Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Como remover bobinas de um cooler sem quebrá-los!


Posts recomendados

Hoje iria fazer uma pergunta e explicar o que estava descrito abaixo:

 

Bom dia gente, estou precisando remover o estator, a parte fixa, que contém a bobina do ventilador; de quatro coolers de computador pois estou precisando gerar energia com eles para um trabalho da faculdade. eu já gerei energia com "coolers", o problema é que quando eu gerei energia com cinco ventiladores no quarto período do meu curso, eu tinha muitos ventiladores, separei os que geravam, montei meu circuito e finalizei meu projeto (já me desfiz desses ventiladores), o problema é que os ventiladores que não geram energia, possui um componente que se assemelha com um transistor, o que parece impedir que o cooler alimente, e somente seja alimentado. Quando era mais jovem e fazia ensino médio eu tinha visto um vídeo que ainda existe no "Youtube", quem o fez, manda remover a bobina movendo ela para o lado, o problema é que essa bobina é colada, e eu acho que ela não possui trava na carcaça de plástico dos ventiladores que eu possuo. Nas minhas antigas experiências lembro-me de que se forçar a bobina, o plástico quebra, mas o cara do vídeo conseguiu com sucesso remover a bobina junto com o circuito impresso. Preciso que me ajudem pois só tenho um ventilador que gera energia sem precisar de modificação, e eu quero gerar energia com cinco ventiladores.Alguém sabe como remover essas bobinas? Vou deixar aqui algumas fotos e vídeos que apresentarei no trabalho e também deixarei o vídeo que o rapaz removeu a bobina com sucesso.

 

Vídeos e fotos que fiz:

Não há mais necessidade de um vídeo e nem de fotos.

 

Vídeo que vi no "Youtube":

 

https://www.youtube.com/watch?v=jkuEWR2m-xU

 

Mas descobri por si só que era só girar a bobina no sentido horário! e no Youtube, resolvi postar isso:

 

- "Tá", eu vou revelar, só porque  tive muito trabalho e dor de cabeça, então vale uma dica: Você vai remover o estator (a bobina) girando ela no sentido horário, no que o relógio funciona, ou no mesmo sentido que se vira a chave do carro. Dicas:
- Use uma flanela pra não arrancar o couro dos dedos
- Quando for colocar não pressione demais a bobina contra o pino do cooler porque você pode quebrá-lo assim como aconteceu comigo, pois eu quebrei um cooler.
- Depois de remover o componente de quatro pinos que é parecido com um transistor, solte somente o pino preto da placa e solde-o em outro terminal da bobina.
- Quando for colocar a bobina de volta, decore a forma de como ela estava antes pois isso irá facilitar na hora do encaixe
- Quando for colocar a bobina de volta, pressione ela contra o cooler, faça isso numa superfície lisa como uma mesa mas não imponha muita força porque senão você irá quebrar o ventilador
- Após encaixar tudo encaixe a hélice e verifique soprando ela com força se o ventilador gera energia para um LED ou meça com um multímetro.
- Não deixe resto de fio ou solda grossa na superfície da placa pois impedirá que a bobina se encaixe no fundo da carcaça de plástico fazendo com que o cooler fique travando!
- Não gire demais quando for recolocar a bobina pois você poderá arrancar o fio e precisará soltar a bobina e soldar o fio novamente.
- Não é preciso que o cooler tenha óleo  para parar de travar, após a montagem se a hélice estiver travando verifique se a bobina entrou até o final do pino de plástico ou se há pontos de solda muito espessos na placa de circuito impresso.
- Não pressione demais ou aplique muita força ao girar a bobina (de novo), pois elas são muito frágeis, se por acaso quebrar o plástico do pino de um dos enrolamentos da bobina não se preocupe, cole com super cola de forma que  fique alinhada como antes, o importante é que o fio de uma das bobinas não se rompa!
- Você pode lavar com água e sabão as partes plásticas sem medo e secar antes de montar o cooler.
Boa sorte, e procure por esse texto no Clube do Hardware!

 

Então a minha dúvida virou um tutorial!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...