Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
JoabeHK

Como conectar FANs corretamente? | Fan Hubs

Recommended Posts

Postado (editado)

Bom pessoal, tenho um gabinete simples mas com alguns espaços pra FAN, ele já feio com um basicão e recentemente comprei mais 2 Sickleflow da CM, porém minha placa-mãe é uma H81M-S2PH e além do CPU_FAN só tem mais 1 conector 4 pinos SYS_FAN.

Conectei o fan que ja veio com o gabinete no SYS_FAN e os 2 Sickleflow coloquei direto na fonte, nos molex.

Pesquisando eu encontrei adaptadores pra conectar varios FANs num único conector da placa-mãe, além dos 3 fans extra que ja tenho pretendo colocar +1 no cooler que é o Hyper T4 ficando um 'push and pull' bacana, achei este Fan Hub aqui justamente como eu precisava: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-811857634-hub-multi-fan-cooler-4x-4-pinos-controle-pwm-sleeved-cpu-_JM

Li nas declarações dos compradores deste produto que tem que se atentar à corrente deste HUB se o conector da placa-mãe suportaria para não queimar, então fiquei com essa dúvida, não consegui encontrar a informação correta em canto algum.

Então minhas perguntas são:

1 - Minha placa-mãe suportará (referente corrente citada acima) este hub caso eu compre e use os 4 conectores dele?

2 - Devo ligar este hub no CPU_FAN ou SYS_FAN ? Ou o funcionamento será o mesmo nos 2?

3 - No hub diz "CPU - FAN1 - FAN2 - FAN3" devo obedecer certo essas legendas? Conectar FAN do cooler no CPU e os FANs extra nos FAN 1-3? 

4 - Como falei mais acima desejo comprar mais 1 fan pra colocar no cooler do CPU ficando assim 2 no 'push and pull', como seria o modo de conectar corretamente no hub/placa-mãe para os 2 fans do cooler trabalharem igual?

Se alguem que usa um hub desse puder me explicar como ele funciona certinho

Pode ser meio complicado, inclusive peço desculpas se é pedir demais as informações acima, é que quero fazer tudo certo para não estar gastando dinheiro à toa e nem dar problema com meu equipamento!

Desde já, obrigado por vossa atenção.

Editado por JoabeHK

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
55 minutos atrás, JoabeHK disse:

Então minhas perguntas são:

1 - Minha placa-mãe suportará (referente corrente citada acima) este hub caso eu compre e use os 4 conectores dele?

2 - Devo ligar este hub no CPU_FAN ou SYS_FAN ? Ou o funcionamento será o mesmo nos 2?

3 - No hub diz "CPU - FAN1 - FAN2 - FAN3" devo obedecer certo essas legendas? Conectar FAN do cooler no CPU e os FANs extra nos FAN 1-3? 

No manual dela, deve ter o limite de corrente que essas saídas suportam.. Dá uma conferida..

Tem outro tipo de cabo assim, que usa o controle da placa-mãe, mas alimenta as fans pela fonte.. Acho que seria uma melhor solução..

55 minutos atrás, JoabeHK disse:

4 - Como falei mais acima desejo comprar mais 1 fan pra colocar no cooler do CPU ficando assim 2 no 'push and pull', como seria o modo de conectar corretamente no hub/placa-mãe para os 2 fans do cooler trabalharem igual?

Tinha um cabo splitter, que era pra essa finalidade.. AQUI... Mas, esse arranjo no cooler é bem dispensável.. Já que não quer gastar grana à toa, essa é uma forma, pois o ganho será ínfimo..

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, RS Faria disse:

No manual dela, deve ter o limite de corrente que essas saídas suportam.. Dá uma conferida..

Tem outro tipo de cabo assim, que usa o controle da placa-mãe, mas alimenta as fans pela fonte.. Acho que seria uma melhor solução..

Tinha um cabo splitter, que era pra essa finalidade.. AQUI... Mas, esse arranjo no cooler é bem dispensável.. Já que não quer gastar grana à toa, essa é uma forma, pois o ganho será ínfimo..

Na descrição do Hub que eu postei o link, mostra que ele tem tensão de 12V e no manual da placa +12V é o CPU FAN, o SYS FAN é +5V, então deve-se conectar esse HUB no CPU FAN que é 12, correto?

Sobre corrente, diz que o Hub aguenta até 2A, isso é a soma do consumo dos FANs conectados nele, isso? Sendo 2A o maximo que aguenta

Compartilhar este post

Link para o post

@JoabeHK

Você tem que ver o limite da placa-mãe.. O HUB não importa.. Quem vai torrar é a placa, não o cabo, caso a corrente seja maior que o especificado..

Compartilhar este post

Link para o post
10 minutos atrás, RS Faria disse:

@JoabeHK

Você tem que ver o limite da placa-mãe.. O HUB não importa.. Quem vai torrar é a placa, não o cabo, caso a corrente seja maior que o especificado..

No manual não falava sobre corrente, só esse 5V no SYS_FAN e 12V no CPU_FAN

como saberei?

Compartilhar este post

Link para o post
8 horas atrás, JoabeHK disse:

No manual não falava sobre corrente, só esse 5V no SYS_FAN e 12V no CPU_FAN

como saberei?

Bom, sejamos safos então: como sua placa-mãe é mais básica, eu não arriscaria nada mais que 500mA ou 0,5A, somando todas as entradas. O Sickleflow tem 0,35A de corrente máxima..

A opção seria esse tipo de cabo

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-958752952-ak-cb002-cabo-splitter-multi-cooler-pwm-molex-3x4-pinos-_JM

Note que ele tem um conector que vai na placa-mãe e outros três, pra conectar fans.. Além disso, tem uma conexão Molex, pra ligar na fonte.. As fans seriam controladas pela placa-mãe, mas alimentadas pela fonte..

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, RS Faria disse:

Bom, sejamos safos então: como sua placa-mãe é mais básica, eu não arriscaria nada mais que 500mA ou 0,5A, somando todas as entradas. O Sickleflow tem 0,35A de corrente máxima..

A opção seria esse tipo de cabo

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-958752952-ak-cb002-cabo-splitter-multi-cooler-pwm-molex-3x4-pinos-_JM

Note que ele tem um conector que vai na placa-mãe e outros três, pra conectar fans.. Além disso, tem uma conexão Molex, pra ligar na fonte.. As fans seriam controladas pela placa-mãe, mas alimentadas pela fonte..

Pronto, era isso que queria saber

Muito obrigado pela sua ajuda, Faria!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais