Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe msi 970 funciona ssd m.2?


Posts recomendados

Tenho uma placa-mãe MSI 970 GAMING AM3+ e gostaria de saber se a mesma é compatível com uma SSD M.2 utilizando um adaptador Pcie, segue link da placa da ssd e do adaptador

Se alguém puder me ajudar agradeço

 

https://br.msi.com/Motherboard/970-GAMING/Specification

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-944513311-ssd-m2-samsung-960-evo-250gb-nvme-lacrado-na-caixa-_JM

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-904922647-adaptador-pcie-x16-ssd-m2-nvme-ahci-mkey-coolswift-jeyi-_JM

 

Meu PC

MSI 970 GAMING AM3+

AMD FX 8370 4.3GHz

GTX 970 GAMING 4GB 256-Bit GDDR5 PCI-EXP

16GB Memoria 1866

Fonte Corsair 600W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa-mãe possui 2 slots PCIe 2.0 x16. Você já usa um deles para a VGA, provavelmente o com velocidade maior (PCI_E2 suporta velocidade até PCIe 2.0 x16), então no outro pode colocar tranquilamente no outro (PCI_E4 suporta velocidade até PCIe 2.0 x8), pois tem um bom espaço entre eles.

 

Ou até trocar, colocar a VGA em baixo, talvez seja melhor do ponto de vista das temperaturas, aí tem que testar.

 

Só para constar, o padrão PCIe 3.0 é compatível com o 1.0 e 2.0, só muda a velocidade máxima. E segundo a wikipedia, o 2.0 x8 é 4 GB/s, suficiente para esse SSD.

 

Então resumindo, teoricamente sim, vai funcionar. Mas eu mesmo nunca usei esse tipo de adaptador, sempre usei Sata apenas, então não sei por exemplo se seria possível dar boot por ele. Aparentemente pelo que pesquisei, poderia usar o drive, mas não é possível dar boot por ele. Para o boot, depende da BIOS suportar boot pelo PCIe, e outras marcas de chipset 970 parecem não suportar. Veja no seu BIOS se existe essa opção de boot pra garantir.

 

Eu no seu lugar, se estiver comprando ele para instalar o SO, então eu recomendo pegar um SSD Sata, que aliás nesse preço deve achar algum de 480 GB e é certeza de funcionar. Ou se já tiver um SSD para o SO e quiser mais espaço e velocidade para outras coisas, aí não deve ter problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dudaskank disse:

Sua placa-mãe possui 2 slots PCIe 2.0 x16. Você já usa um deles para a VGA, provavelmente o com velocidade maior (PCI_E2 suporta velocidade até PCIe 2.0 x16), então no outro pode colocar tranquilamente no outro (PCI_E4 suporta velocidade até PCIe 2.0 x8), pois tem um bom espaço entre eles.

 

Ou até trocar, colocar a VGA em baixo, talvez seja melhor do ponto de vista das temperaturas, aí tem que testar.

 

Só para constar, o padrão PCIe 3.0 é compatível com o 1.0 e 2.0, só muda a velocidade máxima. E segundo a wikipedia, o 2.0 x8 é 4 GB/s, suficiente para esse SSD.

 

Então resumindo, teoricamente sim, vai funcionar. Mas eu mesmo nunca usei esse tipo de adaptador, sempre usei Sata apenas, então não sei por exemplo se seria possível dar boot por ele. Aparentemente pelo que pesquisei, poderia usar o drive, mas não é possível dar boot por ele. Para o boot, depende da BIOS suportar boot pelo PCIe, e outras marcas de chipset 970 parecem não suportar. Veja no seu BIOS se existe essa opção de boot pra garantir.

 

Eu no seu lugar, se estiver comprando ele para instalar o SO, então eu recomendo pegar um SSD Sata, que aliás nesse preço deve achar algum de 480 GB e é certeza de funcionar. Ou se já tiver um SSD para o SO e quiser mais espaço e velocidade para outras coisas, aí não deve ter problemas.

 

Obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada na bios pois no site não tem nenhuma informação.

 

Estou querendo trocar pela M.2 pela diferença em velocidade perto da SSD normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...