Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Esclarecimentos p/ um mero iniciante


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Vou começar a programar essa semana, e preciso que me tirem umas dúvidas para isso:

1) Tenho um computador bem fraquinho. Tem algum sistema operacional que consiga funcionar bem ,e que funcione bem na parte de programação?

2) Tem alguma ODE , que com os requisitos acima - pc fraco - funcione bem nessa S.O. ? Caso não exista essa de "ODE pior ou melhor", poderiam me indicar uma bem prática?

3) Para programar é preciso está 100% do tempo conectado na internet? Meu computador só aceita conexão a cabo, então teria que comprar um adaptador se caso necessário.

4) Sugestões de links,artigos,sites,etc, que ajudem no processo de aprendizagem? Tenho um nivel de inglês razoavelmente legal, mas isso só vale para textos escritos. Ainda sou tenebroso quando tento entender pela "fala" rs. Precisa nem ser só sobre o básico, mas que passem informações contundentes.

4.1) A principio vou seguir os vídeo do canal "curso em video" com as aulas de lógica da programação, e em seguida, o curso de python. Ele é uma boa referência?

 

Me desculpe se errei algum termo, ou se algo não ficou tão claro. Se precisarem da especificações do computador,só me falarem. Obrigado pela atenção (e por sua paciência xD)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Luna Eu gosto de programar no ubuntu junto ao programa visual studio (porque lá, tenho muito um S.O bem mais organizado, minha opinião) mas não tem muita diferença das distribuições do linux para o windows.

 

Não é preciso estar com internet para programa.

 

Todo aprendizado é bem vindo, acompanhe sim o curso em vídeo, mas lembre de praticar bastante.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Leandro Luna Olá  vamos por partes! 

 

3 horas atrás, Leandro Luna disse:

1) Tenho um computador bem fraquinho. Tem algum sistema operacional que consiga funcionar bem ,e que funcione bem na parte de programação?

Como já foi dito, o sistema operacional não há diferenças. Pode ser qualquer um. Eu programo com o Windows 8.1 tranquilo.

 

3 horas atrás, Leandro Luna disse:

2) Tem alguma ODE , que com os requisitos acima - pc fraco - funcione bem nessa S.O. ? Caso não exista essa de "ODE pior ou melhor", poderiam me indicar uma bem prática?

Na verdade você quis dizer IDE. As IDEs são ambientes de desenvolvimento que auxiliam bastante.

Não precisa de um PC potente para começar a programar, visto que as linguagens de aprendizado comuns usam IDEs leves como por exemplo o VisualG.

 

Mas a escolha da IDE depende da linguagem que for programar. Por exemplo uma das mais conhecidas é o Notepad++, você pode programar com diversas linguagens. Claro que para cada uma, pode ter que instalar bibliotecas adicionais e programas compiladores.

 

3 horas atrás, Leandro Luna disse:

3) Para programar é preciso está 100% do tempo conectado na internet? Meu computador só aceita conexão a cabo, então teria que comprar um adaptador se caso necessário.

Já foi dito também, mas eu ratifico. Não precisa estar conectado. Embora a internet seja importante, pois há ocasiões que você vai ter que buscar as APIs de sistemas quando for utilizar.

 

3 horas atrás, Leandro Luna disse:

4) Sugestões de links,artigos,sites,etc, que ajudem no processo de aprendizagem? Tenho um nivel de inglês razoavelmente legal, mas isso só vale para textos escritos. Ainda sou tenebroso quando tento entender pela "fala" rs. Precisa nem ser só sobre o básico, mas que passem informações contundentes.

Bem, o youtube é uma ótima fonte de aprendizado. Vai encontrar muita coisas sobre diversas linguagens.

Sobre sites, só procurando no google mesmo. Pois existe centenas de milhares ótimos.

 

3 horas atrás, Leandro Luna disse:

4.1) A principio vou seguir os vídeo do canal "curso em video" com as aulas de lógica da programação, e em seguida, o curso de python. Ele é uma boa referência?

Não conheço o tal canal e nem os vídeos. Mas fazes certo em começar pela lógica da programação. Isso inclui linguagens dela, como Portugol, VisualG, Português estruturado..

Python é uma boa linguagem, fácil aprendizado. Porém a escolha da linguagem você fará de acordo com o que nicho que escolher.

Por exemplo:

Se a ideia futura seja desenvolver programas que rodem no windows as linguagens mais comuns são: C/C++, Java, Javascript( em conjunto com o node.js)

 

Se a ideia é para WEB, as comuns são o PHP, ASP.net, Ruby(on rails), Python( dá para criar programas e jogos também)

Se for Mobile Android, Java + SDK Android.    Se for IOS(iphone), Swift, Objetive-C(mais antiga)

 

Minha dica é, Foque primeiro no aprendizado inicial, pegue a lógica, faça as famosas "receitinhas de bolo".  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...