Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu HD só funciona em um modo? IDE OU AHCI


Posts recomendados

Bom dia, comprei um HD Interno Seagate Barracuda 1tb (Link dele:" https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-993550847-hd-interno-seagate-barracuda-1tb-pc-ou-dvr-desktop--_JM ")

e fiz de tudo para conecta-lo ao meu PC com Windows 10, o HD não é reconhecido no "Gerenciamento do computador" na aba "gerenciamento de disco" pois assim que um HD é reconhecido pelo Windows ele fica como "não alocado" certo?!

Então assisti alguns tutoriais na internet sobre como habilitar o HD na Bios e o fiz, aí depois abri meu PC e tirei os cabos do leitor de DVD, que tinha um cabo SATA e um de energia acredito eu e coloquei no novo HD, não apareceu mesmo assim, mudei tmb a posição da entrada do cabo SATA na placa-mãe pra saber se não estavam com problemas e deu na mesma; Outra coisa, eu posso usar o cabo do hardware de DVD no HD, porque eu só tinha esse disponível, mas vou comprar outro porque o leitor de DVD parou de funcionar claro.

 

Dps na Bios, eu ví uma configuração chamada "IDE" e "AHCI" quando mudei para AHCI no HD antigo o Windows não iniciou, deu tela azul, mas quando mudei o HD antigo para o slot dois, o modo AHCI no HD novo aparentemente funcionou, só que o HD por ser novo ele n possui nenhum dado, apareceu uma tela preta pra mim inserir uma mídia de boot (não lembro direito) parecia aquela tela de formatação (Press any key to continue) ou seja, acho que o meu HD antigo só funciona no modo IDE e o novo no modo AHCI, está correto? Me ajuda por favor...

Acabei voltando para o modo IDE e deixe o HD novo no slot dois desconectado dos cabos e colocando o cabo na mídia de DVD novamente.

(Obs. Li em algum lugar que AHCI é uma tecnologia nova usada para SSDs com objetivo de ter melhor velocidade do hardware de armazenamento)

P_20180519_102806.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, DennisPaulo disse:

(Obs. Li em algum lugar que AHCI é uma tecnologia nova usada para SSDs com objetivo de ter melhor velocidade do hardware de armazenamento)

 

usada para hd's tb.. nao ha sentido em ter uma tecnologia dessas voltada pra ssd's se os ssd's já sao infinitamente mais rapidos que hd's!

 

agora se a bios estava setada para ide e você mudou pra ahci, você precisa realmente é instalar novamente o windows ou sempre irá dar essas telas azuis.. é procedimento padrão.. 

 

 

esse artigo da WD resume bem o que venha a ser ahci:

 

https://support.wdc.com/knowledgebase/answer.aspx?ID=4759&lang=bp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

usada para hd's tb.. nao ha sentido em ter uma tecnologia dessas voltada pra ssd's se os ssd's já sao infinitamente mais rapidos que hd's!

 

agora se a bios estava setada para ide e você mudou pra ahci, você precisa realmente é instalar novamente o windows ou sempre irá dar essas telas azuis.. é procedimento padrão.. 

 

 

esse artigo da WD resume bem o que venha a ser ahci:

 

https://support.wdc.com/knowledgebase/answer.aspx?ID=4759&lang=bp

Então quer dizer que se eu formatar o PC usando esse modo de HD eu posso usar os dois HDs normalmente?

Mas qual será meu HD principal? o novo?

E quanto as conexões? tenho que comprar um cabo SATA novo? pois a unidade de DVD não funciona se eu usar os cabos dela. (A minha placa tem 4 entradas SATA)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, DennisPaulo disse:

Então quer dizer que se eu formatar o PC usando esse modo de HD eu posso usar os dois HDs normalmente?

 

 

sem duvidas

 

1 hora atrás, DennisPaulo disse:

Mas qual será meu HD principal? o novo?

 

 

onde você instalar o windows

 

1 hora atrás, DennisPaulo disse:

E quanto as conexões? tenho que comprar um cabo SATA novo? pois a unidade de DVD não funciona se eu usar os cabos dela. (A minha placa tem 4 entradas SATA)

 

se puder comprar cabos novos, é sempre bom..

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, DennisPaulo disse:

HD não é reconhecido no "Gerenciamento do computador" na aba "gerenciamento de disco" pois assim que um HD é reconhecido pelo Windows ele fica como "não alocado" certo?!

Nem sempre, alguns HDD/SSD vem zerado, ou seja, sem a Tabela de Partições que traz todas as informações do disco como tamanho, sistema de arquivos, etc...

No Windows, nestes casos, ele precisa ser Inicializado. Normalmente ao abrir o Gerenciamento de Disco o sistema já abre uma janela para voce Inicializar o disco e oferecendo duas opções de Tabela de Partições: MBR ou GPT

 

É recomendável usar a mesma que voce já usa no outro disco, para verificar a que voce já usa abra o CMD como Administrador e digite:

diskpart (e aguarde...)

list disk

Se na coluna GPT tiver um asterisco significa que usa a GPT, se não tiver asterisco significa que usa MBR.

 

Também é possível Inicializar pelo diskpart:

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco desejado)

clean

convert mbr (ou convert gpt)

create partition primary

format fs=ntfs quick

exit

exit

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz o procedimento de mudar para AHCI e depois formatei instalando o Windows 10 novamente, quando iniciei o PC o HD ainda não estava sendo reconhecido, nem por um programa chamada "Partition Wizard" nem pelo "gerenciamento de disco" do windows, até tentei o comando Diskpart-List disk...

Aparece a seguinte imagem:

E agora? Vou ficar sem usar meu HD novo?

(Obs. Sendo sincero, eu nem tenho certeza se esse HD está funcionando porque até agora não ví nenhum sinal de vida dele :/ tudo da errado, mas esses erros acho que não prova nada)

CMD.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...