Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendam um adaptador ATX-EPS de 4 pra 8 pinos?


Posts recomendados

Pessoal, venho aqui pedir para esclarecerem uma dúvida rápida.

 

Como vou comprar um novo Desktop, vou levar meu antigo pra casa dos meus pais porque ele dá conta da demanda deles.

 

A placa-mãe tem um conector EPS de 8 pinos. O processador (vide assinatura) é um Core 2 Quad overclockado. Eu gostaria de mantê-lo assim. A fonte que uso hoje será vendida e eu vou usar este rig com uma OCZ StealthxSteam de 500W que tenho encostado na casa deles. Esta fonte tem contudo somente uma alimentação ATX de 4 pinos.

 

Dúvida: Este tipo de adaptador no link abaixo é recomendável? Ou melhor comprar outra fonte ou não overclockar?

https://netcomputadores.com.br/p/eps4pin8pin-adaptador-atx-eps-4p/7265

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Lele_Morrison disse:

Dúvida: Este tipo de adaptador no link abaixo é recomendável? Ou melhor comprar outra fonte ou não overclockar?

https://netcomputadores.com.br/p/eps4pin8pin-adaptador-atx-eps-4p/7265

Adaptadores nunca são recomendados.. Você adiciona um ponto de contato entre metais que, dependendo da qualidade deles, pode um ponto de problema.. Ocasionaria, mais ou menos, o que mostra a primeira imagem do link abaixo

 

 

Por ser um cabo que alimenta a CPU, que requer mais corrente que um HD, o potencial para problema seria alto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, exatamente como eu temia.

 

Então eu encaixo a próxima pergunta:

O que seria recomendável eu fazer? Usar minha CPU com somente 4 pinos? Não overclockar? Comprar uma fonte nova?

 

Para que exatamente existe o conector EPS? Pois eu já fiz um overclock leve nesse Q9550 (para 3.4 GHz sem alterar nenhuma tensão) e na época só tinha essa fonte sem conector EPS. Não deu problema. Me pergunto se dei sorte ou se esse EPS é superestimado.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membro VIP
Em 24/08/2020 às 08:20, fuzikaz disse:

@Lele_Morrison Bom dia! Gostaria de saber o que você resolveu fazer e se deu certo depois desses dois anos. Você comprou o adaptador ou simplesmente conectou os quatro pinos? O adaptador queimou como o outro cara disse ou deu tudo certo?

Bom dia

 

Pode ligar sem problema algum sua fonte sendo 4 pinos na sua placa-mãe de 8 pinos.

atx12duplo-jpg.80433

Até o conector de 24 pinos, se a sua fonte for de 20 pinos também funciona normalmente.

Não é recomendado usar nem um tipo de adaptador para ligar qualquer periférico no computador,  como HD, placa de vídeo, placa-mãe.

Os fabricante fazem esse tipo de adaptador porque eles querem é vender, se vai dar algum problema lá na frente problema seu.

Um dos principais problema em usar esse adaptador e isso, "mal contato".

Qualquer interrupção em um fio, quando você coloca um conector, até mesmo emenda isso gera resistência, e por menos que seja essa resistência gera calor e o resultado você pode ver nas fotos.

No CPD do meu serviço já aconteceu isso, e era um um gravador de DVD que nem está em operação, sorte que na sala possui sensor de fumaça. 

d0lefullsizeju.jpgDSC03246.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico mas tem um fator a mais. Não sei a marca nem modelo da minha fonte, mas acredito que ela não seja muito boa. Ela não tem pfc e ja está no meu pc ha mais de 3 anos. A placa-mãe e/ou processadores correm muito risco se eu conectar e tentar ligar?

 

placa-mãe: GA-AB350M DS3H V2

Processador: Ryzen 5 1600AF

Fonte: só sei que é de 500W

Placa de Vídeo: GTX 1050 ti

Memória RAM: 2x4gb ddr4 2400mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...