Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Plex: Não entendi bem o funcionamento


Posts recomendados

Procurando por Player para computador, achei esse programa, apesar de já ter feito inúmeras buscas nesse sentido, primeira vez que ele é um resultado de buscas via google, mas não entendi muito bem a dele, pede para registrar sob pena de não funcionar não sei o que, por isso trago a apreciação dos senhores para possíveis esclarecimentos à respeito.

A única coisa que sei sobre o Chromecast, que é um equipamento ligado se não me engano a entrada HDMI da tv, não sei para que serve, mas é algo físico, então provavelmente vem com um programa destinado a ele, seria esse Plex uma alternativa para ele????

 

https://canaltech.com.br/entretenimento/como-configurar-o-plex-para-assistir-filmes-series-e-shows-do-pc-no-chromecast/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, @misterjohn, tudo bem?

 

O Plex um media server que é dividido em duas partes: um servidor - o Plex Server -, e o cliente - o Plex Player. 

 

Basicamente, você instala o servidor do Plex em um computador com os arquivos de mídia (filmes, músicas, podcasts) e acessa pelo cliente, o Plex Player, que pode ser utilizado via Web, dispositivos móveis e TV. A experiência é similar à de usar o Netflix, o Plex organiza e categoriza os seus arquivos, obtém os metadados dos arquivos e exibe numa interface amigável.

 

O Plex permite o acesso tanto pelo endereço local do servidor em que está hospedado, ex: http://127.0.0.1, ou pelo domínio do Plex, que possibilita o acesso não somente via rede local, mas também pela Internet.

 

Não existe um dispositivo físico oficial do Plex, mas ele é suportado em aparelhos populares como Apple TV, Chromecast, FireTV, e também no software embutido nas smart TVs. Assim, o Plex não é uma alternativa para o Chromecast, pois ainda vai exigir alguma "TV Box" ou smart TV.

 

(OBS: desculpem reviver um tópico relativamente antigo, mas como estava sem resposta e é sobre um software que uso regularmente, imaginei que poderia esclarecer.)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, navegantenarede disse:

Olá, @misterjohn, tudo bem?

 

O Plex um media server que é dividido em duas partes: um servidor - o Plex Server -, e o cliente - o Plex Player. 

 

Basicamente, você instala o servidor do Plex em um computador com os arquivos de mídia (filmes, músicas, podcasts) e acessa pelo cliente, o Plex Player, que pode ser utilizado via Web, dispositivos móveis e TV. A experiência é similar à de usar o Netflix, o Plex organiza e categoriza os seus arquivos, obtém os metadados dos arquivos e exibe numa interface amigável.

 

O Plex permite o acesso tanto pelo endereço local do servidor em que está hospedado, ex: http://127.0.0.1, ou pelo domínio do Plex, que possibilita o acesso não somente via rede local, mas também pela Internet.

 

Não existe um dispositivo físico oficial do Plex, mas ele é suportado em aparelhos populares como Apple TV, Chromecast, FireTV, e também no software embutido nas smart TVs. Assim, o Plex não é uma alternativa para o Chromecast, pois ainda vai exigir alguma "TV Box" ou smart TV.

 

(OBS: desculpem reviver um tópico relativamente antigo, mas como estava sem resposta e é sobre um software que uso regularmente, imaginei que poderia esclarecer.)

 

 

Obrigado pela consideração e resposta, mas eu ainda não saquei na prática qual é a do tal Plex, eu usava o Musicmatch Jukebok desde as mais tenras versões quando o ícone do executivo dele era preto e branco, mas fiquei direto com a versão 7.5 era a melhor apesar que chegou até 10 ai a yahoo comprou e danou-se tudo, mas ele só executa áudio...o musicmatch carregava a biblioteca a gente podia listar por faixa, nome do disco, ritmo, etc., ele fazia algumas conversões e buscava a arte da midia na internet

 

9gyTbNY.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do Plex seria para você criar um media server - imagina criar o seu próprio Netflix, só que com os seus arquivos de filmes, músicas e podcasts, a partir de um servidor.

 

Você instala o servidor do Plex num computador e quando acessar por um cliente em outro computador, vai poder assistir seus filmes, séries, ouvir suas músicas, tudo por streaming. Também há a opção de baixar o filme para o dispositivo (se for num smartphone).

 

Mas o que o Plex faz além disso? Servir arquivos pela rede é algo que já existe há muito tempo, certo? O Plex faz algumas coisas que melhoram bastante a experiência de uso:

 

- Ele busca os metadados das músicas e filmes, por exemplo, ele pega o ano de um filme, a sinopse, organiza as faixas do disco, busca as artes (capas de filmes e álbuns de cd);

- É compatível com plugins - você pode configurar o Plex para baixar seus podcasts, filmes e séries automaticamente quando eles estiverem disponíveis para download. Assim como também pode configurar para baixar legendas dos filmes e séries em vários idiomas;

- Conversão dos arquivos e transcodificação durante o streaming - por exemplo, se você quiser assistir um filme a partir do seu smartphone e sua conexão não estiver muito boa, o Plex pode converter o arquivo do filme para um formato mais leve e adequado para a situação, em vez de simplesmente servir o arquivo no formato padrão.

 

Um caso de uso do Plex seria o seguinte:

Você quer assistir um filme no conforto da sua sala, na TV grande ou com amigos e família. Então você pode instalar o Plex no seu computador, colocar os arquivos no seu desktop (ou servidor dedicado), e assistir o filme por streaming na sua TV (com o Chromecast, por exemplo). 

 

Outro caso de uso:

Você está na casa de um amigo e quer assistir uma série que está no seu servidor do Plex, você pode fazer instalar o app do Plex na TV ou no Chromecast do seu amigo, e fazer o streaming da série que está no seu servidor ou no seu desktop, pela Internet.

 

Espero que tenha ficado um pouco mais claro agora!

 

Se você está procurando um player só para gerenciar suas músicas, dá uma olhada no: MediaMonkey e no MusicBee. O foobar2000 também é uma opção (meu preferido) mas vai exigir algum tempo para você personalizar e deixar como você quer.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora ficou claríssimo o assunto, achei muito legal o propósito desse aplicativo se podemos chamar assim, é como eu levar meu acervo para qualquer lugar do mundo sem tirar ele de casa, seria como o NAS da TP-Link?

"Não existe um dispositivo físico oficial do Plex, mas ele é suportado em aparelhos populares como Apple TV, Chromecast, FireTV, e também no software embutido nas smart TVs"

Pelo que você disse acima, meu conteudo está no meu pc que está em rede doméstica; minha tv também está na rede, eu poderia acessar do pc direto pela tv ou sempre terá que passar por um computador ou ter o chromecast instalado?

Quando eu gosto de um arquivo de vídeo eu prefiro gravar em mídia física e assim criar um acervo para posterior execução e não entulhar o pc, mas alguma coisa não vale a pena gastar discos.

Tudo isso ai, assistir meus vídeos na tv na sala, será por streaming, então requer uma conexão decente para manter o fluxo contínuo, tanto da fonte, no caso meu pc, como no caso do receptor, minha irmã por exemplo....

Realmente minha finalidade é mais a questão de gerenciar a midia que tenho arquivada, mas já experimentei vários como:  

- BsPlayer, DapPlayer, Flvplayer, Foobar2000, Gomplayer, Jad, Jetaudio, MpcStar, PlayJ, RealPlayer, Sonique, Vlc, Winamp e outros, mas igual ao MusicMatch Jukebox está para nascer, a Yahoo comprou a empresa e matou o player maravilhoso, mas vou experimentar suas sugestões mesmo porque não conheço e gosto de testar programas.

Quanto ao Plex, uma hora vou experimentar também, achei legal a proposta dele.

Obs: O MusicMatch Jukebox morreu quando a Yahoo adquiriu a empresa produtora e ele ficou incompatível com outros sistemas Microsoft acima do XP e de 64 bits se não estava usando até hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

é como eu levar meu acervo para qualquer lugar do mundo sem tirar ele de casa, seria como o NAS da TP-Link?

Sim, o Plex te dá a opção de usar um NAS ou um dispositivo de armazenamento conectado na rede.

 

Citação

Pelo que você disse acima, meu conteudo está no meu pc que está em rede doméstica; minha tv também está na rede, eu poderia acessar do pc direto pela tv ou sempre terá que passar por um computador ou ter o chromecast instalado?

Você pode acessar diretamente pela rede pela TV, mas não vai ter as vantagens da interface e as funcionalidades do app do Plex: exibição organizada da biblioteca estilo Netflix, busca por títulos, informações dos atores e atrizes, notas dos filmes/séries, continuar de onde parou, etc. A conexão direta pela rede vai usar o software da TV, que geralmente é mais limitada. 

 

Se a TV for uma smart TV, é possível que ela tenha o aplicativo do Plex disponível (sei que as smart TVs da LG com WebOS têm o Plex na App Store), então basta baixar o aplicativo e fazer streaming sem necessidade de um Chromecast oou algo do tipo.

 

Eu lembro que usei o MusicMatch Jukebox por algum tempo antes de usar o foobar2000, realmente era um dos players em destaque da época. Mas depois que vi que poderia deixar o fb2k da forma que eu quisesse com plugins, não consegui mais largar. 

Boa sorte na busca, se achar algum bacana, compartilha aqui, também gosto de conhecer e testar novos programas! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...