Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

roteador com limite de conexões simultâneas.


Posts recomendados

Boa tarde, bom amigos eu estou montando uma rede e necessito da ajuda de vocês pois sou bem leigo em relação a isso.

 

Vamos começar, eu no momento disponho de um roteador TPLink TL-WR720n, eu achei que apenas ele bastaria para minha rede mas já notei que não vai ser suficiente, vamos lá

 

A rede precisa "aguentar" o seguinte:

15 Notebooks conectados via wifi

15 Smartphones via wifi
e também precisa ter suporte para eventuais outros aparelhos, digamos que necessito de uma rede que aguente 45 Dispositivos distintos conectados ao mesmo tempo.

 

O meu problema começou com o seguinte, logo após instalar o roteador e conectar os Notebooks eu notei que assim que conectava um Smartphone a rede ficava instável e uma mensagem aparecia no Smartphone avisando sobre isso, se eu continuasse conectado a rede caia ou no Smartphone ou em um dos Notebooks, logo de cara minha primeira reação foi pesquisar, pesquisando descobri que podia ser alguma coisa com o DHCP, que a limitação dele podia estar para apenas 15 Dispositivos ou algo nesse valor, mas fui ver e la estava num limite de 98 dispositivos  192.168.0.101 até 192.168.0.199, então continuando a minha pesquisa constatei que certos roteadores apenas conseguem aguentar 15 - 20 dispositivos simultâneos, dito isso eu não sei que ideia eu devo seguir.

 

Tive duas ideias a primeira era comprar mais um roteador conectar ao primeiro criar outra rede wifi distinta e usar duas redes wifi no mesmo ambiente, porém mesmo com outro roteador acredito que o máximo de dispositivos que eu teria conectado simultaneamente seria uns 30 e isso não é o suficiente, a outra ideia é um roteador mais potente que aguente no minimo 45 dispositivos simultâneos, porém eu não tenho a menor ideia de qual modelo eu devo adquirir e quais os valores desses modelos então peço por favor que me ajudem com esse problema pois preciso ajeitar essa rede logo.

 

Detalhes:

Só irei usar conexão WIFI, nenhuma conexão via cabo.

Independente do valor eu quero optar pela melhor opção pra resolver o problema, mesmo que eu tenha que descartar meu roteador atual.

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Bom dia, poderia me explicar como funciona esse Ubiquiti Unifi, e ele tem a capacidade pra conexão simultânea de mais de 45 dispositivos?

 

e é desse item https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707968121-unifi-ap-uap-mimo-300mbps-ubiquiti-_JM que estamos falando?

 

Me ajude por favor se possível, obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardovBom o ambiente tem cerca de 200metros quadrados (euacredito que seja isso) não é muito grande o roteador da tp link que eu informei acima pega em qualquer lugar do ambiente porém acontece o que eu já expliquei ... mas não tem haver com a distancia do roteador e dos dispositivos, ok fora isso a capacidade do link é pequena pois fica numa região afastada do centro é apenas 3 megas de download e 3 megas de upload porém acho que isso não vai influenciar pois as operações realizadas são as mais simples possíveis como troca de e-mail e mensagens.

 

Quanto as paredes ela são apenas divisórias interna não existe nenhuma parede de concreto dentro desses 200 metros quadrados as divisórias são em um material bem fino não sei te dizer que tipo de madeira é mas é extremamente fina.

 

se precisa de mais alguma informação é só falar.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Não tem modem não, vem direto da rua um cabo ethernet, é internet local não sei muito bem como funciona a distribuição, posso informar que o tp link tem um sinal bom em todo o ambiente, então sera que esse unifi é suficiente?

lembrado que preciso de capacidade no minimo de 40 dispositivos simultâneos , peço que me ajudem pois preciso solucionar isso o mais breve possível, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Ricardov e @ciro-mota, estive lendo a respeito do seguinte modelo (Unifi Ap Uap Mimo 300mbps Ubiquiti) e segundo o que eu li eu acredito que ele seja o suficiente para o que eu preciso e está dentro de um valor aceitável (R$329,00), porém como eu nunca lidei com um aparelho desses eu peço por favor instruções de como instala-lo pois eu estava lendo e vi que a alimentação de energia dele é feita através de uma conexão (POE), conexão está que eu confesso jamais ter ouvido falar.

 

Pelo que eu entendi eu vou precisar de um switch e mais alguma outra coisa, não é só conecta-lo no roteador e pronto né?

Bom vou deixar aqui os itens que eu disponho no momento e que irei dispor em breve:

 

Roteador TP-Link TL-WR720n
Switch RE118 (Nunca usei então nem sei instala-lo, ta na caixa)
Unifi Ap Uap Mimo 300mbps Ubiquiti (Irei adquirir assim que obter as informações necessárias para eu mesmo poder instala-lo)

Segundo o que diz na embalagem desse Switch ele tem uma porta com suporte PoE Passivo, vou informar a breve descrição que vem na embalagem:

PoE Passivo (Passive Power Over Ethernet)
Através da porta Lan 1, permite que o switch seja alimentado pelo cabo de rede com um injetor situado a até 100m, sem necessidade de tomada na área de instalação.

 

Pelo que entendi ele pode ser alimentado através de PoE porém não passa essa energia pra outro dispositivo? Por favor me ajudem, se for necessário posso comprar outros componentes mas peço por favor que me indiquem o mais barato possível pois o preço do Unifi Ap já é meio alto então não posso gastar mais ainda.

Se puderem avaliar o item ver se a qualidade é boa e a procedência também eu agradeço: ( https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707968121-unifi-ap-uap-mimo-300mbps-ubiquiti-_JM ) ;

Se possível um passo a passo seria de grande ajuda;

Qualquer outra informação que possam me dar é bem vinda.
Peço desculpas pela extensão do tópico, mas preciso de ajuda e confio em vocês.  

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kauann Bonfim tenho interesse em ajudar, mas à distância existe um limite. O PoE(pesquise) quer dizer que esse equipamento recebe energia pelo cabo de rede LAN. É um facilitador porque pra melhor alcance ele geralmente é instalado em locais altos ou no teto e pode não ter uma tomada elétrica próxima. Então existe um adaptador chamado injetor PoE que é ligado na rede elétrica e fornece a energia para o aparelho através do cabo LAN.

Sugiro que você leia o manual de configuração e esclareça suas dúvidas ligando ou contactando via chat o atendimento ao cliente de alguma revenda. Ou consulte o vendedor do ml sobre suas dúvidas e se ele tem algum suporte ou procure um vendedor que ofereça suporte. Os equipamentos para empresas tem muitos recursos e se você não tem experiência poderá se atrapalhar, então se informe bem antes de adquirir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Eu entendi essa parte da conexão com energia ser feita pelo cabo Lan, o que eu não to entendendo é como eu vou fazer isso, o cabo lan sai do roteador vai pro injetor ai o injetor é ligado na tomada e do injetor sai outro cabo lan indo pra AP?

Já mandei as duvidas pro vendedor do mercado livre estou aguardando se souber mais alguma informação por favor me diga, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Kauann Bonfim disse:

@Ricardov Eu entendi essa parte da conexão com energia ser feita pelo cabo Lan, o que eu não to entendendo é como eu vou fazer isso, o cabo lan sai do roteador vai pro injetor ai o injetor é ligado na tomada e do injetor sai outro cabo lan indo pra AP?

Isso mesmo. Veja se o injetor vem no kit que pretende adquirir.

Guia de instalação Unifi

 

image81.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ciro-mota Navego normalmente mas se tiver algum problema eles dão suporte porém em relação a instalação do AP eles sabem menos que eu.

@Ricardov Eu li o que você me mandou e acho  que estou entendendo como devo fazer, devo comprar https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909663885-injetor-poe-fast-1-saida-lan-e-poe-fag-_JM + uma fonte adequada de 24v, nele eu ligo a fonte e o cabo de rede que sai do roteador, do outro lado sai apenas um cabo de rede onde vai estar os dados e a energia ai só conecto no AP e pronto, é isso?

Estou aguardando resposta do vendedor do mercado livre mas em outra loja eu achei o mesmo produto e indica que vem com fonte PoE ai acho que o processo é o mesmo ou até mais simples, obrigado pela ajuda acho que estou quase la kk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/05/2018 às 15:27, Kauann Bonfim disse:

@ciro-mota Navego normalmente mas se tiver algum problema eles dão suporte porém em relação a instalação do AP eles sabem menos que eu.

 

Desta forma facilita as coisas, já que a Unifi pode trabalhar em modo AP.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Zcu3J6owCHU

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov @ciro-mota Bom dia meus amigos, estou aqui pra avisar que efetuei a compra do dispositivo Unifi Ap Uap Mimo 300Mbps, segundo as informações passadas a mim pelo vendedor o dispositivo já vem com o kit de instalação PoE completo e tem suporte para mais de 50 usuários simultâneos o que eu acredito que já deva bastar pra mim, vai levar alguns dias até chegar no meu endereço mas assim que chegar efetuarei a instalação e voltarei até aqui pra confirmar se deu tudo certo, pra finalizar tenho mais uma duvida, após eu instalar o AP eu posso continuar usando meu roteador pra conectar outros 10 Dispositivos a ele ou o aconselhável é usar apenas o AP? Desde já agradeço por toda ajuda que vocês dois me forneceram espero que de tudo certo e assim que estivar tudo pronto volto para dar um feedback do produto e do que aconteceu.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Ricardov @ciro-mota Boa tarde, estou aqui pra agradecer por toda ajuda que vocês dois me prestaram, o dispositivo AP chegou a alguns dias efetuei a instalação do mesmo (Extremamente fácil mesmo), ocorreu tudo bem não precisei nem elevar ele a um local alto para ter sinal em todos os pontos do ambiente, realizei o teste nas 4 extremidades do local e em todas o sinal foi bom perdendo no máximo 1 "pontinho do wifi" sendo que na área onde vai ser mais utilizado o sinal é ótimo e fica sempre no máximo.

Criei 4 redes wireless por meio desse aparelho, cada uma voltada para uma função, liguei o aparelho ao link de internet de apenas (3MB UP/DOWN) e mesmo assim todas as 4 redes conseguiram utilizar da internet para atividades básicas, o DHCP do roteador continuou ativado e funcionando normalmente, pra facilitar a administração da rede eu retirei todos os usuários do antigo roteador e conectei todos no AP, (não desliguei a rede wireless do roteador, alias nem vi se isso é possível, devo desliga-la? pode causar alguma interferência ou algo do tipo? Lembrando que até agora não houve nenhum tipo de problema).

 

Pra finalizar assim que instalei tudo certinho eu realizei alguns testes, conectei cerca de 25 dispositivos que eu tinha disponível no momento, e no CMD eu coloquei pra pingar o link do Google e observei se caia ou tinha algum pacote sendo perdido, mas nada de errado ocorreu ficou tudo funcionando bem, também conectei mais alguns Smartphone e tudo continuo estável a lista de clientes DHCP era de 28 (Sendo 25 Maquinas com Windows 10 64/ 2 Smartphones Android e por fim lá também aparecia como um cliente DHCP o próprio dispositivo AP).

 

 

Bom volto a agradecer a ajuda, e quanto a o produto estou extremamente satisfeito sem contar que tem um design ótimo para um ambiente como o qual eu precisava é perfeito, agora basta ver se ele irá "aguentar" mais de 50/60 Conexões simultâneas porém eu acredito que  vá sim "aguentar" sem nenhum problema. Único contra é que ao comprar não me atentei que o dispositivo opera somente em 2.4ghz e comprei achando que era DualBand, só depois notei que não são todos os modelos que suportam DualBand mas isso não é bem um problema pois apenas queria o  5ghz por luxo.

 

 

Obrigado e espero que isso seja de utilidade pra mais alguém futuramente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

alias nem vi se isso é possível, devo desliga-la? pode causar alguma interferência ou algo do tipo? Lembrando que até agora não houve nenhum tipo de problema).

 

Pode causar interferência (a Unifi por ter um sinal mais forte, interferir nele) e o ideal é que desabilite.

 

Vá em Wireless -> "Enable Wireless Router Radio" e desmarque esta caixa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...