Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
AndréSeati

Que componente eletrônico é esse?

Recommended Posts

Postado (editado)

Boa tarde galera, sou novo em eletrônica e me confundo um pouco com os componentes alguém pode me ajudar pra saber que componente é esse é onde posso comprar, essa é uma placa de um laser pra segurança de uma máquina industrial é se não me engano é um placa transmissor. Os códigos escritos no componente é 14520B e PAA0807G

B17C6B23-60C8-470C-9AB4-171157EC55FC.jpeg

Editado por AndréSeati
Faltou a imagem

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me parece o contador binário Cmos MC14520B. 

Faça uma comparação da pinagem dele com o que está no circuito. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, AndréSeati disse:

@Mestre88 é onde eu acho o contador binário pra fazer a comparação?

Na internet mesmo.

É um CI bastante antigo e conhecido, tem muita coisa sobre ele, veja:

CD4520

As comparações que eu digo são o seguinte:

Veja se o pino 8 é o negativo;

Se o 16 é o positivo;

Os pinos 1, 2, 9 e 10 são clock e habilitação, veja se eles têm alguma conexão com o 7414 que está ao lado.

O 7414 é um oscilador, provavelmente tem conexão com um ou mais desses pinos;

Provavelmente esse contador trabalha como divisor de frequência, enviando sinais múltiplos de 2 ao transmissor, eu já vi vários circuitos desse tipo.

Tenho quase 100% de certeza que é ele só pelo que dá pra ver na placa, mas acho que seja difícil encontrar a versão SMD aqui no Brasil, se vê mais a versão DIP16.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 realmente os pinos 8 é negativo é o 16 positivos, os 1,2,8,9,10 faz ligação com o 7414, vi o datasheet aqui vou ver se acho o dip16 aqui na minha cidade, você sabe em quais placas posso achar esse componente?tem alguma chance desse ci 7414 ter danificado também?

Compartilhar este post

Link para o post

O dip16 não vai caber aí, é a versão tradicional do CI. A não ser seja feita alguma gambiarra. 

Veja se os pinos 7 e 15 estão em contato com o pino 8. 

Em placas de outras coisas acho meio difícil de achar esse CI, é meio obsoleto já. 

Apesar de já ter visto algo parecido, achei estranho o uso dele nesse circuito, por até fiquei em dúvida. Mas pelas evidências tudo leva a crer que é ele mesmo. 

A propósito, como sabe que esse CI está danificado?

Como mediu? 

Se tiver um frequencímetro ou osciloscópio pode ter certeza se é ele ou o outro. 

Com multímetro é mais difícil, mas conhecendo bem os CIs se pode chegar a algum lugar só medindo as tensões. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 os pinos 7 e 15 não estão em contato com o pino 8, não sei se o ci está danificado mas os pinos 04 e 13 derreteram aí não dá pra resoldar na placa, o dip 16 é maior mesmo mas a pinagem pelo q vi e a mesma aí é só dar um jeito pra soldar ele na placa né?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, AndréSeati disse:

os pinos 7 e 15 não estão em contato com o pino 8

Tudo bem, existem várias formas de ligar. É que com o pino 8 é mais usual.

1 hora atrás, AndréSeati disse:

não sei se o ci está danificado mas os pinos 04 e 13 derreteram aí não dá pra resoldar na placa

Tenho a impressão que seja um improviso para corrigir um erro de projeto, no caso trocar o pino 4 pelo 3 e o pino 12 pelo 11. Então cortaram o pino e fizeram o remendo com solda.

Não tem como um pino desse derreter sem levar a trilha da placa junto, ela é mais fraca.

Ligue a placa e meça as tensões do CI em relação ao terra do circuito, poste aqui pra gente ver.

A pior coisa que tem é a gente trocar uma peça e o defeito continuar e depois a gente descobrir que a antiga tava boa.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 @Mestre88 Eu tinha tirado o C.I achando que era ele mas na ora de remontar vi que o capacitor do lado dele tava com uma perninha solta, acredita que soldei ele é o laser voltou a funcionar, valeu pela ajuda aí se não fosse você eu ia trocar o ci à toa

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tá falando do C2 de 22uF/16V, né.

Até pela foto dá pra ver a perninha solta, mas como ficando falando só sobre o CI nem dei bola pros outros componentes.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

@Mestre88 rapaz fui fazer o teste na máquina o lazer funcionou mas o comando que ele tá funcionando não é enviado pro painel PLC será que agora pode ser o CI? Segue fotos

295083F8-6B68-49FF-B0A3-F25D61C48707.jpeg

D105DC97-0B7A-4F67-BB7B-71709E8E3C9C.jpeg

Editado por AndréSeati
Corretor

Compartilhar este post

Link para o post

Você retirou o ci, né?! 

Faça um teste pra saber se não tem pinos em curto, sempre acontece de ficar alguma bolinha de solda por baixo. 

Se tiver ok, faça isso: 

Em 13/05/2018 às 15:21, Mestre88 disse:

Ligue a placa e meça as tensões do CI em relação ao terra do circuito, poste aqui pra gente ver. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 o C.I estava com mais um pino quebrado(acho q foi na retirada e recolocação dele na placa) agora só outro mesmo, você sabe se posso usa-se o MC 14518B?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse não serve. 

O 4520 divide por 16 

Já o 4518 divide por 10.

Vai ter diferença na frequência. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, AndréSeati disse:

@Mestre88 boa noite eu achei aqui o cp4520b contador binário duplo esse serve né?

Mesma coisa, serve sim. 

As letras no início são apenas pra dizer que marca é. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Mestre88 bom dia eu estou com uma outra placa aqui que quando aciono o botão arma uma contadora e quando solto desarma mas está demorando pra desarma o componente que ajuda a fazer isso é capacitor?

59431C87-E838-4F1A-AB12-294FBF0A3A2E.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais