Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel HD Graphics 530 só vai a 60Hz??


Visitante

Posts recomendados

Pessoal, como faz meses que não jogo nada, tirei a GTX 1070 do PC para gastar menos energia e tal, deixei guardada. Estou usando o Intel Graphics 530 (DVI) do i7 6700K. Até aí tudo certo.

 

Mas como possuo um monitor Samsung 27" 120Hz 1080p queria usar 1920x1080 a 120Hz como eu fazia com a 1070, mas só aparece nas configurações de vídeo 60Hz.. já usei o driver do Win10 e agora a pouco baixei o último driver para Win10 direto do site da Intel e nada feito, só 60Hz...


Será que esse vídeo do processador é tão "simples" assim que só aceita 60Hz?? Estou usando basicamente só a internet nesse PC (streamings, youtube, downloads/uploads, etc) e está me atendendo bem (exceto youtube 4K que fica travando, mas como o monitor é 1080p, nem ligo)...

 

Uso o cabo original da Samsung DVI-D na conexão, tanto na 1070 quanto na saída onboard. Pensei em testar com outro cabo tipo HDMI ou Displayport mas não possuo aqui, e gastar num cabo desses pra funcionar a 60Hz igual é brabo.

 

Se alguém tiver alguma ideia, por favor me avise. Abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@torrentman Aparentemente só 60 Hz mesmo: https://ark.intel.com/pt-br/products/88195/Intel-Core-i7-6700K-Processor-8M-Cache-up-to-4_20-GHz

 

O consumo da sua placa de vídeo em idle será pouca coisa maior que 10W. Ou seja, a economia ao retirar a placa é quase zero. Coloque de volta. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Foxwalt disse:

@torrentman Aparentemente só 60 Hz mesmo: https://ark.intel.com/pt-br/products/88195/Intel-Core-i7-6700K-Processor-8M-Cache-up-to-4_20-GHz

 

O consumo da sua placa de vídeo em idle será pouca coisa maior que 10W. Ou seja, a economia ao retirar a placa é quase zero. Coloque de volta. ;)

E aí Fox, beleza? Espero que sim!

Cara sabe que em idle absoluto mesmo ela gasta de fato 10~15W... mas como assisto muito twitch em 1080p@60fps e youtube em 1080p/4K, no gerenciador de tarefas eu via o uso da GPU em 25~30% facilmente, isso me abriu os olhos.


Até então eu mantia a placa instalada pois tinha lido que essa série 10 da Nvidia em idle não gasta  mais que 15W. Mas como o uso de 3D é relativamente mediano aqui (streamings e filmes em 1080p mkv), o uso da 1070 facilmente chegava nos 30~35%, e com isso imagino que seu consumo chegasse a uns 50W no mínimo.

 

Para evitar esse consumo extra por nada (sem jogar nada a meses - a idade está pesando kkkk) resolvi deixar tudo por conta do 6700k em stock (com plano de economia de energia ativo do Win10), e como tenho bastante RAM, posso alocar bastante memória para o vídeo compartilhado que ainda me sobra um monte livre.

 

Obrigado por responder ao meu tópico amigo!! Tenha um bom resto de sexta feira! Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@torrentman Estou ótimo, e você?

 

O consumo pouco superior a 10W a que me refiro é com a placa em atividade, executando filmes. Em idle mesmo ela consome menos que isso, algo insignificante. Para a FE, executando blu-ray 1080p com aceleração gráfica ativada, o consumo é insignificante, atingindo 7W. Isso segundo os testes do pessoal do Tech Power Up (que possui equipamento avançado para efetuar tais medições apenas na placa de vídeo). A saber:

 

"In non-gaming states, the GTX 1070 reaches the lowest power consumption of all cards to date. What I find incredible is the Blu-ray playback power consumption of only 7 watts. AMD's closest currently shipping product is the R9 Fury, which requires nearly eight times as much power for the same task!" - Tech Power Up.

 

Fonte: https://www.techpowerup.com/reviews/NVIDIA/GeForce_GTX_1070/22.html

 

Sua placa customizada pelo fabricante deve atingir pouco mais que isso, mas não será muito distante. Continua sendo uma das placas mais eficientes nesse sentido.

 

Esse seu uso de placa de vídeo me parece meio elevado. Verifique se não tem algo a mais rodando ao fundo. E você deve notar que o aumento do uso de processamento gráfico não necessariamente aponta consumo muito maior: a placa de vídeo é um conjunto, além de ter dezenas de variáveis influenciando isso.

 

Outra coisa muito importante ao retirar a placa de vídeo é lembrar que o consumo do seu processador vai subir com o vídeo integrado funcionando. E a arquitetura do vídeo dele é menos eficiente que sua GTX 1070.

 

E, se nada disso for suficiente para te convencer, com consumo elevado por 50W (o que não ocorre, fica muito longe disso), usando o computador 4 horas por dia (todos os 30 dias de um mês) nesse tipo de atividade (o que também não ocorre), com tarifa de R$ 0,90 por kWh (o que também não deve ocorrer aí), sua conta subiria algo perto de R$5,00. O que, convenhamos, vai embora com qualquer salgadinho um dia desses.

 

Sinceramente insisto que retirar a placa não faz sentido. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Foxwalt disse:

@torrentman Estou ótimo, e você?

 

O consumo pouco superior a 10W a que me refiro é com a placa em atividade, executando filmes. Em idle mesmo ela consome menos que isso, algo insignificante. Para a FE, executando blu-ray 1080p com aceleração gráfica ativada, o consumo é insignificante, atingindo 7W. Isso segundo os testes do pessoal do Tech Power Up (que possui equipamento avançado para efetuar tais medições apenas na placa de vídeo). A saber:

 

"In non-gaming states, the GTX 1070 reaches the lowest power consumption of all cards to date. What I find incredible is the Blu-ray playback power consumption of only 7 watts. AMD's closest currently shipping product is the R9 Fury, which requires nearly eight times as much power for the same task!" - Tech Power Up.

 

Fonte: https://www.techpowerup.com/reviews/NVIDIA/GeForce_GTX_1070/22.html

 

Sua placa customizada pelo fabricante deve atingir pouco mais que isso, mas não será muito distante. Continua sendo uma das placas mais eficientes nesse sentido.

 

Esse seu uso de placa de vídeo me parece meio elevado. Verifique se não tem algo a mais rodando ao fundo. E você deve notar que o aumento do uso de processamento gráfico não necessariamente aponta consumo muito maior: a placa de vídeo é um conjunto, além de ter dezenas de variáveis influenciando isso.

 

Outra coisa muito importante ao retirar a placa de vídeo é lembrar que o consumo do seu processador vai subir com o vídeo integrado funcionando. E a arquitetura do vídeo dele é menos eficiente que sua GTX 1070.

 

E, se nada disso for suficiente para te convencer, com consumo elevado por 50W (o que não ocorre, fica muito longe disso), usando o computador 4 horas por dia (todos os 30 dias de um mês) nesse tipo de atividade (o que também não ocorre), com tarifa de R$ 0,90 por kWh (o que também não deve ocorrer aí), sua conta subiria algo perto de R$5,00. O que, convenhamos, vai embora com qualquer salgadinho um dia desses.

 

Sinceramente insisto que retirar a placa não faz sentido. ;)

Valeu mesmo pelas dicas amigo Fox, vou considerar mesmo colocar de volta hehehe achei que o consumo fosse maior mesmo...

 

Abraço, bom fim de semana amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Foxwalt disse:

@torrentman Haha, boa. Bom final de semana para você também. E aproveita para descolar um tempinho e usar essa placa em jogos, onde ela realmente brilha. :P

heheh pois é velho, faz uns 6 meses que não abro o Steam, tô bem enferrujado em jogos.... acho que é a idade chegando kkkkk 32 anos nas costas já. :)

 

Valeu meu brother, fique na paz! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...