Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor Complementar em TV Antiga


Posts recomendados

 Bom dia à todos! Estou com uma TV Broksonic KMA-0506 na bancada, cuja trabalha da seguinte forma:

-Possui uma fonte simples, com um trafo 18V, uma ponte retificadora e um capaxitor 2200uF comum

-"Controle de ganho" da tensão da placa, através de um par PNP+NPN e um potenciometro de 4.7K

 

O transistor NPN da placa é um 2SC9014, em conjunto com um transistor PNP em um dissipador médio, cujo número apagou. Testei com vários transistores, dentre eles: 2SB834, TIP41, TIP127 e um 2SA cujo não recordo a numeração. Todos aquecem rapidamente ao ligar, chegando aos 63C em apenas um minuto. A TV funciona normal, sem ruídos nem nada! Já testei uma série de eletrolíticos, procurei por curtos e nada.

 

Minha dúvida é: preciso substituir ambos por par complementar? Caso contrário, é possível que o problema seja apenas isso? E quanto ao tipo, há diferença entre PNP comum para Epitaxial?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei dizer à longo prazo, pois não cheguei a usá-la por tanto tempo, mas fica insuportável de quente! Já chegou aos 65ºC em coisa de 3 minutos ligada, então não sei se irá durar tanto tempo com uma temperatura tão alta... Tenho minhas dúvidas se o tipo/ganho diferente dos transistores possa interferir em algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bcpetronzio sim, de fato! A TV deve trabalhar com 13.5V, quando conecto a uma fonte 12V, não aquece nada! Quando é usada através do trafo, ele aquece bastante! O controle de tensão é feito pelo potenciômetro e regulei com multímetro. Minha preocupação era saber se isso é, de fato, normal, e se afetaria na duração do transistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Sim, uma temperatura elevada pode reduzir a vida útil do transistor, principalmente esses de hoje que a qualidade passa longe!

Quando ela esta no trafo interno, o capacitor de filtro da fonte pode estar ruim e deixando muito ripple passar para esse transistor, você já tentou trocá-lo?

Se os componentes do regulador estiverem todos normais, experimente aumentar o dissipador e colocar dois TIP42 em paralelo, embora acredito que o original ai seja mesmo o B834!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Johnny Bravoo disse:

Apenas uma duvida para concluir o post: é NECESSÁRIO usar o transistor NPN complementar ao PNP, ou não há diferença misturar diferentes tipos?

 

Transistor complementar são pares, ou seja, transistores idênticos em tensão, corrente e ganho que só mudam em ser PNP ou NPN.

Por exemplo: TIP 41 e TIP42, BC557 e BC547 e por aí vai...

 

No seu caso é um transistor de potência e outro de baixa potência, são PNP e NPN mas não formam pares.

 

Esse tipo de regulador forma uma realimentação através dos transistores que permanece a mesma tensão de saída independente da corrente, praticamente o mesmo que reguladores de tensão fazem.

Se forem dois NPN ou dois PNP não tem a realimentação e a tensão tende a cair conforma a corrente aumenta.

 

E transistor NPN não se coloca no lugar do PNP e vice-versa de jeito nenhum, pois o sentido da corrente é contrário então há chance de causar curto ou não funcionar.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...