Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem PC Gamer. Qual Ryzen escolher? SSD m2? RAM 2133? 1060


Posts recomendados

Caros colegas, tenho lido um pouco a respeito para me situar no valor das peças e nos hardwares do momento, porém ainda surgiu algumas dúvidas.

A princípio tenho uma TV TCL 55', modelo 55C2US, 4k, que pretendo usar como monitor. Gostaria de jogar com uma imagem excelente nela, se possível no ultra. Adianta ter alto FPS sendo que o painel dela é 60hz?

Meu objetivo secundário é montar um PC que reproduza 4K via HDMI para essa televisão, servindo como um media server. Meu objetivo principal é jogar PUGB, Fortnite, CSGO, GTA 5. No momento não trabalho com nada edição, porém acho legal isso de fazer stream no youtube. mas não posso basear minha configuração nisso. Overclock se for algo simples e que aumente o desempenho sem grande risco seria algo desejável.

Pois bem, posso montar esse PC tanto no Brasil como em Salto del Guaira (PY), minhas dúvidas são as seguintes:

 

Processador: 2400G (R$650 BR) vs 1600 (R$850 BR/ R$760 PY)  vs 2600 (R$940 BR/R$800,00 PY), vs 2600X (R$1100 BR) x um Intel?

 

placa-mãe: -

Li que a mais recomendada é a B350, mas são tantas, não sei qual modelo devo escolher. O que devo prestar atenção ao escolher a placa-mãe? A 320 seria uma boa substituta?

 

Placa de vídeo: GeForce GALAX GTX 1060 EXOC 6GB 60NRH7DVM6EC GDDR5 PCI-EXP (R$1450,00 BRASIL) x EVGA GeForce GTX1060 Gaming 6GB DDR5 PCI-Express (R$1380,00 PARAGUAI)

Outra recomendada? Essa placa seria um bom investimento?

 

 Memória: DDR4 Kingston Hyperx Fury HX424C15FB/16 16GB/2400 MHZ Preto (R$1020,00 BR/ R$680,00 PY)

Preciso de 16GB? Tem memórias que só servem na intel e vice versa? É fácil e segura overclock nelas? Muita diferença para memórias de 2133? No paraguai acha algumas de até 3000mhz. Vi algumas na pichau de 2133 por um preço bom.

 

HD: Seagate Barracuda ST1000DM010 1TB 7200RPM 64MB Sata III (R$220 BR / R$150 PY)

 

SSD: -

Sata 3 ou SSD m2? Qual devo escolher? Alguma coisa que devo prestar atenção?

 

Gabinete: -

Alguma peculiaridade que devo observar na escolha? Tem que ter vários FANs? Alguns com um monte de luz é fácil desligar?

 

Cooler: -

Devo comprar um cooler ? Alguns processadores já vem, é o suficiente?

 

Fonte: Corsair VS500 CP-9020118-LA 500W 80 Plus White PFC Ativo (R$219 BR/R$200 PY)

Essa é o suficiente? Outra recomenda?

 

Bom amigos, são essas minhas dúvidas iniciais. Eu não gosto de nada travando, porém os preços estão muito altos, é uma hora muito ruim para comprar? O que eu poderia reduzir que não faria tanta falta para o meu uso? Quando pensei em comprar um PC tinha como objetivo gastar R$3000, porém vi será difícil gastar isso, eu disponho até de uns R$4500, mas não queria gastar tudo isso.

Obrigado.

 

 

 

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaofrs  Bora começar:

10 minutos atrás, joaofrs disse:

Gostaria de jogar com uma imagem excelente nela, se possível no ultra. Adianta ter alto FPS sendo que o painel dela é 60hz?

Ultra 4K60FPS é no mínimo uma GTX 1080TI e não uma GTX 1060. A GTX 1060 tem poder 4K em jogos relativamente mais leve.

 

12 minutos atrás, joaofrs disse:

Meu objetivo principal é jogar PUGB, Fortnite, CSGO, GTA 5.

TV tem "input lag" bem maiores que monitores, jogar CS ou PUGB por ser frustante, já que os as imagens e comandos vão demorar mais a serem exibidos.

 

13 minutos atrás, joaofrs disse:

Processador: 2400G (R$650 BR) vs 1600 (R$850 BR/ R$760 PY)  vs 2600 (R$940 BR/R$800,00 PY), vs 2600X (R$1100 BR) x um Intel?

A minha recomendação é: R5 1600/2600 (no Brasil você já acha por R$800) ou o i5-8400.

 

15 minutos atrás, joaofrs disse:

placa-mãe: -

Li que a mais recomendada é a B350, mas são tantas, não sei qual modelo devo escolher. O que devo prestar atenção ao escolher a placa-mãe? A 320 seria uma boa substituta?

Depende do seu perfil: A320 são placas para "colocar" e usar, cassaria melhor em processadores AMD com final X e o 2600 por terem já clocks altos. A minha recomendação seria: B350 com 4 fases de CPU, 2 fases opcionais de GPU e 2 fases para memória, além de dissipadores e um pinos de 8 para CPU (caso faça overclock). Em caso de Intel, o i5-8400 casa muito bem com as placas B360, mas os preços são quase iguais as Z370, placas "topo de linha".

 

19 minutos atrás, joaofrs disse:

Memória: DDR4 Kingston Hyperx Fury HX424C15FB/16 16GB/2400 MHZ Preto (R$1020,00 BR/ R$680,00 PY)

Preciso de 16GB? Tem memórias que só servem na intel e vice versa? É fácil e segura overclock nelas? Muita diferença para memórias de 2133? No paraguai acha algumas de até 3000mhz. Vi algumas na pichau de 2133 por um preço bom.

Memórias são compatíveis com qualquer plataforma, o que muda seria BIOS e os controladores de memória que vão "modificar" as frequências e latências para um modo "padrão" da placa-mãe/CPU. No caso do Ryzen e Intel atuais, já vem com o padrão XMP (um perfil "overclockado" de memória). Overclock depende do modulo de memória e do controlador deste no CPU.

 

22 minutos atrás, joaofrs disse:

SSD: -

Sata 3 ou SSD m2? Qual devo escolher? Alguma coisa que devo prestar atenção?

SATA 3 está beeeeemmm mais em conta. O que muda é as linhas PCI serem mais rápidas, no caso M.2. Preste atenção a velocidade de escrita e leitura.

 

23 minutos atrás, joaofrs disse:

Placa de vídeo: GeForce GALAX GTX 1060 EXOC 6GB 60NRH7DVM6EC GDDR5 PCI-EXP (R$1450,00 BRASIL) x EVGA GeForce GTX1060 Gaming 6GB DDR5 PCI-Express (R$1380,00 PARAGUAI)

Outra recomendada? Essa placa seria um bom investimento?

Caro, não? Para 4K, não é ideal. Existem placas novas ou usadas com preços mais interessante na faixa de performance da GTX 1060.

 

24 minutos atrás, joaofrs disse:

 

Gabinete: -

Alguma peculiaridade que devo observar na escolha? Tem que ter vários FANs? Alguns com um monte de luz é fácil desligar?

Geralmente é gosto, eu prefiro gabinete grande com 5 fans (e que caiba um radiador de 240mm) , fonte inferior e sem bainha para DVD/CD (acho desnecessário). Além de buracos para guardar fios, etc.

 

27 minutos atrás, joaofrs disse:

Cooler: -

Devo comprar um cooler ? Alguns processadores já vem, é o suficiente?

Dos processadores são suficientes, mas se for fazer "aquele" overclock, compre um cooler ou watercooler.

 

27 minutos atrás, joaofrs disse:

Fonte: Corsair VS500 CP-9020118-LA 500W 80 Plus White PFC Ativo (R$219 BR/R$200 PY)

Essa é o suficiente? Outra recomenda?

CX500 ou Shocker500W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zopek Perdão, acho que expliquei errado, queria jogar no Full HD em ultra. De fato, como você mesmo disse, a 1060 não aguenta 4k nem ferrando. Porém, essa placa consegue reproduzir filmes em 4k correto? Por exemplo, é possível deixar a resolução do PC em 4k mas no jogo Full hd?

 

-Os preços realmente estão caros, porém, todas as cotações foram nos maiores sites e no compras paraguai, o dolár bateu 3,70 praticamente. Se bobear não pode nem demorar muito para comprar o que for preciso no Brasil, creio que não demore para acabar o estoque e os preços novos já virem diferentes.

 

-Gabinete saberia indicar um bom custo/benefício? A questão da memória, vale a pena pegar de 3000mhz ou é possível aumentar o clock das de 2133 ou 2400 para isso, ou é até mesmo desnecessário para o que pretendo fazer?

 

- Salvo engano, o input dessa TV é de 20ms. Seria algo inviável? a única saída é um monitor?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, joaofrs disse:

A princípio tenho uma TV TCL 55', modelo 55C2US, 4k, que pretendo usar como monitor. Gostaria de jogar com uma imagem excelente nela, se possível no ultra. Adianta ter alto FPS sendo que o painel dela é 60hz?

4K no Ultra tem jogos que até mesmo uma GTX 1080TI não consegue manter a 60FPS. Na maioria das vezes o que você ganha com o visual no Ultra não compensa o que você teve que gastar, vários jogos já são lindos no médio~alto. Eu, particularmente, prefiro 1080p @ 144Hz do que 4k @ 60, a sensação de fluidez é incrível, especialmente para jogos com muita ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaofrs Monitores "comuns" possuem entre 5-12ms. A Asus fez um vídeo sobre, é mais didático e visível.

 

20 minutos atrás, joaofrs disse:

Porém, essa placa consegue reproduzir filmes em 4k correto? Por exemplo, é possível deixar a resolução do PC em 4k mas no jogo Full hd?

Claro, porque não? Dá até para forçar a GPU renderizar 4K em monitor FULLHD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB Olá roberto, me expressei errado! De fato, quis dizer ultra no sentido de qualidade, mas no Full HD. Ai que está a questão, pegando como exemplo o CS GO, se rodar sei lá, a 250 fps, como em tese estarei usando a TV, terá alguma vantagem ao invés de rodar 100fps? Digo esse pois a TV é um modelo de entrada, não tem o painel de 120.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...