Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini bobina de tesla, posso aumentar a tensão e o numero de transistores 2N2222a.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom dia senhores.

 

Eu fiz essa mini bobina de tela igual do vídeo, ficou bom só que achei que ficou fraco, a lâmpada que eu aproximo acende fraco.

Eu posso ligar dois transistor 2N2222a em paralelo ou tem algum valor de maior potencia.

Eu tenho que aumentar o numero de volta bobina primária (a maior ) ou a secundária (a menor).

Tem esse outro que usa um transistor TIP31C.

@Bcpetronzio @Mestre88 os mestres da eletrônica vcs poderiam me ajudar :D

 

Abs Ejf

WhatsApp Image 2018-05-15 at 9.27.46 AM.jpeg

Minha bobina não ficou muito bonita mais depois vou dar um talento.

WhatsApp Image 2018-05-13 at 5.56.43 PM.jpeg

Já soldei mais uma transistor 2N2222a em paralelo ficou um pouco melhor, agora se eu aumentar de 9v para 12v será que tem perigo do transistor abrir o bico.

O transistor está esquentando bem pouco é normal?

https://www.youtube.com/results?search_query=mini+bobina+de+tesla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transistor em paralelo não é boa ideia. Sempre tem um que trabalha mais do que o outro. 

A melhor solução é outro transistor de maior corrente. 

O BD139 pode funcionar muito bem, tem corrente maior e um ganho razoável, já que é de média potência e ainda tem como prender em dissipador. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Mestre88 disse:

Transistor em paralelo não é boa ideia. Sempre tem um que trabalha mais do que o outro. 

A melhor solução é outro transistor de maior corrente. 

O BD139 pode funcionar muito bem, tem corrente maior e um ganho razoável, já que é de média potência e ainda tem como prender em dissipador. 

 

 

Bom dia 

 

Perfeito isso que eu precisava de um transistor de maior potencia, e aplica um pouco mais de tensão no 2N2222a não deu muito certo :D:D.

Vou providenciar hj mesmo o BD139 e ele vai funcionar bem com apenas 9v da bateria?

 

Abs Ejf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico , de forma bem técnica a observação do @Mestre88 de que um transistor irá trabalhar mais que outro é corretíssima mas para esse brinquedo que está montando não há problema algum se o esforço ficar desbalanceado pois, se 1 já aguentava o esforço, 2 aguentarão mais mesmo que o trabalho não venha a ficar igualmente dividido. Aumentando a potência com paralelismo ou com a utilização de um transistor mais forte, rebaixe uns 40% o valor da resistência, aumentará a excitação dos transistores.  Se tiver vários desses transistores na gaveta, vai fundo no paralelismo.

Sobre aumentar a tensão de entrada entenda o seguinte: nesse circuito a potência exigida dos transistores e o pico de tensão provocados pelas bobinas aumentam de forma exponencial com o aumento da tensão mas não será nenhum fim do mundo se alguns transistores pifarem, faz parte da brincadeira.

Divirta-se

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

@Edvaldo J. Frederico , de forma bem técnica a observação do @Mestre88 de que um transistor irá trabalhar mais que outro é corretíssima mas para esse brinquedo que está montando não há problema algum se o esforço ficar desbalanceado pois, se 1 já aguentava o esforço, 2 aguentarão mais mesmo que o trabalho não venha a ficar igualmente dividido. Aumentando a potência com paralelismo ou com a utilização de um transistor mais forte, rebaixe uns 40% o valor da resistência, aumentará a excitação dos transistores.  Se tiver vários desses transistores na gaveta, vai fundo no paralelismo.

Sobre aumentar a tensão de entrada entenda o seguinte: nesse circuito a potência exigida dos transistores e o pico de tensão provocados pelas bobinas aumentam de forma exponencial com o aumento da tensão mas não será nenhum fim do mundo se alguns transistores pifarem, faz parte da brincadeira.

Divirta-se

Boa tarde e obrigado pela resposta. ^_^

 

Rsrsrs essa semana já queimei dois 2N2222a aumentando a tensão de 9v para 12v, e olha que era uma fonte chaveada 12v cravado kkkk, ainda bem que é barato 60 centavos.

Esse final de semana vou comprar o BD139 e olhando essa imagem reparei que a "Base, Coletor e emissor" muda de um para outro.

286.jpg

Posso confiar nessa imagem?

 

Abs Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico

Essa imagem aí tá meio estranha. 

Todos estão corretos, menos o BD139. 

Da forma que está no desenho, a parte metálica fica voltada pra você. Aí temos base, coletor e emissor da esquerda pra direita. 

Se tiver dúvida, a melhor coisa é procurar um datasheet do componente. 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 18/05/2018 às 03:20, Mestre88 disse:

@Edvaldo J. Frederico

Essa imagem aí tá meio estranha. 

Todos estão corretos, menos o BD139. 

Da forma que está no desenho, a parte metálica fica voltada pra você. Aí temos base, coletor e emissor da esquerda pra direita. 

Se tiver dúvida, a melhor coisa é procurar um datasheet do componente. 

 

Bom dia

 

Eu comprei o BD139 e pesquisei o datasheet dele e está certo a imagem, só que não funcionou .:(

Será que uma bateria de 9v é muito pouco para funcionar, apenas que depois de todos os testes que fiz a bateira está perto dos 7v .:D

Ele aqueceu bem pouco, ficou de morno para frio, coloquei um dissipador de calor bem pequeno de chipset de placa-mãe.

 

Att Ejf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

É de 22k.

Abaixa pra 10k. 

 

4 horas atrás, Ryzzard disse:

É possível utilizar o transistor 13007 nesse esquema ?

mini_bobina_tesla_circuit.png

Nesse caso só testando pra saber, esse circuito tem um funcionamento um pouco diferente da eletrônica tradicional. 

É o mesmo caso do @Edvaldo J. Frederico , ao trocar o 2N2222 pelo BD135 já não funcionou. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...