Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem rede escritório - CAT5E, CAT6, STP ou UTP


Posts recomendados

Amigos,

boa noite.

 

Sou advogado e estou montando meu escritório. É um pequeno espaço, com 3 salas. Contratei o plano de 15 mega da VIVO... era pra ser fibra mas instalaram ADSL.

 

O modem instalado foi o D-LINK DSL-2730R (https://www.dlink.com.br/produto/dsl-2730r). 

 

O modem fica na recepção. Próximo a ele, fica um PC, conectado por patch cord.

 

Os outros 2 pcs estão localizados nas salas (na verdade, é 1 sala de 50m2 com divisórias, que gera 1 recepção e 2 salas fechadas). A distância dos 2 PCs para o modem é de uns 4 metros (em linha reta, com uma divisória larga de madeira entre as salas).

 

Atualmente, os 2 pcs estão conectados por wi-fi, mas eu gostaria de fazer o cabeamento. Há dutos de passagem sob o piso que permitem o cabeamento. Daria um cabeamento linear de, no máximo, 10 a 12 metros pra cada pc. 

 

Aqui surge a minha dúvida:

 

- Os cabos de rede vão passar por dutos sob o piso que ficam bastante próximos, em alguns trechos, de fios elétricos de tomadas. Na maior parte, os fios estão todos encapados e novos, mas há poucos pontos em que estão revestidos apenas com fita isolante). Ainda, o cabo de rede sairá, para cada PC, em um módulo de tomada RJ45 que fica imediatamente ao lado de uma tomada de luz, passando no mesmo conduíte.

 

- Como outro ponto inusitado, houve um alagamento na sala há uns 2 meses, o que deixou trechos dos dutos nos quais os cabos de rede vão passar com áreas úmidas ou com um pouco de água (acredito que quase nada de água, mas quando passei o cabo de telefone e ADSL ele saiu um pouco molhado no final dos dutos - mas estão funcionando normalmente).

 

Diante desse cenário, PERGUNTAS:

 

- DEVO COLOCAR CABO DE REDE CAT5E OU CAT6, CONSIDERANDO O CENÁRIO E AS CONFIGURAÇÕES DO ESCRITÓRIO?

 

- DEVO FOCAR EM BLINDAGEM DIFERENCIADA PRA ESSE CENÁRIO PRA EVITAR INTERFERÊNCIAS? PENSEI EM CABO FTP. É NECESSÁRIO OU UM UTP JÁ BASTARIA?

 

Estou mais preocupado com qualidade da internet do que com o custo de cabeamento, então qual seria o cenário sugerido?

 

Estava disposto a comprar o cabo abaixo, em razão da blindagem, além de ser CAT6 (STP e CAT6), mas estou com medo do cabo ser pouco flexível e ter um diâmetro muito grande, o que poderia impossibilitar a passagem dos cabos sob o piso. É um bom cabo? Alguma sugestão de cabo?

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-982441073-cabo-hercules-blindado-cat6-ftp-crimpado-rolo-c-30-mts-_JM

 

Segue link do fabricante:

 

http://cabohercules.com.br/

 

http://www.lojabluecom.com.br/style/80/prods/arquivos/1476.pdf

 

Obrigado amigos. Ótima semana a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta.

 

Infelizmente, não existe outra forma de cabeamento e a ideia é pela adoção de rede cabeada mesmo, não wireless.

 

Assim, ainda fico com as dúvidas:

 

Diante desse cenário, PERGUNTAS:

 

- DEVO COLOCAR CABO DE REDE CAT5E OU CAT6, CONSIDERANDO O CENÁRIO E AS CONFIGURAÇÕES DO ESCRITÓRIO?

 

- DEVO FOCAR EM BLINDAGEM DIFERENCIADA PRA ESSE CENÁRIO PRA EVITAR INTERFERÊNCIAS? PENSEI EM CABO FTP. É NECESSÁRIO OU UM UTP JÁ BASTARIA?

 

Estou mais preocupado com qualidade da internet do que com o custo de cabeamento, então qual seria o cenário sugerido?

 

Estava disposto a comprar o cabo citado no post principal, em razão da blindagem, além de ser CAT6 (STP e CAT6), mas estou com medo do cabo ser pouco flexível e ter um diâmetro muito grande, o que poderia impossibilitar a passagem dos cabos sob o piso. É um bom cabo? Alguma sugestão de cabo?

 

Abraço e obrigado, amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tipo de conduíte é esse ? Se estão com água seria bom passar uma guia com um pano e depois soprar ar com um aspirador ou compressor.

 

Não tem tubulação de telefone para passar os cabos de rede?

 

O problema maior com interferências é quando existem grnades motores e cargas semelhantes de alta potência.

 

Para essas distâncias não deve ter problemas usando o cabo 5e sem blindagem. Os cabos blindados são muito mais difíceis de instalar e ocupam muito espaço nos dutos. Esse cabo Hércules que você apontou não é indicado para essa aplicação. Use cabos de marcas conhecidas e renomadas para não se incomodar mais tarde.

 

Uma outra possibilidade é usar os cabos elétricos para transportar a internet, solução conhecida como PLC.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...