Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Dispositivo de localização para casa


Posts recomendados

 

ola eu estou com projeto que ainda não esta em andamento, porém precisarei de ajuda para responder minhas duvidas pois sou novo na área, preciso criar um dispositivo com Arduíno que identifica o local que estou dentro da minha casa e com essa identificação ele falar o local com um alto falante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Moabe De Jesus Souza ,

 

Não será fácil .....

 

Mesmo um GPS moderno tem dificuldade para ter uma boa recepção dentro de  casa , e assim a precisão não será boa com poucos satélites ... erros de mais de 10 metros ocorrerão a qualquer instante.

 

Usar um transmissor de rf em cada local também é inviavel pois a pouca distância permite receber vários deles no mesmo instante.

 

Talvez transmitir um sinal diferente via infravermelho em cada cômodo seja uma boa solução pois as paredes impedem a passagem entre os locais, mas permitem um pouco de reflexão, permitindo que seja mais fácil detectar o mesmo sem precisar apontar para o transmissor.

 

Enfim... vai ter de experimentar muita coisa, e para quem não tem experiência será difícil.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião: a única forma de você ter um geoposicionamento em ambientes fechados (onde não tem sinal de GPS) é utilizando acelerômetro em 3 eixos + giroscópio em 3 eixos + sensor de campo magnético em 3 eixos, e logicamente, com um microcontrolador que faça os cálculos para fornecer a localização com o GPS off-line. Imagino que existam GPSs com este recurso para cavernas e ambientes submarinos, mas nada impede que seja feito um utilizando estes sensores com um microcontrolador fazendo os cálculos de posição nos 3 eixos em tempo real.

 

Eu até tenho vontade de fazer isso, mas até agora me faltou coragem, imagino que a programação disso seja complexa, e a precisão deve deixar um pouco a desejar, mas já existem placas para Arduino (e outros controladores) com vários desses sensores incluídos. Os aviões de grande porte, antes de adotarem o GPS, faziam o georreferenciamento através de giroscópio, acelerômetro e bussola eletrônica, e tinham erro de alguns poucos km nas viagens de longa distância intercontinentais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Intrudera6 disse:

e a precisão deve deixar um pouco a desejar

 

Pois é exatamente isso que não estou conseguindo resolver ..... um simples magnetômetro de 3 eixos tá me dando uma baita dor de cabeça .... quando ele está na horizontal, tudo bem, funciona direitinho. Mas conforme sai da horizontal, sei lá o porquê aparecem erros enormes de mais de 40 graus nas medidas .... procurei sobre esse assunto e alguns falam que ele tem de ser calibrado... outros falam que não adianta calibra. Testei 2 módulos diferentes e ambos tem seus problemas. Agora, imagine integrar os três sensores nos cálculos, com certeza vai indicar uma posição errada conforme o ângulo da placa de sensores....

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O magnetômetro em 3 eixos + o giroscópio de 3 eixos deve dar para compensar as imprecisões um do outro, mas eu realmente nunca tive coragem de colocar uma ideia dessas em prática, apesar de que, seria interessantíssimo um GPS com capacidade de continuar fornecendo as coordenadas e a velocidade mesmo sem o sinal dos satélites. Nunca vi um GPS desse tipo mas certamente deve existir para aplicações especiais e a um preço também especial ($$$$$$$$).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mim deram uma dica.

Olá
Uma solução são os beacons com Bluetooth 4.0. Esses Beacons são como faróis que emitem um sinal. Um outro dispositivo como o smartphone que recebe esse sinal pode fazer uma estimativa de distancia e localização por meio da intensidade do sinal que é recebido.
O legal é que hoje é relativamente simples e barato criar esses dispositivos.
Você pode montar seu beacon utilizando uma plataforma de baixo custo (menos de 15 reais) usando por exemplo o chip NRF51822, o mesmo utilizado na placa micro:bit. Além de pequeno, barato é poderoso pois é um SoC (System on Chip) com processador ARM, o rádio Bluetooth 4.0 e pinos de entrada e saída. O melhor é que pode ser programado com a interface IDE.

 

adicionado 1 minuto depois

Uma maneira de você fazer isso é por meio de RFD você pode ligar varios detectores de RFD nos comodos da casa um com um TAG diferente funcionaria com uma lógica parecida com as dos pedágios cada local que você passa é emitido um comando só que em vez de abrir a cancela do pedágio ele executaria um arquivo de audio onde você gravaria sua posição e a saida seria um dispositivo de reprodução de audio.) acho que o arduino não atenda o que você quer, mas isso pode ser rapidamente solucionado com um raspberry pi que é incomparavelmente superior ao arduino e é bem acessivel.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Moabe De Jesus Souza ,

 

Te deram uma dica furada isso sim ....

 

O problema é o uso de RF. Não tem como você estimar a distância, devido ao fato de o sinal variar por nao ser unidirecional, nem na transmissão e nem na recepção.

 

Se isso fosse possível, poderia usar até um ESP8266 que também é um SOC, com muito mais uso em projetos diversos e porisso bem mais conheçido.

 

Usar Bluetooth seria um baita problema pois para funcionar precisa casar o transmissor e o receptor, quero ver fazer isso automáticamente em cada comodo da sala, e evitar que o sinal saia dos limites da sala ....

 

E usar RFID bate no mesmo problema de qualquer sistema por RF : o sinal vai ultrapassar o limite dos comodos da casa.

 

No pedágio o sistema é direcional, e isso evita um carro acionar uma outra pista. No seu projeto isso não é possível.

 

E o cara que disse que precisa de um raspberry pí porque um Arduíno pode não conseguir fazer a ideia dele deve ter se formado recentemente ... deixa os raspberry pi serem usados em aplicações 

multimídia, onde vídeo é o principal objetivo, e para isso realmente os Arduínos não servem pois não tem circuitos dedicados de vídeo.

 

Mas pelo menos são sugestões que mereceram ser analisadas !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...