Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
pedrotscom

Tutorial: Como remover bobinas de um cooler sem quebrá-los!

Recommended Posts

Hoje iria fazer uma pergunta e explicar o que estava descrito abaixo:

Bom dia gente, estou precisando remover o estator, a parte fixa, que contém a bobina do ventilador; de quatro coolers de computador pois estou precisando gerar energia com eles para um trabalho da faculdade. eu já gerei energia com "coolers", o problema é que quando eu gerei energia com cinco ventiladores no quarto período do meu curso, eu tinha muitos ventiladores, separei os que geravam, montei meu circuito e finalizei meu projeto (já me desfiz desses ventiladores), o problema é que os ventiladores que não geram energia, possui um componente que se assemelha com um transistor, o que parece impedir que o cooler alimente, e somente seja alimentado. Quando era mais jovem e fazia ensino médio eu tinha visto um vídeo que ainda existe no "Youtube", quem o fez, manda remover a bobina movendo ela para o lado, o problema é que essa bobina é colada, e eu acho que ela não possui trava na carcaça de plástico dos ventiladores que eu possuo. Nas minhas antigas experiências lembro-me de que se forçar a bobina, o plástico quebra, mas o cara do vídeo conseguiu com sucesso remover a bobina junto com o circuito impresso. Preciso que me ajudem pois só tenho um ventilador que gera energia sem precisar de modificação, e eu quero gerar energia com cinco ventiladores.Alguém sabe como remover essas bobinas? Vou deixar aqui algumas fotos e vídeos que apresentarei no trabalho e também deixarei o vídeo que o rapaz removeu a bobina com sucesso.

Vídeos e fotos que fiz:

Não há mais necessidade de um vídeo e nem de fotos.

Vídeo que vi no "Youtube":

https://www.youtube.com/watch?v=jkuEWR2m-xU

Mas descobri por si só que era só girar a bobina no sentido horário! e no Youtube, resolvi postar isso:

- "Tá", eu vou revelar, só porque  tive muito trabalho e dor de cabeça, então vale uma dica: Você vai remover o estator (a bobina) girando ela no sentido horário, no que o relógio funciona, ou no mesmo sentido que se vira a chave do carro. Dicas:
- Use uma flanela pra não arrancar o couro dos dedos
- Quando for colocar não pressione demais a bobina contra o pino do cooler porque você pode quebrá-lo assim como aconteceu comigo, pois eu quebrei um cooler.
- Depois de remover o componente de quatro pinos que é parecido com um transistor, solte somente o pino preto da placa e solde-o em outro terminal da bobina.
- Quando for colocar a bobina de volta, decore a forma de como ela estava antes pois isso irá facilitar na hora do encaixe
- Quando for colocar a bobina de volta, pressione ela contra o cooler, faça isso numa superfície lisa como uma mesa mas não imponha muita força porque senão você irá quebrar o ventilador
- Após encaixar tudo encaixe a hélice e verifique soprando ela com força se o ventilador gera energia para um LED ou meça com um multímetro.
- Não deixe resto de fio ou solda grossa na superfície da placa pois impedirá que a bobina se encaixe no fundo da carcaça de plástico fazendo com que o cooler fique travando!
- Não gire demais quando for recolocar a bobina pois você poderá arrancar o fio e precisará soltar a bobina e soldar o fio novamente.
- Não é preciso que o cooler tenha óleo  para parar de travar, após a montagem se a hélice estiver travando verifique se a bobina entrou até o final do pino de plástico ou se há pontos de solda muito espessos na placa de circuito impresso.
- Não pressione demais ou aplique muita força ao girar a bobina (de novo), pois elas são muito frágeis, se por acaso quebrar o plástico do pino de um dos enrolamentos da bobina não se preocupe, cole com super cola de forma que  fique alinhada como antes, o importante é que o fio de uma das bobinas não se rompa!
- Você pode lavar com água e sabão as partes plásticas sem medo e secar antes de montar o cooler.
Boa sorte, e procure por esse texto no Clube do Hardware!

Então a minha dúvida virou um tutorial!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais