Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de inicialização em AHCI


Posts recomendados

Olá Clube! Bom, há uns 3 meses atrás, comprei um SSD da Sandisk, para instalar o SO e melhorar a velocidade do computador em geral, pois bem, comprei e instalei o SO em AHCI, assim como recomendado. Durante 2 meses o boot do windows estava normal, iniciando em cerca de 15, 20, segundos. Nesse ultimo mês, notei que o boot estava demorando demais, cerca de 1,30 minutos, achei muito estranho e hoje resolvi dar uma olhada na BIOS, e a configuração da SATA estava para IDE, trocou sozinho, achei estranho e coloquei novamente o SSD para rodar em AHCI, mas o windows não inicia, a tela de carregamento aparece, mas depois de quase 2 minutos, uma mensagem do Windows diz que o sistema encontrou um problema e que o computador iria reiniciar. Alguém pode me ajudar a resolver isso? pode a BIOS trocar sozinha o boot configuration? Lembrando que o SO FOI INSTALADO EM AHCI, mas depois de um tempo trocou pra IDE e agora não inicia mais em AHCI. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você configurou a BIOS para o modo AHCI você tem certeza que salvou as alterações ou clicou em sair sem salvar? Geralmente a BIOS não faz isso.

 

Eu recomendo trocar para IDE para poder dar boot. Depois siga as instruções desse vídeo. Volta na BIOS e mude de novo para AHCI.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, ricardo_br disse:

Quando você configurou a BIOS para o modo AHCI você tem certeza que salvou as alterações ou clicou em sair sem salvar? Geralmente a BIOS não faz isso.

 

Eu recomendo trocar para IDE para poder dar boot. Depois siga as instruções desse vídeo. Volta na BIOS e mude de novo para AHCI.

 

 

Beleza, vou tentar fazer isso, sim tenho certeza, até porque quando eu instalei ele funcionou em AHCI bastante tempo.

Logo postarei o resultado.

 

adicionado 36 minutos depois

Bom fiz, o que tinha no vídeo, no W10 é diferente desse mas consegui achar os arquivos, não funcionou. Continuou dando o mesmo erro, não faço a mínima ideia do porquê isso tá acontecendo, acho que o jeito é formatar e reinstalar o W10 em AHCI e torcer pra não mudar de novo. 

 

Me corrija se eu estiver errado, mas me surgiu a seguinte questão:

No Sata Configuration na BIOS, aparece pra colocar em AHCI do SATA1 até o SATA4, e depois o SATA5 e SATA6 onde eu posso modificar pra outro tipo(IDE, RAID, AHCI). Acontece que eu uso o SSD no SATA4 e eu tenho outro HD normal no SATA2. Será que pelo fato de eu ter outro HD que não suporta AHCI ele tá mudando pra IDE automaticamente? ou não tem nada a ver? Espero ajuda de alguém caso eu esteja errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...