Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
lucandmendes

Circuito H-L298N ligando dois ao mesmo tempo

Recommended Posts

Olá,

 

estou com a dúvida se esse circuito vai funcionar:

 

 

Tenho todos os componentes queria ver se é assim mesmo:

 

a minha dúvida é se tenho que ligar as H-L298N separado para a bateria ou posso ligar uma na outra e depois na bateria para consumir os seus 5v cada.

 

Agradeço.

 

 

berta-circuit.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As ligações estão corretas. Seu modulo consome tanto assim para necessitar de 3 conversores? Colocar conversores chaveados em paralelo pode não dar bons resultados dependendo da forma como vier a ser feito.

Boa forma: vários conversores, cada qual alimentando seus circuitos, os circuitos se comunicam entre si pelo negativo e sinais, positivos de alimentação nem pensar.

Má forma: Vários conversores alimentando 1 ou mais circuitos, os positivos se encontrando na esperança que a carga se distribua por si só entre os conversores. Causa do problema: Sempre haverá 1 conversor tentando mandar um pouco mais de tensão que o outro. O resultado disso é que o conversor com set-up mais elevado (mesmo que uns poucos milivolts) acaba absorvendo toda ou quase a corrente exigida pelos circuitos e os demais ficam com capacidade ociosa. Ficando em sobrecarga é um candidato a pifar. Ao pifar, entre os que sobraram, o que estiver com o set-up um pouco mais elevado passa a ser a próxima vítima.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A ligação do driver pode ser independente ou não, não há recomendações, tudo se baseia na sua aplicação. Se há possibilidade de conecta-las separadas, conecte-as, para futuras intervenções suponho que seja melhor.  

Com aplicação mostrada, não vejo a alimentação do driver como problema, entretanto não visualizo menos que 30 linhas de códigos no uC. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×