montada no gabinete com os distanciadores. Conectado o ssd corretamente, bem como a memória RAM no slot 1 da placa. Também foram conectados os cabos do gabinete na placa-mãe, Da mesma forma, instalado o processador e o fan corretamente. Feitas todas as conexões, foram plugados os cabos de força na placa-mãe (o main power, de 20+4pinos, e o ATX 12V de 4 pinos). 

 

Plugado em um monitor simples por VGA, fiz a instalação do windows 10 pro 64bits em modo UEFI. Tudo correu normalmente. 

 

Foram comprados dois monitores DELL P2317H. Como a placa-mãe possui 1 HDMI, 1 DVI e 1 VGA (D-sub), e os monitores possuem 1 HDMI, 1 VGA (D-sub) e 1 Displayport, foram feitas as seguintes conexões: 1 monitor em HDMI e 1 em DVI (com um adaptador DVI pra HDMI plugado na placa-mãe).

 

Primeiro dia de uso: os monitores e o pc funcionavam normalmente. Baixei os programas essenciais, instalação do pacote office, java, etc. Após umas 3h de uso, as telas travaram em uma coloração verde e rosa. Tentei movimentar o mouse e vi que estava tudo desligado. O computador entrou em um looping de reset... Ligava a fonte e o gabinete, ativava os fans do processador e da fonte, os leds da placa-mãe se iluminavam, e 3 segundos depois desligava tudo (sequer iniciava a bios). Isso acontecia eternamente.

 

Despluguei e repluguei o cabo ATX e recebi um aviso de 3 bips longos. Achei que poderia ser memória. retirei a memória e tentei ligar a máquina. Aquele ciclo infinito de reset em 3 segundos parou de acontecer, o pc seguiu ligado, mas agora apresentou 5 bips longos e reiniciou. Ficou nesse ciclo.

 

Depois tentei iniciar o pc com a memória ram no slot 2... a resposta foi a mesma (ligado, 5 bips longos e reiniciar, mas demorando mais pra dar os 5 bips). De qualquer forma, a bios não iniciava.

 

Testei com outra memória ram, de modelo idêntico, e o pc funcionou normalmente.

 

Um amigo me disse que isso teria acontecido porque a placa-mãe, com 4 gb de ram, não suportaria 2 monitores ligados (HDMI e Displayport/DVI), o que teria provocado a queima da memória. Que seria necessário colocar uma placa de vídeo de 2 gb e deixar a máquina com 4 gb de ram (ou 8gb, que seria o ideal, segundo ele).

 

Como precisava trabalhar, e o problema seria no uso dos 2 monitores, provisoriamente (antes que a placa de vídeo chegue) instalei a mesma memória que não estava queimada (no slot 1) e liguei a máquina com apenas 1 monitor HDMI. Trabalhei com eles por umas 3h, usando apenas word e atividades de navegação. De repente, o pc desligou e passou a apresentar os mesmos problemas do dia anterior. Imediatamente, peguei essa memória RAM e instalei em outro PC, que apresentou os mesmos problemas do meu pc, levando a crer que essa memória também foi danificada.

 

Qual seria o problema dessa máquina? Alguém tem algum palpite? Pensei que o problema seria o excesso de demanda de memória ram dos dois vídeos digitais, mas quando liguei apenas 1 também houve a queima da memória. Não sei o que fazer ou que caminho seguir.

 

Lembro que tanto o pc como os monitores estão ligadas em tomadas aterradas e com filtro de linha.

 

Há alguma incompatibilidade entre os equipamentos? Como solucionar o problema? O que estaria causando esse problema.

 

Uma outra dúvida: a instalação da placa de vídeo resolveria o problema? 2 gb de placa de vídeo seriam suficientes?

 

Confesso que estou desesperado, preciso trabalhar e não consigo fazer a máquina rodar.

 

Muito obrigado a todos. Boa noite e ótima semana.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem possível que tenha um defeito na placa-mãe.. Com um pente de RAM, até poderia pensar em pente defeituoso.. Dois, já é outra coisa..

 

 

1 hora atrás, Cléber Macedo disse:

Um amigo me disse que isso teria acontecido porque a placa-mãe, com 4 gb de ram, não suportaria 2 monitores ligados (HDMI e Displayport/DVI), o que teria provocado a queima da memória. Que seria necessário colocar uma placa de vídeo de 2 gb e deixar a máquina com 4 gb de ram (ou 8gb, que seria o ideal, segundo ele)

Anti-doping no seu amigo... Honestamente..

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, RS Faria disse:

Bem possível que tenha um defeito na placa-mãe.. Com um pente de RAM, até poderia pensar em pente defeituoso.. Dois, já é outra coisa..

 

 

Anti-doping no seu amigo... Honestamente..

 

Obrigado pela resposta RS Faria. 

 

Pois é, não descartamos a placa-mãe. É nova, primeiro dia de uso e acontece isso. E agora estou com medo de queimar mais pentes RAM. Alguma sugestão?

 

E quanto ao seu comentário de anti-doping, desculpa, mas não entendi. Não faz sentido o que ele disse? Desculpa, mas sou leigo. 

 

Pra suportar esses 2 vídeos, quanto seria necessário de RAM? Seria necessária placa de vídeo?

 

Obrigado mais uma vez pelo ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Cléber Macedo

 

Não tem nenhum sentido o que seu amigo disse.. O que poderia e deveria acontecer, seria ter uns travamentos por falta de RAM, já que o vídeo onboard pega uma parte da RAM pra uso próprio.. Seria o normal, caso ela chegasse ao limite, não a RAM queimar como um fusível..

 

A priori, providenciaria a troca da placa-mãe..

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo boa tarde! Se fosse eu na sua situação, eu colocaria uma outra placa-mãe e levaria essa atual em uma 
eletrônica para verificação nos transistores. Essa placa deve estar em curto em algum caminho. Já o que seu amigo
disse não tem nada a ver. Aconselho você comprar uma placa boa e que tenha no minimo 2 saídas DVI e 2 HDMI. Se tiver a disponibilidade de usar 16 gb de ram, seria uma boa, seu trabalho ficará mais confortável. Procure uma radeon de 4 gb da série 200, ótimo custo beneficio.  

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, RS Farias e srdanadao. Estou pensando em acionar a garantia do produto (placa-mãe e encaminhá-la ao site no qual comprada. Acredito que lá será feita a verificação e troca da peça ou eventual reparo. Penso que deve estar realmente ocorrendo um curto em algum local. Não vejo outra explicação para queima de 2 memórias ram ddr4 4gb dessa forma (ambas novas).

 

Como disse, mesmo colocando uma ram nova, o pc irá ligar, a bios funcionará e o windows será iniciado normalmente... e depois de umas 3h provavelmente ocorrerá algum evento que desligará o pc e queimará mais uma memória... me parece que o defeito deve ser efetivamente na placa-mãe, devendo ser um curto, pois certamente ela não está queimada).

 

Alguma outra sugestão?

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×