Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
hunk.reBORN

Testei o eGPU Beast 8.5D no T430!

Recommended Posts

Galera boa tarde,

Eu trabalho na área de projetos com programas tipo AutoCAD e há 1 ano eu precisei comprar um notebook que fosse barato e potente.
Fiquei entre os modelos antigos da Lenovo T430 ou E431 (touchpad desse modelo é horrível!), também fiquei de olho no HP 8470P e o Dell E6430. Optei pelo T430 mais pela estética robusta e profissional, posso dizer que não me arrependo nem um pouco!

Meu modelo veio com tela 1600x900, processador i5 3320m, HD de 500gb 7200rpm e 6GB de memoria DDR3.
A vantagem desses notebooks pra mim é a possibilidade de upgrade no processador, não passou nem 1 mês comigo e já fiz o upgrade pro i7 3632QM, alem de um SSD Samsung de 120gb e 8GB DDR3. Ainda planejo subir pra 16gb pelo meu uso em computação gráfica e CAD.

De inicio o note não deixou a desejar no meu serviço, porém eu sou viciado em jogos desde que tenho 5 anos de idade e 2017 foi um ano bem difícil pra mim, porque só conseguia rodar jogos antigos ou indies, como Terraria e Stalker SoP.

Fazer um upgrade de notebook não era uma opção, principalmente porque eu fiquei gamado nesse modelo da Lenovo e porque notebooks com placa de vídeo dedicada acima da GTX 1050 são caríssimos! Então eu resolvi arriscar comprar um eGPU. 

Comprei um adaptador EXP GDC Beast 8.5D com interface ExpressCard e uma GTX 760 usada, modifiquei uma fonte ATX removendo os cabos desnecessários e criei um gabinete pequeno de acrilico.

Posso dizer que estou muito satisfeito com o resultado, eu tinha imaginado que por limitar as trilhas da PCI-E com o adaptador pela ExpressCard a placa ia rodar gargalando ou dando frame drops toda hora, porém isso não acontece!

Primeiro jogo que testei foi o Metro 2033, um dos meus favoritos. Fiquei maravilhado de poder jogar essa maravilha num notebook de 800 reais e uma gambiarra de 600. Logo comecei a encher meu HD dos jogos da minha biblioteca da Steam, testei Dota 2, CS:GO, Metro Last Light, Dirt Rally e Fallout 4, que comprei numa promoção em 2017 porém não joguei até essa semana. Por fim eu finalmente comprei e consegui jogar meu vicio mais recente, PUBG.

Em todos os jogos tudo roda bem, com gráficos em Alto ou Altíssimo, modificando apenas texturas pelo limite de 2GB da placa de vídeo ou Anti-aliasing e Post-Processing.
De inicio no PUBG foi possível jogar no Muito Baixo, apenas texturas no médio pra não ficar estão feio e Antialiasing no ultra, e mesmo assim o jogo se manteve travado acima de 30FPS, o que é muito jogável na minha opinião!
Porém como nem tudo na vida são flores, toda vez que eu levo um tiro de inimigo (ou até friendly fire) o jogo dropa pra 2fps e fica uns 6 segundos travados, o suficiente pra eu perder o tempo de reação e enfim morrer. 

Depois de passar muita raiva, percebi que minha placa de vídeo estava rodando o Pubg nas configurações acima, usando uns 2020MB da memoria disponível, então durante toda troca de textura ou partículas, o jogo dropava o FPS. Como solução encontrei: Desativar o Replay e a KillCam, desativar o Nvidia Overlay e abaixar as texturas de Médio pra Muito Baixo. 
O resultado foi satisfatório, hoje eu consigo jogar sem qualquer problema.

Fiz um vídeo testando Dota 2, Fallout 4 e PUBG. Sei que eGPU não é novidade, mas na época que eu resolvi tentar não encontrei muita coisa em português e nem quem pudesse sanar minhas dúvidas, tive que usar meu inglês "marromeno" no Reddit e tentar a sorte!

 

 

 

Notei que durante o gameplay do Fallout 4, há alguns drops de frame, porém sem usar o ShadowPlay pra gravar isso não acontece, não sei se é algum bug da Nvidia ou o jogo não é otimizado pra isso. Foi o único jogo onde o ShadowPlay causou problemas até agora, então é um caso isolado.

Quem tiver dúvidas sobre esse especifico modelo de eGPU, pode entrar em contato comigo que farei o melhor pra responder, beleza!? Valeu!

  • Curtir 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×