Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Edvaldo J. Frederico

Mini bobina de tesla, posso aumentar a tensão e o numero de transistores 2N2222a.

Recommended Posts

Postado (editado)

Bom dia senhores.

Eu fiz essa mini bobina de tela igual do vídeo, ficou bom só que achei que ficou fraco, a lâmpada que eu aproximo acende fraco.

Eu posso ligar dois transistor 2N2222a em paralelo ou tem algum valor de maior potencia.

Eu tenho que aumentar o numero de volta bobina primária (a maior ) ou a secundária (a menor).

Tem esse outro que usa um transistor TIP31C.

@Bcpetronzio @Mestre88 os mestres da eletrônica vcs poderiam me ajudar :D

Abs Ejf

WhatsApp Image 2018-05-15 at 9.27.46 AM.jpeg

Minha bobina não ficou muito bonita mais depois vou dar um talento.

WhatsApp Image 2018-05-13 at 5.56.43 PM.jpeg

Já soldei mais uma transistor 2N2222a em paralelo ficou um pouco melhor, agora se eu aumentar de 9v para 12v será que tem perigo do transistor abrir o bico.

O transistor está esquentando bem pouco é normal?

https://www.youtube.com/results?search_query=mini+bobina+de+tesla

Editado por Edvaldo J. Frederico

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Transistor em paralelo não é boa ideia. Sempre tem um que trabalha mais do que o outro. 

A melhor solução é outro transistor de maior corrente. 

O BD139 pode funcionar muito bem, tem corrente maior e um ganho razoável, já que é de média potência e ainda tem como prender em dissipador. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, Mestre88 disse:

Transistor em paralelo não é boa ideia. Sempre tem um que trabalha mais do que o outro. 

A melhor solução é outro transistor de maior corrente. 

O BD139 pode funcionar muito bem, tem corrente maior e um ganho razoável, já que é de média potência e ainda tem como prender em dissipador. 

Bom dia 

Perfeito isso que eu precisava de um transistor de maior potencia, e aplica um pouco mais de tensão no 2N2222a não deu muito certo :D:D.

Vou providenciar hj mesmo o BD139 e ele vai funcionar bem com apenas 9v da bateria?

Abs Ejf

Compartilhar este post

Link para o post

@Edvaldo J. Frederico , de forma bem técnica a observação do @Mestre88 de que um transistor irá trabalhar mais que outro é corretíssima mas para esse brinquedo que está montando não há problema algum se o esforço ficar desbalanceado pois, se 1 já aguentava o esforço, 2 aguentarão mais mesmo que o trabalho não venha a ficar igualmente dividido. Aumentando a potência com paralelismo ou com a utilização de um transistor mais forte, rebaixe uns 40% o valor da resistência, aumentará a excitação dos transistores.  Se tiver vários desses transistores na gaveta, vai fundo no paralelismo.

Sobre aumentar a tensão de entrada entenda o seguinte: nesse circuito a potência exigida dos transistores e o pico de tensão provocados pelas bobinas aumentam de forma exponencial com o aumento da tensão mas não será nenhum fim do mundo se alguns transistores pifarem, faz parte da brincadeira.

Divirta-se

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
23 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

@Edvaldo J. Frederico , de forma bem técnica a observação do @Mestre88 de que um transistor irá trabalhar mais que outro é corretíssima mas para esse brinquedo que está montando não há problema algum se o esforço ficar desbalanceado pois, se 1 já aguentava o esforço, 2 aguentarão mais mesmo que o trabalho não venha a ficar igualmente dividido. Aumentando a potência com paralelismo ou com a utilização de um transistor mais forte, rebaixe uns 40% o valor da resistência, aumentará a excitação dos transistores.  Se tiver vários desses transistores na gaveta, vai fundo no paralelismo.

Sobre aumentar a tensão de entrada entenda o seguinte: nesse circuito a potência exigida dos transistores e o pico de tensão provocados pelas bobinas aumentam de forma exponencial com o aumento da tensão mas não será nenhum fim do mundo se alguns transistores pifarem, faz parte da brincadeira.

Divirta-se

Boa tarde e obrigado pela resposta. ^_^

Rsrsrs essa semana já queimei dois 2N2222a aumentando a tensão de 9v para 12v, e olha que era uma fonte chaveada 12v cravado kkkk, ainda bem que é barato 60 centavos.

Esse final de semana vou comprar o BD139 e olhando essa imagem reparei que a "Base, Coletor e emissor" muda de um para outro.

286.jpg

Posso confiar nessa imagem?

Abs Edvaldo

Compartilhar este post

Link para o post

@Edvaldo J. Frederico

Essa imagem aí tá meio estranha. 

Todos estão corretos, menos o BD139. 

Da forma que está no desenho, a parte metálica fica voltada pra você. Aí temos base, coletor e emissor da esquerda pra direita. 

Se tiver dúvida, a melhor coisa é procurar um datasheet do componente. 

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)
Em 18/05/2018 às 03:20, Mestre88 disse:

@Edvaldo J. Frederico

Essa imagem aí tá meio estranha. 

Todos estão corretos, menos o BD139. 

Da forma que está no desenho, a parte metálica fica voltada pra você. Aí temos base, coletor e emissor da esquerda pra direita. 

Se tiver dúvida, a melhor coisa é procurar um datasheet do componente. 

Bom dia

Eu comprei o BD139 e pesquisei o datasheet dele e está certo a imagem, só que não funcionou .:(

Será que uma bateria de 9v é muito pouco para funcionar, apenas que depois de todos os testes que fiz a bateira está perto dos 7v .:D

Ele aqueceu bem pouco, ficou de morno para frio, coloquei um dissipador de calor bem pequeno de chipset de placa-mãe.

Att Ejf

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o valor do resistor? 

Compartilhar este post

Link para o post
47 minutos atrás, Mestre88 disse:

Qual é o valor do resistor? 

É de 22k.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível utilizar o transistor 13007 nesse esquema ?

mini_bobina_tesla_circuit.png

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

É de 22k.

Abaixa pra 10k. 

4 horas atrás, Ryzzard disse:

É possível utilizar o transistor 13007 nesse esquema ?

mini_bobina_tesla_circuit.png

Nesse caso só testando pra saber, esse circuito tem um funcionamento um pouco diferente da eletrônica tradicional. 

É o mesmo caso do @Edvaldo J. Frederico , ao trocar o 2N2222 pelo BD135 já não funcionou. 

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais