Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
softz

Como formatar o SSD antes de vender

Recommended Posts

Olá,

 

Gostaria de saber qual a melhor forma de formatar o SSD antes de vender, estou vendendo meu atual PC e gostaria de saber como fazer isso da forma mais segura, procurei na net mas não achei nada com informações sólidas.

 

Obrigado desde já!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando começou a se popularizar o uso dos SSD a orientação é que não usassem a formatação de baixo nível (clean all, zerofill, etc...) que é escrever com zeros os setores do disco, inclusive várias vezes (número de passos) para garantir a não recuperação dos dados. Mas atualmente já vi até a Intel recomendar este tipo de formatação com os programas tradicionais como o HDD Low Level Format Tool. Mas na minha opinião eu não arriscaria com este tipo de programas, desde o início sempre vi a recomendação do Erase Disk do Parted Magic que é um sistema bootável ou a ferramenta do próprio fabricante, No caso da Samsung ela vem no programa Magician que voce encontra no site da Samsung.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A anos atrás eu vendi um HD velho de 1TB e para não ter problemas de o próximo dono recuperar dados que eu tinha apagado deste HD, usei o Eraser, ele fica escrevendo vários dados aleatórios no disco, tornando impossível a recuperação de dados. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@torrentman Para HDD mecânicos este processo funciona com os programas tradicionais de formatação de baixo nível. Mas neste tópico a pergunta foi sobre SSD que usam uma tecnologia diferente de setores, os SSD usam células. E os sistemas atuais já ativam o recurso chamado TRIM o que já torna quase impossível recuperar dados deletados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@f_neto Obrigado por responder!

 

No meu caso, é um Kingston e vi que eles não tem um software pra isso, esse Erase Disk é o correto então?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião sim, mas se quiser use o  HDD Low Level Format Tool que no site informa que suporta os SSD:

'Este utilitário HDD Low Level Format é gratuito para uso doméstico. Pode apagar e formatar de baixo nível uma unidade de disco rígido SATA, IDE, SAS, SCSI ou SSD. Também funcionará com quaisquer gabinetes de unidade externa USB e FIREWIRE, bem como mídia SD, MMC, MemoryStick e CompactFlash.'

 

O problema do Parted Magic é que ele é pago, mas o Ultimate Boot CD tem uma versão antiga dele para uso gratuíto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×