Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luminária de Led dando flashs desligada


Posts recomendados

Aqui em Santos eu já vi placas de televisão tão lambuzada de maresia que parecia uma piteira "Targart", que acumulava a nicotina com uma grossa borra, entendo a questão da umidade, baixa isolação, etc., talvez eu não tinha entendido o assunto que não é minha área (eletrônica), quando o sr. faller mencionou essa questão. Lendo a resposta acima minhas ideias clarearam, não estava focado nesse aspecto de estar lidando com problema de fuga de corrente; tenho ciência que a fiação tem que ser substituida periodicamente, o cobre não acaba, mas o isolamento resseca e fica com baixa isolação...quanto ao meghômetro, eu trabalhei com um, à manivela, se não me engano era um Hitachi de 500 V (semelhante a esse de baixo), usava muito para verificar a baixa isolação em motores.

Se estiver havendo corrente parasita, é muito pouco, isso porque a conta mensal é baixa em função do tamanho do imóvel e da carga instalada, tanto é que a concessionária inconformada com isso trocou dois relógios e não adiantou.

 

71xsvPvo8dL._SX679_.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn

Ainda sobre os Leds, são componentes que necessitam de uma quantidade de corrente mínima pra acender. 

Quando citou que eles ficam acesos a pouco brilho quando desligado, me lembrei que uma vez tava fazendo uns testes em uma lâmpada de led tubular. 

Ao encostar o ferro de solda na placa e segurar o resto da placa com a mão, foi possível ver os Leds se acenderem bem fracos. 

Percebi que a corrente fluía pela ponta do ferro (que é isolada) e circulava pela minha mão indo ao chão para a terra. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Mestre88 disse:

@misterjohn

Ainda sobre os Leds, são componentes que necessitam de uma quantidade de corrente mínima pra acender. 

Quando citou que eles ficam acesos a pouco brilho quando desligado, me lembrei que uma vez tava fazendo uns testes em uma lâmpada de led tubular. 

Ao encostar o ferro de solda na placa e segurar o resto da placa com a mão, foi possível ver os Leds se acenderem bem fracos. 

Percebi que a corrente fluía pela ponta do ferro (que é isolada) e circulava pela minha mão indo ao chão para a terra. 

 

Eles ficam no limiar entre ligado é desligado, quase imperceptível, só dá para ver à noite; esse é um fenômeno que afeta apenas as duas luminárias do corredor, o que me leva a pensar que tem a ver com o tipo de ligação, estão em paralelo, fui na loja hoje para adquirir o interruptor bipolar paralelo, mas da linha que escolhi "Schneider Miluz" estava em falta, comprei dois interruptores bipolar para colocar nos banheiros, já que o local mais propenso a umidade devido ao vapor do chuveiro, claro que estes também serão afetados, mas o instalado tem muito tempo, já está na hora de trocar mesmo então vamos tentar.

Bem eu não devo ser o único que instalou essas luminárias ou essa marca (Será que isso ocorre só com ela? ) e não aconteceu nada errado, portanto gostaria de saber relatos sobre isso, quem puder colaborar eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando a falar sobre cabos elétricos, sou um pouco metido a besta quando compro meus cabos.

A camada semicondutora existentes nos melhores cabos elétricos contém o efeito corona a medida em que a condução de eletricidade pela camada anula sua tendência de ressecar o isolante. Na foto abaixo é possível observar um cabo elétrico com camada semicondutora de cor branca. Notem que é bem mais grossa que a isolante de cor preta. Este é um cabo que não tenderá ao ressecamento pelos efeitos da  tensão. Só ataque químico para ressecar um cabo desses.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas instaladas nos banheiros (suite e social) eu instalei o interruptor bipolar e espero que resolva de vez ou dure por um bom tempo, agora no corredor, onde ocorre o fenômeno já citado, posso fazer esse teste assim que eu mexer nela, na loja não havia o interruptor paralelo bipolar devido a greve, até tinha de outro fabricante, mas não vou mudar de linha agora, só em  último caso.

Instalei esses interruptores hoje à tarde, agora, às 18:30 min, já está bem escuro por aqui, fui até os banheiros, olhei para cima, não se vê nem a luminária, no entanto, passando pelo corredor, olhei para cima e dá para ver "claramente" (não pude evitar o trocadilho) as duas luminárias, uma em cada extremo, salientando que no corredor é mais escuro ainda porque é estreito, apesar de comprido, isso realça mais ainda essa luminosidade que infelizmente não é captada pela câmara do celular.

 

 

adicionado 11 minutos depois
20 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Voltando a falar sobre cabos elétricos, sou um pouco metido a besta quando compro meus cabos.

A camada semicondutora existentes nos melhores cabos elétricos contém o efeito corona a medida em que a condução de eletricidade pela camada anula sua tendência de ressecar o isolante. Na foto abaixo é possível observar um cabo elétrico com camada semicondutora de cor branca. Notem que é bem mais grossa que a isolante de cor preta. Este é um cabo que não tenderá ao ressecamento pelos efeitos da  tensão. Só ataque químico para ressecar um cabo desses.

Sem título.png

 

Não sei se você viu as imagens que anexei no post #15, onde mostrei o disjuntor principal e o quadro aqui do apto, moro no segundo andar, tanto a subida até esse disjuntor principal no quadro e os utilizados na distribuição dos circuitos, foram utilizados cabos semelhantes a esse (não tema capa branca, semelhante na formação), não sei precisar a bitola mas fiz uma medição com um parquímetro e obtive um diamentro externo de 60 mm, que de acordo com a tabela AWG daria um condutor nº 3, além dos vários circuitos também bem dimensionados, garante poucas perdas pelo efeito joule.

 

AWG-mm-.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quis me referir a formação dele, parece poucos condutores e grossos, como o meu, essa é a semelhança, claro que o importante é a secção transversal, já que um cabo de solda por exemplo, é formado de muitos condutores finos, o que o torna extra-flexível, no entanto é de diâmetro significativo e suporta muitos ampéres.

Obs: Estou fora desse meio há anos, não lembro muito detalhes técnicos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também trabalhei com especificação de materiais, e cabo elétrico no caso, tem a formação dele entre outras, levada em conta de acordo com a aplicação, por exemplo o cabo de controle, com 32 condutores extra-flexível, era usado para trolleys, dromos, ou seja, em lugares móveis onde utilizam os cabos suspensos, pendentes, e tem que serem muitos flexíveis por isso são confeccionados com muitos fios finos, claro que a isolação externa também é de acordo, etc....infelizmente para mim isso tudo é passado onde muita coisa já foi esquecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/05/2018 às 00:05, misterjohn disse:

no centro do teto do cômodo, no caso aqui o banheiro

Estão todos errados... como citado, trata-se de um sistema que tira fotos (os flashes) dentro do banheiro e envia para internet...

Brincadeiras aparte, também acredito na história do retorno... aqui em casa acontece com várias lâmpadas (destas fluorescentes).

adicionado 4 minutos depois
Em 28/05/2018 às 21:56, Sérgio Lembo disse:

Voltando a falar sobre cabos elétricos, sou um pouco metido a besta quando compro meus cabos.

A camada semicondutora existentes nos melhores cabos elétricos contém o efeito corona a medida em que a condução de eletricidade pela camada anula sua tendência de ressecar o isolante. Na foto abaixo é possível observar um cabo elétrico com camada semicondutora de cor branca. Notem que é bem mais grossa que a isolante de cor preta. Este é um cabo que não tenderá ao ressecamento pelos efeitos da  tensão. Só ataque químico para ressecar um cabo desses.

Sem título.png

Tem uma marca específica ou se compra pedindo por um determinado nome? vou precisar trocar os daqui de casa.

adicionado 6 minutos depois
22 horas atrás, misterjohn disse:

garante poucas perdas pelo efeito joule

Digamos (em teoria) que eu conseguisse trocar todos os fios de minha residência por fios bitola 10. Eles deveriam esquentar menos certo? isso diminuiria minha conta de luz por causa do tal efeito joule?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

em uma marca específica ou se compra pedindo por um determinado nome? vou precisar trocar os daqui de casa.

Eu sempre fiz o pedido como de cabos com camada semicondutora, desconheço a existência de algum apelido comercial. São um poucos chatos de se achar.

 

2 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Digamos (em teoria) que eu conseguisse trocar todos os fios de minha residência por fios bitola 10. Eles deveriam esquentar menos certo? isso diminuiria minha conta de luz por causa do tal efeito joule?

Muito pouco. O problema da fiação subdimensionada não está na conta de luz e sim no risco de incêndio.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio no meu tempo de criança no primário, a gente morava em uma casa antiga, ela tinha um único circuito como todas, e tudo era pendurado nela, fusíveis só os rolhas da chave faca e no mais era uma tabaqueira no alto da parede, quando queimava tinha que subir na escada para trocar o filamento, (não eu claro) mas lembro até hoje e também de quando alguém ligava o chuveiro (aqueles antigos Lorenzetti com "mil parafusos") a iluminação caia e muito, esse com certeza deveria contribuir para o consumo, se bem que nos anos 60 acho que energia era barata como tudo.

Obs: Esse lance de fusível tabaqueira é tão antigo que nem no google tá, eu tenho apóstilas antigas que devem ter, mas é um pequento "pote" arredondado, feito em baquelite, normalmente na cor preta ou marrom, onde entra com um fio que sai do outro lado, dentro a gente une com "perninhas" de cabo elétrico, queimou é só trocar, basta girar que a "tampa" sai.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...