Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem rede escritório - CAT5E, CAT6, STP ou UTP


Posts recomendados

Amigos,

boa noite.

 

Sou advogado e estou montando meu escritório. É um pequeno espaço, com 3 salas. Contratei o plano de 15 mega da VIVO... era pra ser fibra mas instalaram ADSL.

 

O modem instalado foi o D-LINK DSL-2730R (https://www.dlink.com.br/produto/dsl-2730r). 

 

O modem fica na recepção. Próximo a ele, fica um PC, conectado por patch cord.

 

Os outros 2 pcs estão localizados nas salas (na verdade, é 1 sala de 50m2 com divisórias, que gera 1 recepção e 2 salas fechadas). A distância dos 2 PCs para o modem é de uns 4 metros (em linha reta, com uma divisória larga de madeira entre as salas).

 

Atualmente, os 2 pcs estão conectados por wi-fi, mas eu gostaria de fazer o cabeamento. Há dutos de passagem sob o piso que permitem o cabeamento. Daria um cabeamento linear de, no máximo, 10 a 12 metros pra cada pc. 

 

Aqui surge a minha dúvida:

 

- Os cabos de rede vão passar por dutos sob o piso que ficam bastante próximos, em alguns trechos, de fios elétricos de tomadas. Na maior parte, os fios estão todos encapados e novos, mas há poucos pontos em que estão revestidos apenas com fita isolante). Ainda, o cabo de rede sairá, para cada PC, em um módulo de tomada RJ45 que fica imediatamente ao lado de uma tomada de luz, passando no mesmo conduíte.

 

- Como outro ponto inusitado, houve um alagamento na sala há uns 2 meses, o que deixou trechos dos dutos nos quais os cabos de rede vão passar com áreas úmidas ou com um pouco de água (acredito que quase nada de água, mas quando passei o cabo de telefone e ADSL ele saiu um pouco molhado no final dos dutos - mas estão funcionando normalmente).

 

Diante desse cenário, PERGUNTAS:

 

- DEVO COLOCAR CABO DE REDE CAT5E OU CAT6, CONSIDERANDO O CENÁRIO E AS CONFIGURAÇÕES DO ESCRITÓRIO?