Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Vítor Malmegrim

Problemas com o Corsair H100i na minha Mobo

Recommended Posts

Eu possuo uma placa-mãe m5a97L M Plus da ASUS e um processador AMD Fx 8300 (que puxa muita energia, por sinal). Diversas vezes tive problemas com falta de resfriamento neste processador, isso porque sempre utilizei o cooler box original e jogava jogos bem pesados para ele. Resolvi comprar um novo gabinete (com mais fans e com suporte para watercooler) e um Corsair watercooler h100i v1 (vi diversas reviews dizendo que é um ótimo watercooler). Até aí tudo bem, levei até uma assistência técnica e após a instalação do watercooler, sempre que tentava ligar o computador ele acusava: CPU Fan error. Conferimos então a temperatura do processador na BIOS e foi constatado que o mesmo estava subindo gradualmente de temperatura, até chegar aos 85°C e desligar o computador por questões de segurança. Pensamos então que desabilitando essa mensagem de erro no começo pela BIOS o computador ligaria normalmente, visto que o watercooler aparentemente estava instalado corretamente. Não adiantou de muita coisa, assim que o Windows iniciava, o computador desligava por atingir altas temperaturas no processador. Chamamos o vendedor para analisar a instalação, se estava feita de forma correta e o mesmo afirmou que sim, estava tudo devidamente instalado, eu perguntei inclusive se era normal a base do watercooler ficar um pouco folgada e ele disse que sim. Instalando o cooler box de volta no processador e plugando apenas os ventiladores do watercooler na placa-mãe foi possível visualizar que estes estavam funcionando pelo programa Corsair Link (foi possível até mudar a cor do watercooler).  Pesquisei em diversos sites na internet, mas nenhum me deu uma resposta ideal, seria talvez algum problema de compatibilidade com a placa-mãe? Alguns disseram para mudar os RPM na função Q-Fan de 600 para 200, ou até mesmo desabilitá-lo, mas antes resolvi pedir ajuda aqui no fórum.

Gostaria de saber se há algum meio de instalar este watercooler nessas minhas configurações atuais, se não vai me causar um furo de até R$600,00.

Placa-mãe: Asus M5A78L M PLUSUSB3

Processador: Fx 8300 Black Edition

Placa de vídeo: Asus NVIDIA GTX 1050 2gb Expedition

Fonte: (Se não me engano é uma) ATX mymax 420w

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 minutos atrás, Vítor Malmegrim disse:

eu perguntei inclusive se era normal a base do watercooler ficar um pouco folgada e ele disse que sim.

Isto não é normal - e deve ser a causa de todo seu problema. A base deve estar bem presa e com bom contato com o processador.

 

24 minutos atrás, Vítor Malmegrim disse:

CPU Fan error

Você pode resolver de duas formas:

- Configurar o BIOS para que ignore o CPU fan;

- Ou conectar o conector de 3 pinos (que só dever ter um em uso) do watercooler no CPU Fan da placa-mãe.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Darkmana disse:

Isto não é normal - e deve ser a causa de todo seu problema. A base deve estar bem presa e com bom contato com o processador.

 

Então você acha que essa placa-mãe não tem problemas com esse watercooler?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

Eu não diria que é um problema de compatibilidade, e sim de instalação.

Certifique-se que após ter prendido a base na placa-mãe de ter girado os parafusos para que fiquem bem presos.

Editado por Darkmana
Erro de digitação
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Essa semana troquei meu Watercooler.... retirei um H60 e instalei um H115i. 

Tive "problemas" de superaquecimento com meu H60, um dia após "movimentar" o meu desktop... Como trabalho na área, eu mesmo faço as minhas instalações / manutenções.

Após o superaquecimento, fui verificar, e devido a "movimentação" do Desktop, os parafusos que fixam o watercooler na placa-mãe haviam girado um pouco, e ai o watercooler não estava 100% fixo. Reapertei os parafusos, me certificando que ficasse bem preso, e pronto. Tudo funcionando.

 

O correto funcionamento, é o watercooler ficar o mais bem preso possível. As vezes, chega a envergar a placa-mãe (e isso é normal - não se assuste). Afinal, o metal do processador precisa entrar em contato "direto" com o metal da base do watercooler, para que a lei de termodinâmica se aplique. Obviamente, nesse meio, deve existir também uma boa pasta térmica, para justamente auxiliar essa "troca".

Portanto, pela sua descrição, e conforme já mencionado pelo amigo Darkmana, é praticamente certo afirmar que o seu caso é pura e simplesmente erro na instalação do watercooler.

Outra coisa importante: O Watercooler que você menciona, VEM com o cabo de 3 pinos para ser identificado no CPU_FAN. Provavelmente temos outro erro ai na instalação. Sua placa-mãe não deve indicar esse erro. Talvez, o técnico que instalou, ligou esse cabo no SYS FAN, erroneamente.

Seu watercooler tem 1 cabo usb ligado direto nas usb's internas (do Corsair Link + demais dados do cooler), tem 1 cabo de energia (geralmente sata), tem os cabos para ligar as ventoinhas do conjunto, e o cabo de 3 pinos que dever ser ligado no CPU FAN.

 

Abraço

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Darkmana @Caldasso Então companheiros, fiz a reinstalação completa do watercooler, dessa vez me certificando que estava tudo dentro dos conformes, levei para outra assistência técnica tentar fazer a instalação também, mas não teve jeito, pelo visto a minha placa-mãe resolveu não aceitar meu amiguinho h100i.

O engraçado é que desde a primeira tentativa de instalá-lo na placa-mãe do meu irmão (uma gigabyte de soquete 1151), com um processador i3 7100, não apresentou nenhum problema. Acabou que meu irmão ganhou essa de presente. :wiggle:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Vítor Malmegrim qual é o seu modelo de H100i? Por exemplo, CW-9060009-WW. Você encontra isso na caixa. Ou veja no site da Corsair.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

@Vítor Malmegrim eu não estou entendendo como ele pode ficar frouxo, porque a montagem desse modelo no soquete AMD é com presilha e usando a moldura da placa-mãe (aquelas duas barras pretas de plástico em cima e embaixo do soquete).

 

Como ele está montado? Nessa moldura?

 

Dá para tirar uma foto bem de perto para ver como ele está preso?

Editado por Contiusa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×