Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pensando a longo prazo e em custo vs benefício G4560 ou FX-8300?


Posts recomendados

Antes de tudo já devo salientar que ryzen para mim não é uma opção uma vez que atualmente esta caro e quando for fazer upgrade já vai ter memórias DDR5.

A duvida que fica é entre G4560 que seria a minha opção porém por muitas vezes ouvi falar e vi em alguns testes que tem stutterings em jogos como por exemplo o Battlefield 1 que pretendia jogar, ou um kit com Chipset 990FX mais FX-8300 que oferece menos FPS porém sem stutterings já aproveitando minha HyperX 8GB DDR3 1866MHZ, o que acham?

Qual seria uma escolha melhor pensando a longo prazo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zeus123

Citação

upgrade já vai ter memórias DDR5

Não espere isso no mercado mainstream antes de 2020.

Em 2019 talvez tenham servidores compatíveis, mas mainstream, sem chance antes de 2020.

adicionado 2 minutos depois

G4560 e o FX8300 são bem semelhantes, ambos tem performance semelhantes em jogos, ambos em plataformas mortas. Mas, a do G4560 é melhor.

 

porém, se esta considerando FX ainda...
R3 1200 R$300,00 - "semi-novo"

com a mobo mais barata que achar, de preferência B350...

E DDR4 :v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, RobertoGB disse:

Considerando o seu pc atual, eu não gastaria com nenhum dos dois. O que vai ser gasto não vai compensar o ganho.

 

Cara eu acho que é bem isso mesmo, meu computador parece ter parado de reiniciar sozinho depois que troquei o pente de memória de slot, eu ainda tenho que fazer mais alguns testes mas se continuar reiniciando eu vou ter que fazer o upgrade mesmo.

 

19 minutos atrás, Atretador disse:

@Zeus123

Não espere isso no mercado mainstream antes de 2020.

Em 2019 talvez tenham servidores compatíveis, mas mainstream, sem chance antes de 2020.

adicionado 2 minutos depois

G4560 e o FX8300 são bem semelhantes, ambos tem performance semelhantes em jogos, ambos em plataformas mortas. Mas, a do G4560 é melhor.

 

porém, se esta considerando FX ainda...
R3 1200 R$300,00 - "semi-novo"

com a mobo mais barata que achar, de preferência B350...

E DDR4 :v

 

Depois desse upgrade só faria outro com certeza depois de 2020 então acho que o meu argumento ainda é valido, e não confio muito nesse vendedor, ai teria que pegar placa-mãe mais cara pra fazer overclock, memória DDR4 enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Zeus123 disse:

 

Cara eu acho que é bem isso mesmo, meu computador parece ter parado de reiniciar sozinho depois que troquei o pente de memória de slot, eu ainda tenho que fazer mais alguns testes mas se continuar reiniciando eu vou ter que fazer o upgrade mesmo.

 

 

Depois desse upgrade só faria outro com certeza depois de 2020 então acho que o meu argumento ainda é valido, e não confio muito nesse vendedor, ai teria que pegar placa-mãe mais cara pra fazer overclock, memória DDR4 enfim.

Placa-mãe com Chipset 990 com um FX 8300 vai ser o mesmo preço.

 

Suponhamos que você vá fazer um upgrade só em 2023, daí é só comprar um Ryzen 7 4800X usado. Tem i7 de 6~7 anos atrás que ainda roda muita coisa hoje em dia, porque não no futuro, um processador de 2020 não faria o mesmo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Placa-mãe com Chipset 990 com um FX 8300 vai ser o mesmo preço.

 

Suponhamos que você vá fazer um upgrade só em 2023, daí é só comprar um Ryzen 7 4800X usado. Tem i7 de 6~7 anos atrás que ainda roda muita coisa hoje em dia, porque não no futuro, um processador de 2020 não faria o mesmo?

A placa-mãe que eu iria comprar é essa aqui 970A-DS3P FX por R$409,90 e o FX-8300 por R$339,90 o que da R$779,34 já com entrega ninja, enquanto todo um kit G4560 com memória DDR4 da em torno de R$1000 já todo um kit Ryzen 3 da em torno de R$1400 ou seja quase o dobro da placa-mãe Chipset 990FX + FX-8300 (sem memória).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Atretador disse:

@ClinkLinck Especialmente com a escalada de núcleos que esta acontecendo agora.

 

Até a intel esta empurrando investimento em multithreading para jogos. Capaz de Ryzen 7nm ser 6C p/ CCX, capaz de poder pegar um R7 4800X com 12C\24T xD

Eu não acho que possa realmente acontecer isso. Talvez só se for com placa-mãe com um Chipset próprio pra isso.

 

Por exemplo, o Chipset N68 só aceitava processadores com 4 núcleos, aí só no 760G, com os Phenom X6 em alta, que possibilitou até uns FX 6300.

 

Ou a AMD já esteja planejando isso e já deixou os chipsets compatíveis. Mas aí vai ser basicamente Threadripper no AM4, já viu o tamanho daquele processador? Imagina pra colocar em um soquete tão pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Zeus123 disse:

A placa-mãe que eu iria comprar é essa aqui 970A-DS3P FX por R$409,90 e o FX-8300 por R$339,90 o que da R$779,34 já com entrega ninja, enquanto todo um kit G4560 com memória DDR4 da em torno de R$1000 já todo um kit Ryzen 3 da em torno de R$1400 ou seja quase o dobro da placa-mãe Chipset 990FX + FX-8300 (sem memória).

Foi o que eu disse antes... seria mais um sidegrade do que um upgrade. Você estaria gastando quase R$800 por um ganho pequeno. O ideal seria permanecer com o que você tem e juntar dinheiro para comprar algo que realmente faça a diferença.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Eu não acho que possa realmente acontecer isso. Talvez só se for com placa-mãe com um Chipset próprio pra isso.

 

Por exemplo, o Chipset N68 só aceitava processadores com 4 núcleos, aí só no 760G, com os Phenom X6 em alta, que possibilitou até uns FX 6300.

 

Ou a AMD já esteja planejando isso e já deixou os chipsets compatíveis. Mas aí vai ser basicamente Threadripper no AM4, já viu o tamanho daquele processador? Imagina pra colocar em um soquete tão pequeno.

7nm permitiria que eles dupliquem o numero de cores p/ CCXs basicamente. 2x de densidade, 1/2 do espaço no mesmo design.

E como os Dies são os mesmo que os Epyc, e o proximo Epyc é para ter 48C\96T(4x Dies - 2x CCXs cada - 6C p/ CCX provavelmente) de acordo com os slides...forma mais fácil de fazer isso é subir a quantidade de núcleos p/ CCX. :)

 

 

N68 vem desde os Athlons, FX era power hungry de mais para isso, naquela época 6C era sonho, imagina 8C, foi gambiarra, AM4 ja foi criada com a ideia de manter a longo prazo, tanto para o mainstream, quanto HEDT e servidores. E o problema dos VRMs tem hoje em dia com mobos modernas. Como as H310 que tem throttling com i7-8700\8700K em stock por exemplo (não tenho um exemplo para AM4, por enquanto)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, RobertoGB disse:

Foi o que eu disse antes... seria mais um sidegrade do que um upgrade. Você estaria gastando quase R$800 por um ganho pequeno. O ideal seria permanecer com o que você tem e juntar dinheiro para comprar algo que realmente faça a diferença.

É que o computador estava reiniciando aleatoriamente mas após eu ter mudado o pente de memória ram de slot parece que o problema parou, se realmente tiver parado de reiniciar eu irei manter do jeito que está e quem sabe fazer um over bem básico no meu FX-4300 já que terei o dinheiro guardado para dai então comprar o Kit com FX-8300 ou G4560. Mas caso o problema volte eu ainda precisava saber qual das duas opções é melhor pois são as únicas que o meu bolso permite atualmente, sendo que pelo o que eu andei pesquisando o G4560 entrega mais FPS mas em alguns jogos fica dando umas travadinhas por ser dual-core e ficar o tempo todo próximo dos 100% de uso, enquanto o FX-8300 parece não sofrer desse problema mas entrega menos FPS e qual seria uma melhor opção visando um próximo upgrade só pra depois de 2020.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o computador parou de reiniciar mas mesmo com o FX-4300 em [email protected] no Mass Effect Andromeda fica caindo pra 30 fps no medio em HD tipo 1440x900p e no Crysis 3 fica caindo pra 30 FPS também em Full HD Médio. Não tá normal por causa do Chipset 760G que não funciona direito com o FX. Eu vou mesmo de G4560.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...