Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa Liga e desliga imediatamente


Posts recomendados

Olá, estou com uma AsRock H61M/U3S3 que está com o seguinte problema: Assim que eu ligo a placa, ela funciona aparentemente normal por uns 10 segundos e em seguida desliga sozinha (como se tivesse faltado energia), e nas tentativas seguintes de ligar a placa ela liga e em menos de 2 segundos ela torna a desligar. Já observei os pinos do processador, troquei a fonte, ela está no momento na ligação básica (Fonte, Vídeo, Processador e Memória). O curioso dessa situação é que se eu deixar ela parada uns dias, ela torna a ligar por uns 10 segundos para repetir o ciclo.

Eu também fiz outros testes que vi por aqui, por exemplo tentar ligar sem o ATX 12v, mas ela se comporta da mesma maneira, forcei a fonte a ligar por uns 5 segundos e o cooler liga mas ela não da video nem bipe, ja liguei sem memória e sem processador, mas a situação se repete, testei as tensões de standby e power on mas tudo normal. Já estou sem opções de coisas que podem ser feitas.

 

Placa AsRock H61M/U3S3;

Processador i5 2.9 Ghz;

2GB de memória RAM DDR 3;

Fonte de 200w;

 

Meu primeiro post aqui no fórum, espero contribuir com esta comunidade e ajudar esta a crescer.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov  Eu fiz o reset da CMOS e fiz o teste SEM a memória (por falta de uma sobressalente), mas ele continua apresentando o mesmo erro. placa-mãe liga sem a memória, mas não dá video, apenas bipe. Mas essa aqui funciona por uns 10 segundos apitando (erro de falta de memória) e depois desliga. A partir disso ela só liga por menos de 2 seg.

Te digo com toda a certeza que a memória está boa e a fonte também. No inicio achei que fosse a fonte que não tinha potencia suficiente pra placa, mas teve uma vez que o PC chegou a ligar e até subiu o Windows. Achando que estava resolvido fechei a máquina, mas assim que tentei ligar de novo o problema voltou. Os sintomas parecem de superaquecimento no processador, mas já chequei isso e ele não chega nem a esquentar.

Vai entender...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov ATUALIZAÇÃO: Milagrosamente a placa ligou sem eu ter feito absolutamente nada, e consegui carregar a BIOS, a placa permanece ligada. Pelo gerenciador da placa posso ver que as tensões da placa, assim como a temperatura dos componentes estão normais, mas receio que assim que eu desligar a placa para montar os componentes, ela volte a apresentar o erro.

Devo mudar as configurações de proteção da placa na BIOS pra ver se ela "segura" por mais tempo, ou após eu fazer o desligamento dela?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@le007 Não, pois como citei acima, ele deu video e entrou no setup e tudo.

@Ricardov Eu só confiei nas medidas da BIOS porque eu já havia testado com o multímetro, e as configurações q eu falo são as relacionadas ao aquecimento e falha de energia, pode ser que ele esteja tentando se proteger de uma falha que não está acontecendo, então estou pedindo aconselhamento sobre isso. O que você acha?

A placa ainda está ligada até agora, indicando que não é superaquecimento, e eu estou a pelo menos 2 semanas batendo cabeça com ela.

Agradeço pela resposta rápida de vocês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO: Eu deixei ele funcionando por mais de meia hora e ele não desligou, mas assim que eu desliguei ele os sintomas voltaram. Felizmente eu consegui que ele ligasse e se mantivesse ligado, mas sempre que desligo ele volta a ligar e desligar instantaneamente. A única coisa diferente q eu fiz foi tirar a fonte da tomada e depois de alguns minutos liguei novamente a placa se mantêm ligada (as vezes ela desliga sozinha, mas basta eu repetir o processo algumas vezes e ela volta).

Eu realmente to com um mistério nas mãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Vai demorar um pouco pra conseguir uma fonte nova que preste, então provavelmente isso vai ficar em aberto um bom tempo. Como é um computador para trabalho, não acho q precise de uma fonte suuper potente ou de marca pra ele, uma de 300 ou 400w genérica deve bastar. Mesmo assim ainda acho que pode ser na placa-mãe o problema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...