Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Dree__

Como passar o Windows 10 para o SSD.

Recommended Posts

Boa tarde! Recentemente, adquiri um SSD, e queria passar o Windows e alguns jogos para ele, porém fiquei com algumas dúvidas sobre o processo (sou extremamente novato em computadores)

O windows está na mesma partição que todos os outros arquivos, e queria passar apenas ele para o ssd, sem passar os outros arquivos, tem como?

O método de clonar os HDs funciona? Era o método que queria usar, mas no HDD tenho 360 GB e meu SSD é de 240gb, e não tenho mais o que tirar do HDD.

Grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Clonagem, se nao me engano, da certo, nao me lembro o nome do programa que o pessoal recomenda aqui no forum, espere mais alguem responder. Ah, e alguem pode me corrigir se eu estiver errado, mas creio que windows clonado vá ter um desempenho inferior a um formatado e configurado do zero, ja cogitou fazer isso? sei que deve ser chato ter q instalar os jogos novamente, mas dado que você possui um ssd pode ser um sacrifício necessário para um bem maior

Compartilhar este post

Link para o post

Até pensei, mas tenho muitos arquivos aqui e estava com preguiça de fazer tudo do zero. Vou esperar mais um pouco, se nada der certo eu formato do zero de novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro voce precisa saber que tipo de Tabela de Partições voce usa no HDD:
Abra o PowerShell ou CMD como Administrador e digite:
diskpart
list disk 
Se na coluna GPT tiver um asterisco significa que usa GPT, se não tiver asterisco significa que usa MBR.

A maioria dos SSD novos vem zerado, ou seja, sem a Tabela de Partições. Nestes casos voce tem que inicializar o disco, coloque ele junto com o HDD e abra o Gerenciamento de Disco, o próprio Windows irá abrir uma janela para inicializar o disco, oferecendo duas opções: MBR ou GPT. 

- Para abrir o Gerenciamento de Disco: Botão direito no botão Iniciar e ir em Gerenciamento de Disco.

Clonagem nada mais é que uma cópia de partições. Primeiro voce tem que enxugar o máximo possível a partição C e desfragmentar ela:
- Desfragmentar a partição 
- Pelo Gerenciamento de Disco, diminuir o máximo que der.
- No Espaço Não Alocado que ficou crie uma partição 
- Recorte todos os seus arquivos pessoais para a nova partição (organize em pastas)
- Use o CCleaner para deletar todos os arquivos temporários
- Reinicie para o sistema se reorganizar
- Volte ao Gerenciamento de Disco e veja se dá para diminuir mais ainda a partição C 
- Agora verifique se o tamanho dela irá caber no SSD. Não esqueça que tem as Partições de Sistema além da C, isso voce confere no Gerenciamento de Disco 

Se tudo der certo, voce está pronto para fazer a clonagem do sistema. E terá seus arquivos pessoais no HDD.

Se o SSD for da Samsung virá um CD que tem o programa para clonagem, se for outra marca terá que usar programas de terceiros. Normalmente programas particionadores tem esse recurso, exemplo:
AOMEI Partition Assistant Standard

Após a clonagem DESLIGUE o computador e retire o HDD, ligue o computador e entre no BIOS na aba Boot e coloque o SSD como primeira opção de boot.

Desligue novamente, coloque o HDD e verifique se irá dar o boot pelo SSD.

Agora voce terá um pequeno problema que é deletar a partição C e as Partições de Sistema do HDD. Mas isso é para outro tópico aqui no fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais